Programa Cores: bem-estar físico e emocional aos profissionais

Notícias

Bem-estar físico e emocional dos profissionais também é prioridade

O Programa Cores – Controle e Redução de Estresse é uma iniciativa pioneira do Pequeno Príncipe que oferece atividades gratuitas aos colaboradores
18/08/2023
Programa Cores
O Programa Cores teve início em agosto de 2001 e é uma iniciativa pioneira no Paraná.

O Pequeno Príncipe é referência em saúde de crianças e adolescentes. Mas o cuidado que a instituição tem com os pacientes é estendido aos colaboradores. O Programa Cores – Controle e Redução de Estresse oferece aos profissionais atividades de bem-estar físico e emocional.  Entre elas, reiki, auriculoterapia, massagem, orientação nutricional e psicológica, além de ginástica laboral.

A iniciativa, que teve início em agosto de 2001, é pioneira no Paraná e é pautada pela humanização e cuidado. O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores. Para a coordenadora da Central de Atendimento ao Colaborador Pequeno Príncipe (CAC PP), Susiane Artuzi Mota e Silva, a atenção oferecida vai além do ambiente profissional.

“A nossa intenção é cuidar de quem cuida. Os colaboradores do Hospital têm uma rotina corrida e muitas vezes acabam esquecendo de cuidar de si mesmos. Eu admiro o Programa Cores e tudo o que ele possibilita aos profissionais”, afirma a coordenadora.

Bem-estar proporcionado aos profissionais

A supervisora da recepção do Ambulatório SUS I do Pequeno Príncipe, Alessandra Pelozato Ferreira Alexandre, conheceu o reiki por meio de uma amiga. “Marquei minha primeira sessão só para conhecer e gostei. Agora faço reiki uma vez por semana e sempre saio relaxada e com a alma leve”, compartilha.

A técnica japonesa utiliza a transmissão de energia por meio da imposição das mãos e tem o alívio da ansiedade como um dos benefícios. “É muito interessante o Hospital oferecer essa programação para os profissionais, pois nem sempre temos tempo de olhar para nós. E esse é um momento que reservamos para o nosso bem-estar”, complementa a supervisora.

Programa Cores
A profissional Alessandra Pelozato Ferreira Alexandre realiza o reiki há cerca de oito meses.

Programação especial

Em comemoração aos 22 anos do Programa Cores, o Pequeno Príncipe promoverá aos profissionais uma programação especial, com atividades de massagem, reiki, auriculoterapia, hidratação facial, design de sobrancelha, corte e escova, argiloterapia, shiatsu, ioga e dermaplaning. Além de uma palestra sobre inteligência emocional e grupos alimentares.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

14/03/2025

Quais são os marcos do desenvolvimento infantil?

Identificar padrões esperados e possíveis atrasos é essencial para o crescimento saudável das crianças
05/03/2025

Pequeno Príncipe brilha no Carnaval de Curitiba

Emoção e encanto tomaram conta da avenida com a homenagem ao Hospital e participação dos profissionais
28/02/2025

Pequeno Príncipe celebra a formatura de 73 residentes

A entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica reuniu 350 pessoas em uma noite de comemoração
28/02/2025

A importância do acesso a exames genéticos nas doenças raras

Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo convivem com alguma doença rara, das quais 72% têm origem genética, e em 75% dos casos os primeiros sinais aparecem ainda na infância
20/02/2025

Qual é a importância da figura paterna na vida de um filho?

Bebês cujos pais são presentes e participativos desenvolvem habilidades sociais mais rapidamente
13/02/2025

Maquiagem infantil: com qual idade a criança pode usar?

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os riscos do uso precoce desses cosméticos, já que a pele dos pequenos é mais sensível
Ver mais