Pneumonia é uma das doenças respiratórias mais comuns em crianças

Notícias

Pneumonia é uma das doenças respiratórias mais comuns em crianças

Higiene adequada, alimentação saudável e vacinação são as principais formas de prevenir a doença
28/04/2023
Pneumonia
Uma das principais formas de prevenir a pneumonia é a vacinação.

As baixas temperaturas e o tempo seco favorecem o aparecimento e a transmissão de pneumonia. A doença, que atinge o aparelho respiratório, ocorre quando há infecção nos pulmões. No Brasil, em 2022, 637 mil pessoas foram internadas por pneumonia e 66 mil foram a óbito, segundo o DATASUS, do Ministério da Saúde.

No Pequeno Príncipe, em 2022, os picos de casos de pneumonia ocorreram em abril e junho. Entre os 2.421 pacientes com diagnóstico da doença, que usaram antimicrobianos – medicamentos que matam ou inibem o desenvolvimento de bactérias, vírus, fungos ou protozoários – para tratamento, 96 evoluíram para pneumonia complicada. Entre esses meninos e meninas, 56% tinham até 5 anos de idade e 64% precisaram realizar algum procedimento cirúrgico, como colocação de dreno, videotoracoscopia (técnica cirúrgica que permite ao médico visualizar o interior da do tórax, para inspecionar pulmões e outros órgãos próximos) e toracotomia (abertura da cavidade torácica, com o objetivo de proporcionar acesso ao pulmão e uma largura suficiente para permitir um bom campo operatório, evitando a lesão de órgãos).

O Pequeno Príncipe é referência no atendimento infantojuvenil, por isso recebe pacientes com diversos sintomas e sem diagnóstico de pneumonia, como explica o médico pneumologista do Hospital Pequeno Príncipe, Paulo Kussek. “Muitas crianças e adolescentes chegam ao Hospital com sinais de doenças respiratórias, mas sem diagnóstico. O corpo clínico do Pequeno Príncipe, altamente capacitado para atender os meninos e meninas, assume a função de diagnosticar a pneumonia”, pontua ele, que é responsável pelo Serviço de Pneumologia da instituição.

Classificações e tipos de pneumonia

A doença é classificada em pneumonia adquirida na comunidade – quando a transmissão ocorre na escola, no bairro ou entre os familiares, por exemplo. Geralmente são pacientes saudáveis. E há também a pneumonia adquirida em ambiente hospitalar – na maioria dos casos são secundárias a procedimentos operatórios, internamentos em unidade de terapia intensiva (UTI) ou pacientes com comorbidades, imunossuprimidos ou com neoplasias, como câncer.

Os tipos mais comuns de pneumonia são divididos em viral – causada por vírus – e bacteriana – provocada por uma bactéria. “No Pequeno Príncipe, o principal agente causador da doença é a bactéria Streptococcus pneumoniae, que causa tosse, febre e gemência [ato de gemer devido a problemas respiratórios]. Muitas pessoas confundem a pneumonia com a asma, principalmente se o paciente apresentar febre”, destaca o médico. O pneumologista também alerta para o diagnóstico precoce e correto, por meio de especialistas de confiança, já que a pneumonia tem tratamento.

Os sinais de alerta são os mesmos para a pneumonia bacteriana e viral, e incluem tosse, febre, dor no peito, dificuldade para respirar, mal-estar generalizado e secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Veja tambémQuando buscar um serviço de emergência?

Prevenção

Tanto a pneumonia viral quanto a bacteriana são transmitidas por secreções e/ou gotículas respiratórias de pessoas contaminadas e pelo ar. Uma das principais formas de prevenção é a vacinação, fundamental para evitar formas graves da doença. A vacina pneumocócica e a da gripe são os imunizantes recomendados para prevenir a pneumonia.

“É muito comum ocorrerem infecções mistas, de bactérias e vírus, por isso as vacinas são importantes, especialmente a combinação do imunizante da pneumonia e da gripe. A proteção é mais efetiva”, ressalta o especialista. Além da imunização, bons hábitos alimentares, como a ingestão de nutrientes adequados, a higiene correta das mãos e ambientes ventilados auxiliam na prevenção da doença.

  • Confira, no vídeo a seguir, tudo que você precisa saber sobre pneumonia:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3). 

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

 

 

+ Notícias

18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
Ver mais