Primeiro paciente do Pequeno Príncipe a receber transplante de medula óssea entre familiares tem alta hoje - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Primeiro paciente do Pequeno Príncipe a receber transplante de medula óssea entre familiares tem alta hoje

Aos 12 anos, T. J. B. recebeu a medula da irmã em fevereiro e cuidados intensivos permanecem pelos próximos seis meses
05/03/2013
Paciente deixa Hospital acompanhado da mãe

Teve alta no início da tarde desta terça-feira (05 de março), o primeiro paciente submetido ao Transplante Alogênico de Medula Óssea no Hospital Pequeno Príncipe. T. J. B., de 12 anos, recebeu medula óssea sadia da irmã, de 30 anos, no dia 08 de fevereiro. O paciente se recupera bem. “Já percebemos que a nova medula começa a produzir células de sangue sadias”, comemora a médica Samantha Nichele, integrante da equipe de transplante.

O Transplante Alogênico de Medula Óssea é um procedimento de alta complexidade em que as células de medula sadias são retiradas de um doador, normalmente familiar, e transferidas para o paciente por meio de transfusão de sangue. Desde 2011, o Hospital Pequeno Príncipe realiza transplante de medula óssea, porém na modalidade autólogo, quando a medula vem do próprio paciente.

Para realizar este transplante, a instituição recebeu reforço com a contratação de mais três médicos especialistas e treinamento diferenciado para a equipe de enfermagem. O sucesso deste transplante é o resultado de um trabalho multidisciplinar que envolve, desde equipe médica e profissionais de enfermagem altamente especializados até psicólogos e dentistas.

O paciente T.J.B. iniciou o tratamento no Pequeno Príncipe há um ano. Em fevereiro de 2012 recebeu o diagnóstico de leucemia aguda, um tipo grave de câncer no sangue que leva à súbita proliferação de células brancas, causando alteração em todas as outras células. O transplante foi a melhor indicação para ampliar as chances de cura da leucemia do garoto.

O teste de compatibilidade apontou tanto a irmã quanto o irmão mais velho do paciente como doadores. A irmã se dispôs a ser doadora. “Estou muito feliz com essa atitude de amor entre meus filhos. É uma grande conquista para toda a nossa família”, afirma emocionada Maria, a mãe de T. J.B.

+ Notícias

29/09/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe é apresentado a vereadores de São José dos Pinhais

A unidade oferece atendimento integral e multiprofissional a pacientes com deficiência e doenças raras
29/09/2023

Pequeno Príncipe conta com um dos mais importantes centros brasileiros de cardiologia pediátrica

Neste Dia Mundial do Coração, o Hospital lembra que crianças e adolescentes não estão imunes a problemas cardíacos
27/09/2023

Livro “No Reino de Araucarilândia” inspira alunos do quinto ano do Colégio Positivo

Considerada lúdica e didática, a obra de autoria do diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, foi trabalhada em sala de aula e explorada na Feira do Conhecimento
27/09/2023

Qual é a importância do voluntariado em um hospital pediátrico?

Uma perspectiva especial sobre o trabalho voluntário no Pequeno Príncipe
27/09/2023

Doação de órgãos e tecidos: 219 pacientes foram transplantados em 2022

O Hospital Pequeno Príncipe é referência em transplantes em crianças e adolescentes e conta com estrutura e equipes altamente capacitadas para esses procedimentos
26/09/2023

Secretário de Desenvolvimento Social e Família visita o Hospital

Rogério Carboni elogiou a participação da instituição na eleição do CEDCA/PR
Ver mais