Projeto inédito leva música para crianças do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Projeto inédito leva música para crianças do Pequeno Príncipe

    Na tarde desta quarta-feira, dia 28, pacientes tiveram um pouco mais de contato com uma cultura diferente daquela do dia a dia deles
    28/08/2013
    Pacientes assistem apresentação musical

    A magia da música desperta o corpo e a alma. E para as crianças e adolescentes internados no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, ela também oferece – em uma ação inédita – um momento de relaxamento e de contato com uma cultura completamente diferente da que eles vivem. Isso é possível por meio do projeto Sons do Coração, que conta com apresentações semanais em ambientes como auditórios, salas e os próprios quartos onde ficam os pacientes. Na tarde desta quarta-feira, dia 28, por exemplo, meninas e meninos conferiram um concerto de música medieval e renascentista, que proporcionou uma verdadeira viagem no tempo.

    As peças datadas dos séculos XV e XVI, por exemplo, foram executadas pelo Kervansaray Trio, que se apresentará no Hospital até setembro. Ao ouvir as interpretações instrumentais – sem canto –, as crianças acabam soltando a imaginação. “Eu ainda não tinha escutado esse tipo de música na minha vida. Deu para imaginar como era no passado, com as mulheres dançando com aqueles vestidos enormes”, disse a paciente Sarah Falco da Silva, de 11 anos, logo após um concerto. “Achei bem legal, bem diferente das músicas de hoje em dia”, completou.

    E a recepção positiva às músicas não vem somente das crianças, mas também dos adultos que as acompanham durante o período de internamento. “Essa ação do Pequeno Príncipe é muito boa para as duas partes. Estou ficando no Hospital direto com o meu filho durante a internação do Lorenzo, pois a minha vida é ele. E esta foi uma oportunidade de sair do quarto, distrair, relaxar um pouco. Foi emocionante. Deveria ter todos os dias”, destacou Caroline Passamani Fuhr, mãe de Lorenzo Diogo Fuhr, de 1 ano e 8 meses.

    Para o coordenador técnico do Setor de Educação e Cultura (Educ), Claudio Cesar Pimentel Teixeira, essas atividades têm uma grande importância para os pacientes do Pequeno Príncipe. “A música tem um tremendo poder mobilizador. Ela desperta a sensibilidade das pessoas e as faz brilhar”, salienta. “É um privilégio ter conosco artistas como os componentes do trio, que trazem para as nossas crianças toda a beleza e a serenidade desse estilo de música”, acrescenta.

    O projeto
    O Sons do Coração tem como objetivo promover a inclusão social por meio da educação musical de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe. Resgata a criatividade e a liberdade da construção musical para conduzir os pacientes em uma experiência de contato com novas sensações e conhecimento, estimulando o protagonismo e a formação de plateia.

    Entre as ações do projeto estão apresentações mensais na Praça do Bibinha – espaço dentro da instituição destinado a atividades culturais e outros eventos –, além de oficinas semanais no Educ. Também são visitados os pacientes nos quartos onde estão internados. Assim, são levadas a alegria e a beleza da música em suas várias facetas, proporcionando um momento especial para eles e seus acompanhantes, com o contato com artistas da comunidade.

    Em setembro, com o término dos concertos do Kervansaray Trio, quem assume as apresentações é a dupla Doriane Conceição e Candiê Marques, do grupo Canto em Conto. Elas comandarão os momentos musicais até janeiro de 2014, aliando canções do repertório regional brasileiro ao teatro de objetos. Anteriormente, ocorreram shows do grupo Siricutico, um quarteto que apresentou composições próprias – ao som de violão, viola, acordeon, percussão e flauta, por exemplo – com o objetivo de entreter as crianças com músicas, jogos e brincadeiras.

    O projeto é somado às outras ações desenvolvidas pelo Hospital Pequeno Príncipe e que são aliadas ao atendimento médico-hospitalar que é referência em todo o País. São atividades de educação e cultura que proporcionam um ambiente culturalmente estimulante aos pacientes, oferecendo aprendizado e contribuindo para o seu bem-estar.

    A realização do projeto Sons do Coração é do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e a apresentação é da empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. A iniciativa é patrocinada pelas seguintes empresas: Bundy Refrigeração Brasil Indústria e Comércio Ltda.; Amico Saúde Ltda.; Battistella Administração e Participações S/A; Comercial Elétrica Dw S/A; ExxonMobil Business Support Center Brasil Ltda.; ExxonMobil Química Ltda.; Furukawa Empreendimentos Engenharia e Construções Ltda.; Hospital 9 de Julho S/A.; Peróxidos do Brasil Ltda.; Propex do Brasil Ltda.; Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda.; Westaflex Tubos Flexíveis Ltda., e Wickbold & Nosso Pão Indústrias Alimentícias Ltda.

    O trio
    O Kervansaray Trio mostra ao público uma série de concertos didáticos com peças dos períodos medieval e renascentista. Seus músicos executam as músicas e as contextualizam com a época em que foram criadas. Integram o grupo Angelo Esmanhotto, no violão; Alex Zanão, no baixo, e Lucas de Vargas Feron, no violão. Nas apresentações no Hospital, eles são acompanhados por Ana Paula Peters, nas flautas doce e transversal.

    “Participar do projeto nos faz sentir muito bem, pois levamos carinho, solidariedade e algo diferente para as crianças e adolescentes internados no Pequeno Príncipe”, conclui Esmanhotto, do trio que foi formado em 2010.

    Sobre a CGC-CSA
    A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

    + Notícias

    15/08/2022

    Transplante de fígado número 50 é realizado pelo Pequeno Príncipe

    O resultado ocorreu após dois anos e meio da retomada da realização do procedimento pelo maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil
    12/08/2022

    Vacinação contra a COVID-19 é fundamental para proteção de crianças de 3 a 5 anos

    Especialista do Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, reforça pontos positivos para os responsáveis que adotam essa medida de prevenção
    10/08/2022

    “Nosso meio ambiente”: pacientes do Projeto Integra participam de ação ambiental

    A iniciativa, realizada na sede que abrigará o Pequeno Príncipe Norte, proporcionou a experiência de explorar o vasto universo do ecossistema presente no local
    08/08/2022

    Colesterol pode ser prevenido com consumo de alimentos saudáveis

    O Hospital Pequeno Príncipe ressalta a importância da adoção de bons hábitos para melhor qualidade de vida desde a infância
    05/08/2022

    Cirurgia de correção de malformação rara é realizada no Pequeno Príncipe

    A reparação da extrofia de cloaca foi feita com a técnica de Kelley, considerada inovadora
    04/08/2022

    Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

    Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
    Ver mais