Projeto Comida de Afeto resgata memórias da infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Projeto Comida de Afeto resgata memórias da infância

Ação promove bate-papo e oficinas culinárias com os jovens pacientes e seus familiares
23/02/2015

Comida_de_Afeto (88)Almoços em família, uma sobremesa que só a vó sabia fazer e muitas outras memórias recheadas de muita saudade. Esse enredo faz parte da vida de todos nós e é o fio condutor do projeto Comida de Afeto, que teve início nesta segunda-feira (23/02) no  Hospital Pequeno Príncipe. A iniciativa permite que familiares e pacientes possam conversar sobre quitutes e outras delícias gastronômicas que marcaram suas infâncias, além de experimentar novos sabores em uma oficina culinária.

Durante o bate-papo, Ana Beatriz de Deus, de 10 anos, lembrou-se do feijão da sua vó. “Me deu muita vontade”, disse. Seu pai, Daniel de Deus, também recordou de algumas experiências. “Enquanto eu participava da oficina pensei muito na minha infância”, relatou.

Para concluir a tarde de delícias, os participantes se reuniram no refeitório do Hospital e cozinharam algumas receitas mencionadas no bate-papo, como o bolinho de feijão salgado e o doce de feijão.

 Sobre o projeto
De acordo com a historiadora Luciana Patrícia de Morais e a chef de cozinha Elza Carneiro,  coordenadoras do projeto Comida de Afeto , o objetivo dos encontros é entender o porquê da importância de algumas preciosidades gastronômicas  e quais são as suas relações com a natureza do ser humano. “Pretende-se buscar nos relatos orais a memória afetiva que permeia certas receitas, trazer à tona a vivência que faz com que alguns pratos sejam produzidos, reproduzidos, ressignificados e oferecidos ao outro como parte da essência de cada um de nós”, explicou Luciana.

O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet de Acesso à Cultura, realizado pelo Ministério da Cultura e apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. Tem o patrocínio das empresas Marelli Móveis, Procad Softwares, Mondelez, Ecofrotas e Irmãos Abage

 Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para a acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente a crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe. Os familiares também são impactados. A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais