Pneumonia em crianças: entenda sobre a doença

Notícias

Pneumonia em crianças: entenda sobre a doença

O Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da prevenção para esse público, que está mais sucessível à infecção
12/11/2022
pneumonia em crianças
O diagnóstico da pneumonia em crianças ocorre por meio de exame clínico, ausculta dos pulmões e radiografias de tórax

 

Estimativas da agência ONU alertam que 6,3 milhões de crianças menores de 5 anos podem morrer por causa da pneumonia, entre 2020 e 2030, devido às tendências atuais. Por isso, neste Dia Mundial da Pneumonia, o Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância da prevenção da infecção, além do diagnóstico e tratamento precoces para evitar eventuais agravamentos do quadro clínico.

A pneumonia é uma infecção por vírus ou bactéria do pulmão, órgão responsável por fazer as trocas de oxigênio pelo dióxido de carbono do ar que se respira. “As crianças são um grupo de risco para a doença. Primeiro, pela baixa imunidade característica da faixa etária, pois ainda não tiveram tempo hábil de receber todas as vacinas. E, segundo, devido ao menor tempo de exposição aos microrganismos, pois, diferentemente de um adulto que já teve contato com vários vírus ao longo de sua vida, uma criança teve sua exposição limitada e, consequentemente, o sistema imune não conhece todos os vírus e bactérias existentes”, salienta o pneumologista e chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital Pequeno Príncipe, Paulo Kussek.

Os dados do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) também chamam a atenção para a pneumonia em crianças. A pneumonia grave afeta 4,2 milhões de crianças todos os anos, e mais de 800 mil meninos e meninas menores de 5 anos morrem devido à infecção. O número de óbitos supera o de malária, sarampo e diarreia juntos. O órgão alerta ainda que a falta de vacinação e de acesso a cuidados médicos agrava esse cenário.

Prevenção da pneumonia em crianças

O pneumologista destaca três pontos como regra para a prevenção da pneumonia em crianças: manter uma alimentação balanceada, controlar a exposição ambiental ao frio e umidade e levar os pequenos para receber todas as vacinas do calendário vacinal.  “A vacina pneumo 10 (também chamada de prevenar 13, na rede privada) é utilizada para prevenção de infecção pelo pneumococcus, a bactéria mais frequentemente envolvida nos casos de pneumonia”, reforça o médico.

A infecção pelo vírus da gripe (influenza) e pela COVID-19 também pode ocasionar infecções bacterianas secundárias, como a pneumonia. Por isso, a importância de se vacinar. “E para as crianças com comorbidades, como a bronquite, deve-se buscar o controle da doença pelo acompanhamento com médicos pediatras ou pneumologistas, bem como o uso de bombinhas preventivas, nos casos onde haja a necessidade”, completa o especialista.

Tratamento

O diagnóstico da pneumonia ocorre por meio de exame clínico, ausculta dos pulmões e radiografias de tórax. Para tratar a pneumonia em crianças, é necessário utilizar antibióticos – por via oral ou injetável, dependendo da gravidade do caso – e de acordo com prescrição médica. “O uso de antibiótico é importante, mesmo nos casos em que o agente pode ser um vírus. Isso devido ao diagnóstico viral ser difícil, pois não há exames para coletar material do pulmão”, finaliza o pneumologista.

Serviço de Pneumologia

O Serviço de Pneumologia do Hospital Pequeno Príncipe é dedicado ao diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho respiratório (enfermidades pulmonares agudas e crônicas, bem como doenças não pulmonares que afetam o sistema respiratório). A especialidade é referência nacional para o atendimento de fibrose cística, uma enfermidade genética que compromete os sistemas respiratório e digestório. Em 2021, foram realizadas 2.337 consultas pelo serviço e 1.058 exames no Laboratório de Pneumologia.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

+ Notícias

16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
Ver mais