Programa Appam ganha brinquedoteca - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Programa Appam ganha brinquedoteca

Inaugurada no dia 04 de dezembro, espaço oferecerá atividades recreativas para crianças e adolescentes em tratamento
05/12/2013

DSC_0005Crianças e adolescentes atendidos pelo Programa APPAM (Apoio, Proteção e Assistência às Crianças e Adolescentes com Mielomeningocele), do Hospital Pequeno Príncipe, ganharam uma brinquedoteca na última quarta-feira (dia 04). Graças ao trabalho de colaboradores da transportadora Ouro Verde, por meio do programa de voluntariado Juntos Somos Mais, as crianças terão um espaço próprio para as brincadeiras e atividades recreativas, enquanto aguardam as consultas e terapias. Após reforma e adequação da sala, foram instalados móveis adaptados e disponibilizados brinquedos, jogos e livros para as atividades. Tudo viabilizado pela empresa por meio do programa de voluntariado.

Vanessa da Cunha, coordenadora do Programa Juntos Somos Mais, conta que aproximadamente 70 colaboradores participam das ações de voluntariado da empresa. “Já está instituída na empresa essa questão do voluntariado. Todo ano os colaboradores ficam aguardando para participar dos projetos”. Segundo ela, a implantação da brinquedoteca vem a contribuir para um momento de lazer para as crianças e adolescentes atendidos. “É muito gratificante saber que estamos ajudando a fazer essas crianças mais felizes. E além disso contribuir com o desenvolvimento intelectual delas, por meio dos jogos e brinquedos”.

A APPAM
DSC_0041A Associação dos Pais e Amigos das Crianças Portadoras de Mielomeningocele foi uma instituição criada por pais, médicos, assistentes sociais e outras pessoas envolvidas com a Mielomeningocele, em 1992. Atualmente, após um período de transição, foi incorporada à Associação Dr. Raul Carneiro e hoje é um Programa do Pequeno Príncipe chamado: APPAM – Apoio, Proteção e Assistência às Crianças e Adolescentes com Mielomeningocele. No Paraná, a APPAM é uma referência já que fornece fisioterapia e hidroterapia além das atividades de orientação, acompanhamento e assistência.

Em 2012, foram quase 2000 atendimentos de fisioterapia e hidroterapia, entrega de mais de 500 cestas básicas, mais de 120 atendimentos sociais e mais de 45 mil materiais hospitalares entregues para apoio ao tratamento das crianças e adolescentes. Além disso, o Complexo ainda levará para a APPAM cursos como os de complementação de renda familiar, qualificação de adolescentes e voltados à obtenção do primeiro emprego.

Mielomeningocele
Trata-se de uma doença congênita que provoca má formação na coluna vertebral (espinha bífida). Esta é uma das mais graves anormalidades do tubo neural, podendo variar do tipo oculto até uma espinha aberta, o que causaria uma incapacidade neurológica grave ou até mesmo a morte. A mielomeningocele não tem cura, mas com alguns tratamentos específicos é possível ter uma melhor qualidade de vida para essas crianças.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais