Por meio de parceria com o Pequeno Príncipe, Santa Casa de Maringá vai utilizar robô nas UTIs neonatal e pediátrica - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Por meio de parceria com o Pequeno Príncipe, Santa Casa de Maringá vai utilizar robô nas UTIs neonatal e pediátrica

    A iniciativa vai permitir que a instituição maringaense troque informações em tempo real no tratamento de casos complexos congênitos
    18/09/2020
    A parceria entre as instituições é fundamental para a qualidade da saúde infantojuvenil no Paraná.

    Reforçando seu compromisso com a saúde infantojuvenil, o Hospital Pequeno Príncipe, que aposta na inovação em prol da assistência e cuidado integral, vai iniciar um projeto pioneiro com a Santa Casa de Maringá. Por meio da utilização de um robô de telepresença nas UTIs neonatal e pediátrica, será possível trocar informações em tempo real no tratamento de casos complexos congênitos.

    O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, e médicos do Hospital participaram do encontro.

    O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, esteve na terceira maior cidade do estado do Paraná, no dia 16 de setembro, para uma reunião com o objetivo de alinhar os trabalhos das equipes das duas instituições de saúde. “O uso do robô de telepresença irá gerar ainda mais confiança nas equipes médicas. Elas poderão discutir os casos e tomar as melhores decisões. Nós tratamos de casos complexos e precisamos da telemedicina. Temos aqui o que há de mais moderno no mundo nesse sentido”, enfatizou.

    A Santa Casa de Maringá possui 20 leitos nas UTIs neonatal e pediátrica e é uma das maiores maternidades do estado. Anualmente, cerca de 4 mil crianças nascem no local. “Os nossos médicos poderão receber instruções dos médicos do Pequeno Príncipe em tempo real. Essa troca de informações imediatas vai aumentar ainda mais a qualidade do nosso atendimento para as nossas crianças”, comentou o superintendente da instituição, José Pereira.

    O encontro reuniu profissionais das duas instituições e autoridades de Maringá.

    O encontro contou ainda com as participações do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e do secretário municipal de Saúde, Jair Biato, responsável pela intermediação da parceria. “A Santa Casa é um hospital de referência e sugerimos que esse projeto fosse desenvolvido aqui por causa da estrutura que o Hospital tem no atendimento ao SUS e da qualidade da equipe”, explicou o responsável pela pasta da saúde no município.

    Os médicos intensivistas do Pequeno Príncipe, Leonardo Cavadas, também gestor de risco na instituição, e Silmara Possas, chefe da UTI Neonatal da instituição, também estiveram em Maringá. “Com a experiência centenária do Pequeno Príncipe, essa parceria é muito importante na propagação do conhecimento, abreviando o caminho para casos clínicos extremamente difíceis e alcançando uma sobrevida muito maior para crianças recém-nascidas”, comentou Silmara.

    + Notícias

    05/12/2024

    Pequeno Príncipe vence o Prêmio Líderes Regionais 2024

    Hospital foi o ganhador da categoria Hors-Concours da premiação concedida pelo LIDE Paraná, com voto popular
    04/12/2024

    Pequeno Príncipe é o melhor do mundo em Resiliência Climática

    Instituição foi reconhecida com o prêmio mundial Health Care Climate Challenge 2024 na categoria ouro
    02/12/2024

    Quais são as vacinas exigidas para viajar?

    Com o turismo em alta no Natal e Ano-Novo, o Hospital Pequeno Príncipe reforça o cuidado com a saúde de toda a família
    28/11/2024

    Novembrinho Azul: criança pode ter câncer de próstata?

    A campanha reforça a importância do diagnóstico precoce, além de cuidados com a saúde sexual e reprodutiva desde a infância
    27/11/2024

    Danielle Rauen visita o Hospital Pequeno Príncipe

    A campeã paralímpica de tênis de mesa, que já foi paciente da instituição, exalou alegria e carisma e contagiou pacientes, familiares e profissionais
    26/11/2024

    Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2024

    Projeto Aprendendo e Praticando Cuidados Paliativos Integrado foi reconhecido na votação popular
    Ver mais