Puberdade antes da hora?

Notícias

Puberdade antes da hora?

Fatores ambientais e nutricionais podem ser as causas para o aumento de casos de puberdade precoce
29/06/2022
puberdade precoce
A definição da necessidade de tratamento depende do acompanhamento médico e de suas causas e manifestações específicas.

 

A influência de fatores ambientais e nutricionais pode estar associada ao aumento do número de casos de puberdade precoce, que é caracterizada pelo aparecimento dos sinais puberais ou caracteres sexuais secundários antes da idade esperada. Diante do crescimento dos diagnósticos, manter o acompanhamento médico regular é essencial para a identificação dos sinais e tratamento adequado, de forma a não prejudicar o desenvolvimento saudável das crianças.

Nas meninas, há o desenvolvimento das mamas, que frequentemente não é simétrico, e pode haver dores no local. Já em relação aos meninos, ocorre o aumento dos testículos, porém essa é uma consequência mais difícil de ser notada. Um sinal que pode ser observado com mais facilidade é a mudança na voz masculina. Esses sinais puberais aparecem, normalmente, a partir dos 8 anos nas meninas e a partir dos 9 a 10 anos nos meninos.

O diagnóstico da puberdade precoce é realizado por meio de exame clínico, de exames de sangue (dosagens hormonais), radiografias de mãos e punhos para determinação da idade óssea, e outros exames de imagem, como o ultrassom da pelve e a ressonância magnética do cérebro.

“A definição da necessidade de tratamento para o problema depende, muitas vezes, do acompanhamento da criança pelo médico e de suas causas e manifestações específicas”, explica a endocrinologista Rosângela Roginski Rea, do Hospital Pequeno Príncipe. A médica ressalta que o problema pode estar associado a uma estatura final mais baixa do que o previsto para a criança e a um maior risco de obesidade, pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares no futuro, além de um perigo aumentado de situações de abuso sexual.

Causas

Frequentemente, a causa da puberdade precoce não é identificada, sendo chamada de idiopática. Trata-se de um início ou “despertar” precoce da liberação de hormônios por uma glândula chamada hipófise, localizada na base do cérebro, estimulando os ovários nas meninas e os testículos nos meninos. Em outras situações, a aceleração da puberdade ocorre devido a tumores no cérebro, nos testículos ou nas glândulas adrenais, entre outras causas. A puberdade também pode ser adiantada em razão da exposição da criança aos hormônios.

Ainda como possível causa externa da puberdade precoce estão os chamados desreguladores (disruptores e interferentes) endócrinos, substâncias químicas que alteram o sistema endócrino e a função hormonal, como o Bisfenol A (BPA). Desde 1º de janeiro de 2012 está proibida a venda de mamadeiras e outros utensílios para lactentes que contenham BPA. Mas essa substância pode ainda ser encontrada em latas de refrigerantes e outras embalagens, podendo migrar dos recipientes para os alimentos ou bebidas.

Serviço de Endocrinologia

O Serviço de Endocrinologia do Hospital Pequeno Príncipe conta com especialistas no desenvolvimento infantil, que oferecem tratamento para crianças com baixa estatura, puberdade precoce, alterações do desenvolvimento sexual, diabetes e doenças da tireoide e das glândulas adrenais, por exemplo. O serviço também atende pacientes com enfermidades ósseas raras, como a osteogênese imperfeita, conhecida como doença dos ossos de vidro.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

08/02/2023

Gravidez na adolescência: a prevenção começa com educação e diálogo

Um ambiente acolhedor e de confiança é fundamental para o desenvolvimento saudável de meninos e meninas  
07/02/2023

Nota de pesar pelo falecimento do pediatra Danilo Cerqueira Leite Junior

O médico, com mais de 50 de formação, atuou no Pequeno Príncipe e contribuiu com cuidados a milhares de crianças e adolescentes que passaram pelo Hospital nas últimas décadas
06/02/2023

ALTA COMPLEXIDADE | Serviço de Cirurgia Vascular

O Hospital Pequeno Príncipe tem equipe especializada no tratamento de doenças do sistema circulatório em crianças e adolescentes
03/02/2023

Gravidez na adolescência: quais são os riscos?

A gestação nessa fase, que compreende dos 10 aos 19 anos, gera uma série de consequências para a vida da mãe e do bebê
01/02/2023

Volta às aulas e a imunização de crianças e adolescentes

As medidas de higiene das mãos, etiqueta ao tossir e uso de máscara também auxiliam a evitar a disseminação de doenças
27/01/2023

Hanseníase: atenção aos sinais e sintomas auxilia diagnóstico

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de se buscar os serviços de saúde logo no aparecimento dos primeiros sinais e lembra que a doença tem cura
Ver mais