Por meio de parceria com o Pequeno Príncipe, Santa Casa de Maringá vai utilizar robô nas UTIs neonatal e pediátrica - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Por meio de parceria com o Pequeno Príncipe, Santa Casa de Maringá vai utilizar robô nas UTIs neonatal e pediátrica

    A iniciativa vai permitir que a instituição maringaense troque informações em tempo real no tratamento de casos complexos congênitos
    18/09/2020
    A parceria entre as instituições é fundamental para a qualidade da saúde infantojuvenil no Paraná.

    Reforçando seu compromisso com a saúde infantojuvenil, o Hospital Pequeno Príncipe, que aposta na inovação em prol da assistência e cuidado integral, vai iniciar um projeto pioneiro com a Santa Casa de Maringá. Por meio da utilização de um robô de telepresença nas UTIs neonatal e pediátrica, será possível trocar informações em tempo real no tratamento de casos complexos congênitos.

    O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, e médicos do Hospital participaram do encontro.

    O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, esteve na terceira maior cidade do estado do Paraná, no dia 16 de setembro, para uma reunião com o objetivo de alinhar os trabalhos das equipes das duas instituições de saúde. “O uso do robô de telepresença irá gerar ainda mais confiança nas equipes médicas. Elas poderão discutir os casos e tomar as melhores decisões. Nós tratamos de casos complexos e precisamos da telemedicina. Temos aqui o que há de mais moderno no mundo nesse sentido”, enfatizou.

    A Santa Casa de Maringá possui 20 leitos nas UTIs neonatal e pediátrica e é uma das maiores maternidades do estado. Anualmente, cerca de 4 mil crianças nascem no local. “Os nossos médicos poderão receber instruções dos médicos do Pequeno Príncipe em tempo real. Essa troca de informações imediatas vai aumentar ainda mais a qualidade do nosso atendimento para as nossas crianças”, comentou o superintendente da instituição, José Pereira.

    O encontro reuniu profissionais das duas instituições e autoridades de Maringá.

    O encontro contou ainda com as participações do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e do secretário municipal de Saúde, Jair Biato, responsável pela intermediação da parceria. “A Santa Casa é um hospital de referência e sugerimos que esse projeto fosse desenvolvido aqui por causa da estrutura que o Hospital tem no atendimento ao SUS e da qualidade da equipe”, explicou o responsável pela pasta da saúde no município.

    Os médicos intensivistas do Pequeno Príncipe, Leonardo Cavadas, também gestor de risco na instituição, e Silmara Possas, chefe da UTI Neonatal da instituição, também estiveram em Maringá. “Com a experiência centenária do Pequeno Príncipe, essa parceria é muito importante na propagação do conhecimento, abreviando o caminho para casos clínicos extremamente difíceis e alcançando uma sobrevida muito maior para crianças recém-nascidas”, comentou Silmara.

    + Notícias

    12/11/2025

    Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

    O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
    11/11/2025

    O que é síndrome nefrótica em crianças?

    O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
    04/11/2025

    Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

    Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
    03/11/2025

    Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

    Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
    31/10/2025

    Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

    José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
    28/10/2025

    Noite do Bem 2025: solidariedade e alta gastronomia em prol da vida

    Evento reuniu apoiadores em um jantar para arrecadar fundos para os serviços de Oncologia e Hematologia e de Transplante de Medula Óssea
    Ver mais