Primeiro paciente do Pequeno Príncipe a receber transplante de medula óssea entre familiares tem alta hoje - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Primeiro paciente do Pequeno Príncipe a receber transplante de medula óssea entre familiares tem alta hoje

Aos 12 anos, T. J. B. recebeu a medula da irmã em fevereiro e cuidados intensivos permanecem pelos próximos seis meses
05/03/2013
Paciente deixa Hospital acompanhado da mãe

Teve alta no início da tarde desta terça-feira (05 de março), o primeiro paciente submetido ao Transplante Alogênico de Medula Óssea no Hospital Pequeno Príncipe. T. J. B., de 12 anos, recebeu medula óssea sadia da irmã, de 30 anos, no dia 08 de fevereiro. O paciente se recupera bem. “Já percebemos que a nova medula começa a produzir células de sangue sadias”, comemora a médica Samantha Nichele, integrante da equipe de transplante.

O Transplante Alogênico de Medula Óssea é um procedimento de alta complexidade em que as células de medula sadias são retiradas de um doador, normalmente familiar, e transferidas para o paciente por meio de transfusão de sangue. Desde 2011, o Hospital Pequeno Príncipe realiza transplante de medula óssea, porém na modalidade autólogo, quando a medula vem do próprio paciente.

Para realizar este transplante, a instituição recebeu reforço com a contratação de mais três médicos especialistas e treinamento diferenciado para a equipe de enfermagem. O sucesso deste transplante é o resultado de um trabalho multidisciplinar que envolve, desde equipe médica e profissionais de enfermagem altamente especializados até psicólogos e dentistas.

O paciente T.J.B. iniciou o tratamento no Pequeno Príncipe há um ano. Em fevereiro de 2012 recebeu o diagnóstico de leucemia aguda, um tipo grave de câncer no sangue que leva à súbita proliferação de células brancas, causando alteração em todas as outras células. O transplante foi a melhor indicação para ampliar as chances de cura da leucemia do garoto.

O teste de compatibilidade apontou tanto a irmã quanto o irmão mais velho do paciente como doadores. A irmã se dispôs a ser doadora. “Estou muito feliz com essa atitude de amor entre meus filhos. É uma grande conquista para toda a nossa família”, afirma emocionada Maria, a mãe de T. J.B.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais