Projeto Comida de Afeto resgata memórias da infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Projeto Comida de Afeto resgata memórias da infância

Ação promove bate-papo e oficinas culinárias com os jovens pacientes e seus familiares
23/02/2015

Comida_de_Afeto (88)Almoços em família, uma sobremesa que só a vó sabia fazer e muitas outras memórias recheadas de muita saudade. Esse enredo faz parte da vida de todos nós e é o fio condutor do projeto Comida de Afeto, que teve início nesta segunda-feira (23/02) no  Hospital Pequeno Príncipe. A iniciativa permite que familiares e pacientes possam conversar sobre quitutes e outras delícias gastronômicas que marcaram suas infâncias, além de experimentar novos sabores em uma oficina culinária.

Durante o bate-papo, Ana Beatriz de Deus, de 10 anos, lembrou-se do feijão da sua vó. “Me deu muita vontade”, disse. Seu pai, Daniel de Deus, também recordou de algumas experiências. “Enquanto eu participava da oficina pensei muito na minha infância”, relatou.

Para concluir a tarde de delícias, os participantes se reuniram no refeitório do Hospital e cozinharam algumas receitas mencionadas no bate-papo, como o bolinho de feijão salgado e o doce de feijão.

 Sobre o projeto
De acordo com a historiadora Luciana Patrícia de Morais e a chef de cozinha Elza Carneiro,  coordenadoras do projeto Comida de Afeto , o objetivo dos encontros é entender o porquê da importância de algumas preciosidades gastronômicas  e quais são as suas relações com a natureza do ser humano. “Pretende-se buscar nos relatos orais a memória afetiva que permeia certas receitas, trazer à tona a vivência que faz com que alguns pratos sejam produzidos, reproduzidos, ressignificados e oferecidos ao outro como parte da essência de cada um de nós”, explicou Luciana.

O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet de Acesso à Cultura, realizado pelo Ministério da Cultura e apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. Tem o patrocínio das empresas Marelli Móveis, Procad Softwares, Mondelez, Ecofrotas e Irmãos Abage

 Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para a acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente a crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe. Os familiares também são impactados. A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

+ Notícias

20/09/2024

brain4care: método inédito é validado pelo Hospital

Estudo do Pequeno Príncipe, publicado na Scientific Reports, comprova os resultados do brain4care para monitorização do risco de hipertensão intracraniana de forma não invasiva
19/09/2024

Pequeno Príncipe está entre os melhores hospitais do mundo em pediatria

Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital é eleito como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina, segundo a revista Newsweek
17/09/2024

Como a poluição do ar afeta a saúde das crianças?

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção sobre os impactos da exposição aos poluentes e os cuidados com o público infantojuvenil
12/09/2024

Impacto e Transformação: investimento social privado em foco

O evento, promovido pelo Hospital Pequeno Príncipe, contou com quatro painelistas que se basearam nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ASGs)
11/09/2024

Febre oropouche em crianças: sinais, tratamento e como prevenir

Sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças causadas por mosquitos, como a dengue e a chikungunya
10/09/2024

Depressão e ansiedade na infância e adolescência

Conheça os sinais de alerta, diagnóstico, tratamento e formas de prevenir os transtornos mentais mais comuns nessa fase
Ver mais