Programa Appam ganha brinquedoteca - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Programa Appam ganha brinquedoteca

Inaugurada no dia 04 de dezembro, espaço oferecerá atividades recreativas para crianças e adolescentes em tratamento
05/12/2013

DSC_0005Crianças e adolescentes atendidos pelo Programa APPAM (Apoio, Proteção e Assistência às Crianças e Adolescentes com Mielomeningocele), do Hospital Pequeno Príncipe, ganharam uma brinquedoteca na última quarta-feira (dia 04). Graças ao trabalho de colaboradores da transportadora Ouro Verde, por meio do programa de voluntariado Juntos Somos Mais, as crianças terão um espaço próprio para as brincadeiras e atividades recreativas, enquanto aguardam as consultas e terapias. Após reforma e adequação da sala, foram instalados móveis adaptados e disponibilizados brinquedos, jogos e livros para as atividades. Tudo viabilizado pela empresa por meio do programa de voluntariado.

Vanessa da Cunha, coordenadora do Programa Juntos Somos Mais, conta que aproximadamente 70 colaboradores participam das ações de voluntariado da empresa. “Já está instituída na empresa essa questão do voluntariado. Todo ano os colaboradores ficam aguardando para participar dos projetos”. Segundo ela, a implantação da brinquedoteca vem a contribuir para um momento de lazer para as crianças e adolescentes atendidos. “É muito gratificante saber que estamos ajudando a fazer essas crianças mais felizes. E além disso contribuir com o desenvolvimento intelectual delas, por meio dos jogos e brinquedos”.

A APPAM
DSC_0041A Associação dos Pais e Amigos das Crianças Portadoras de Mielomeningocele foi uma instituição criada por pais, médicos, assistentes sociais e outras pessoas envolvidas com a Mielomeningocele, em 1992. Atualmente, após um período de transição, foi incorporada à Associação Dr. Raul Carneiro e hoje é um Programa do Pequeno Príncipe chamado: APPAM – Apoio, Proteção e Assistência às Crianças e Adolescentes com Mielomeningocele. No Paraná, a APPAM é uma referência já que fornece fisioterapia e hidroterapia além das atividades de orientação, acompanhamento e assistência.

Em 2012, foram quase 2000 atendimentos de fisioterapia e hidroterapia, entrega de mais de 500 cestas básicas, mais de 120 atendimentos sociais e mais de 45 mil materiais hospitalares entregues para apoio ao tratamento das crianças e adolescentes. Além disso, o Complexo ainda levará para a APPAM cursos como os de complementação de renda familiar, qualificação de adolescentes e voltados à obtenção do primeiro emprego.

Mielomeningocele
Trata-se de uma doença congênita que provoca má formação na coluna vertebral (espinha bífida). Esta é uma das mais graves anormalidades do tubo neural, podendo variar do tipo oculto até uma espinha aberta, o que causaria uma incapacidade neurológica grave ou até mesmo a morte. A mielomeningocele não tem cura, mas com alguns tratamentos específicos é possível ter uma melhor qualidade de vida para essas crianças.

+ Notícias

14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
10/06/2024

Semana da Coluna tem mutirão com cirurgias de alta complexidade

Oito crianças passarão por procedimentos no Hospital, que é referência nacional em ortopedia pediátrica
06/06/2024

16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
05/06/2024

Como trabalhar a educação ambiental desde a infância?

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como falar a respeito da conservação do planeta com as crianças
Ver mais