Projeto “Cirandas Brasileiras” traz a arte do bordado para pais e responsáveis de pacientes do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Projeto “Cirandas Brasileiras” traz a arte do bordado para pais e responsáveis de pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Realizada por meio da Lei Rouanet, a ação permite que os participantes desenvolvam uma atividade criativa em meio à rotina diária na instituição.
21/12/2018
O projeto “Cirandas Brasileiras” promoveu oficinas de bordados para acompanhantes de pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe.

Para tornar mais leve e inspiradora a rotina de pais e responsáveis dos pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe, dezembro começou com uma novidade especial. O projeto “Cirandas Brasileiras”, que durante o ano de 2018 garantiu distração, conhecimento e estímulo à criatividade às crianças e adolescentes da instituição, neste mês traz também oficinas de bordado para os acompanhantes.

No começo da oficina, um kit com agulha, linha e tesoura é distribuído aos participantes e depois eles podem escolher a cor das miçangas e do coração que será bordado. Com o auxílio dos orientadores, aprendem todo o passo a passo, desde dar o nó na linha até como fazer os primeiros pontos.

Para Itaercio Rocha, que coordena a atividade, bordar é como andar de bicicleta. “No começo você tem o auxílio das duas rodinhas, o próximo passo é tirar uma rodinha e quando você vê já aprendeu a andar”, destaca.

Os participantes receberam kits e todas as orientações necessárias.

Repercussão
Gisele Lousano Barros conta que quando ficou sabendo da oficina logo quis participar “ É uma distração, eu gosto muito de mexer com essas coisas. Gostei muito de fazer e participar”, fala.

Gislaine Cristina Dinis achou a oficina muito interessante. “Aqui o tempo passa mais rápido e nós pensamos menos nos problemas”, afirma. Seu filho, Davi Felipe, tem 11 anos e também participou.

Enquanto os pais e responsáveis participam do projeto, em uma sala ao lado as crianças e adolescentes podem participar de outras atividades. Ao término da oficina os participantes podem levar o kit para casa e dar continuidade ao bordado.

O projeto

Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto “Cirandas Brasileiras”, além das atividades mencionadas, realizou ao longo de 2018 cerca de 100 oficinas inspiradas em elementos da cultura popular brasileira, voltadas para pacientes e familiares do Pequeno Príncipe. A iniciativa contou ainda com 4 sessões do espetáculo de mesmo nome, com bilheteria integralmente revertida para a instituição. O “Cirandas Brasileiras” tem o apoio das seguintes empresas: Sideral Linhas Aéreas, Veirano Advogados, Klabin, DHL Logistics, Caterpillar, Eletrofrio, Accord Farmacêutica, Grupo Vaccaro, Brasilmad, Grupo Electra, Elejor, Trutzchlern e Orsegups.

+ Notícias

12/08/2022

Vacinação contra a COVID-19 é fundamental para proteção de crianças de 3 a 5 anos

Especialista do Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, reforça pontos positivos para os responsáveis que adotam essa medida de prevenção
10/08/2022

“Nosso meio ambiente”: pacientes do Projeto Integra participam de ação ambiental

A iniciativa, realizada na sede que abrigará o Pequeno Príncipe Norte, proporcionou a experiência de explorar o vasto universo do ecossistema presente no local
08/08/2022

Colesterol pode ser prevenido com consumo de alimentos saudáveis

O Hospital Pequeno Príncipe ressalta a importância da adoção de bons hábitos para melhor qualidade de vida desde a infância
05/08/2022

Cirurgia de correção de malformação rara é realizada no Pequeno Príncipe

A reparação da extrofia de cloaca foi feita com a técnica de Kelley, considerada inovadora
04/08/2022

Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
02/08/2022

Doenças raras é tema de mesa-redonda organizada pelo Pequeno Príncipe

A iniciativa fez parte da programação da 74.ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Ver mais