Primeira Infância: palestra reforça a importância do cuidado integral a crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Primeira Infância: palestra reforça a importância do cuidado integral a crianças

Doutor em Medicina Saul Cypel destacou a neurociência e a relevância da atenção no desenvolvimento humano. Evento faz parte do projeto Saber Mais, Participar Melhor, do Hospital Pequeno Príncipe
21/09/2016

dsc_3944A importância dos estímulos, das vivências, do carinho e do afeto no desenvolvimento de crianças no período que vai de zero a seis anos de idade foi ressaltada pelo doutor em Medicina Saul Cypel durante evento promovido nessa terça-feira, dia 20, na Sociedade Paranaense de Pediatria. A palestra “Neurociência e a Relevância da Primeira Infância no Desenvolvimento Humano” foi uma ação do projeto Saber Mais, Participar Melhor, do Hospital Pequeno Príncipe.

O professor livre docente de Neurologia Infantil da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Comitê de Especialistas e de Mobilização Social do Ministério da Saúde para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância falou para um auditório repleto de profissionais e estudantes da área da saúde. O acontecimento foi prestigiado pela vice-governadora do Paraná e defensora do tema, Cida Borghetti. Também estiveram presentes o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro; a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro; o diretor clínico da instituição, Donizetti Giamberardino Filho; médicos e outros profissionais do Hospital; e a professora Anna Chiesa, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

De acordo com Cypel, a fase que compreende a gestação, o parto e os seis primeiros anos de vida é fundamental para a formação humana, e também o período no qual ocorre a maioria das ligações entre neurônios. “Na 25ª semana de gestação, por exemplo, o bebê já ouve batimentos cardíacos e os pais conversarem. O seu desenvolvimento começa dentro do útero e, quando nasce, a criança não é uma tábula rasa”, afirmou.

O médico lembrou também da importância do papel do pai e da mãe nessa etapa da vida. Segundo ele, o aprendizado se desenvolve com base no tripé da estrutura neurobiológica, da estimulação e do afeto. Oferecer as melhores condições favorece o desenvolvimento de habilidades e o alcance do melhor potencial dos meninos e meninas. “O afeto, o acolhimento e o carinho são muito importantes. Se não recebê-los, isso vai se refletir na adolescência e na fase adulta. Por isso, precisamos reforçar a relevância da participação ativa da família e favorecer o vínculo da criança com o pai e a mãe”, salientou.

Abordagem médica
Saul Cypel abordou ainda a atuação dos médicos na Primeira Infância. “Os pediatras precisam promover uma consulta mais humana, que vá além do aspecto físico, e levar informações aos pais. Não devem observar apenas os marcos do desenvolvimento, as doenças em si e se o bebê cresceu, engordou, se está com febre ou tosse”, disse. Para ele, a dinâmica familiar deve ser considerada. “É necessário ter sensibilidade e verificar as sutilezas, pois não somos somente genética. A influência do meio também conta. Por isso, valorizar o vínculo da criança com a família é essencial”, observou.

Sobre o projeto do Pequeno Príncipe
O projeto Saber Mais, Participar Melhor é uma iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe e tem como objetivo trabalhar assuntos relacionados à Primeira Infância. Envolve atividades voltadas a profissionais da instituição, familiares e acompanhantes de crianças de zero a seis anos em tratamento, o que representa 50% dos pacientes atendidos. Por meio dele, serão reforçados programas já existentes – como o Família Participante e o Setor de Educação e Cultura – e estruturados espaços de diálogo sobre o tema, elaboradas cartilhas e realizados cursos.

“Temos a missão de proteger a criança e o adolescente por meio da assistência, do ensino, da pesquisa e da mobilização social, além de fortalecer o núcleo familiar. O proteger está relacionado ao cuidado integral do paciente e vai além da doença. Inclui o brincar, o educar, o aculturar, que formam um cidadão pleno”, pontuou Ety. “O Pequeno Príncipe é pioneiro em incorporar indicadores ligados à Primeira Infância. Neste evento, por exemplo, tivemos um dia intenso, com muitos frutos do trabalho”, completou Anna Chiesa.

Marco legal da Primeira Infância
Durante o evento, a vice-governadora Cida Borghetti destacou o Marco Legal da Primeira Infância, aprovado e sancionado em 2016. A lei visa à criação de programas e serviços que garantam o desenvolvimento integral da criança, de seu nascimento até os seis anos. O direito de brincar, a qualificação de profissionais e a ampliação da licença-paternidade são alguns dos tópicos do marco. “O Brasil tem a lei mais avançada do mundo. Agora, precisamos colocar em prática. Nosso país será melhor somente se fizermos valer o princípio fundamental do cuidado integral dos meninos e meninas. Contamos com o apoio incansável do Hospital Pequeno Príncipe, que está sempre pronto a atender as necessidades da Primeira Infância”, reforçou.

+ Notícias

18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
Ver mais