Psoríase: 15% dos casos surgem na infância

Notícias

15% dos casos de psoríase surgem na infância

A doença dermatológica autoimune não tem cura, mas tem tratamento, que proporciona conforto e qualidade de vida aos pacientes
27/10/2023
psoríase
Muitas vezes associada a adultos, a psoríase pode manifestar-se em crianças e adolescentes também.

A psoríase é uma doença crônica e autoimune que afeta cinco milhões de pessoas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E, em 15% dos casos, surge na infância, de acordo com o Ministério da Saúde. Ela se manifesta por meio de lesões avermelhadas e descamativas na pele, podendo comprometer as articulações. A enfermidade não é contagiosa, porém não tem cura.

Causas da psoríase

Conforme o Ministério da Saúde, 30% dos casos de psoríase possuem origem genética. No entanto, outros fatores também podem influenciar, tais como: estresse, traumas, irritações na pele e infecções na garganta.

A doença é causada pelo sistema imunológico – responsável por proteger o corpo contra infecções. No caso de pacientes com psoríase, as células saudáveis do corpo atacam as células que ficam na pele, resultando na doença autoimune.

Alguns fatores externos também contribuem para o desencadeamento da enfermidade, entre eles obesidade, tabagismo, alcoolismo, infecções e determinados medicamentos.

Sinais de alerta da psoríase

Muitas vezes associada a adultos, a enfermidade pode manifestar-se em crianças e adolescentes também. “Quando falamos em psoríase, temos a tendência de sempre pensar em adultos ou idosos, mas esquecemos que as crianças e adolescentes também podem ter a doença. Inclusive, os sintomas podem ser confundidos com outros problemas de pele, por isso a orientação e o acompanhamento médico são fundamentais”, explica a dermatologista Nadia Aparecida Pereira de Almeida, responsável pelo Serviço de Dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe.

Entre os principais sinais de psoríase estão:

  • Lesões róseas ou avermelhadas, cobertas por escamas esbranquiçadas na pele, principalmente cotovelos, joelhos, couro cabeludo, tronco, unhas, palma das mãos e planta dos pés.
  • Pequenas manchas que provocam coceira, queimação e dor.
  • Unhas grossas e enrugadas.
  • Dor nas articulações e artrite.

Tratamento

A psoríase não tem cura, mas tem tratamento, que proporciona conforto e qualidade de vida aos pacientes. O diagnóstico precoce e correto, feito por um especialista, garante que a criança ou adolescente possa desenvolver-se e ter os sintomas amenizados. Além disso, dispor de uma rede de apoio, amigos e familiares, é fundamental.

“Ter uma doença de pele é difícil em qualquer faixa etária, especialmente em crianças e adolescentes que estão na fase de socialização e convívio com outros da mesma idade. Por isso, é importante que os pais acolham os filhos e os ajudem a gerenciar a doença”, finaliza a dermatologista.

Serviço de Dermatologia

O Serviço de Dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe oferece atendimento a crianças e adolescentes por meio de consultas e participa do trabalho multiprofissional da instituição, com atendimento aos pacientes internados. A especialidade médica atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, como a psoríase e também dermatite atópica, dermatite seborreica, doenças genéticas, micoses, verrugas, entre outras.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais