Pesquisa busca desenvolver novo tratamento para doença de Parkinson - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pesquisa busca desenvolver novo tratamento para doença de Parkinson

Projeto, comandado pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe , propõe desenvolvimento de um nanomedicamento que impede o avanço da enfermidade
08/10/2021

A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico do movimento, progressivo e degenerativo, que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Conforme avança, a doença se torna cada vez mais incapacitante, tornando difícil ou impossível a realização de atividades diárias simples, como tomar banho ou vestir-se. Muitos dos sintomas da doença de Parkinson envolvem o controle motor, a capacidade de controlar seus músculos e movimentos. Essas alterações decorrem, principalmente, da morte de neurônios dopaminérgicos.

Estima-se que o custo mundial com medicamentos para essa doença esteja em torno de US$ 11 bilhões, sendo o tratamento cerca de três a quatro vezes mais caro para os pacientes em fase avançada da doença. Os tratamentos existentes são sintomáticos, ou seja, repõem parcialmente a dopamina que está faltando, mas não evitam o progresso da doença. O projeto de pesquisa liderado pela cientista e neurologista Katherine Athayde Teixeira de Carvalho e sua equipe, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, busca o desenvolvimento de um novo tratamento, capaz de impedir a morte dos neurônios, preservando assim a qualidade de vida dos pacientes e reduzindo os custos de tratamento.

“As células-tronco têm capacidade regenerativa e potencial de diferenciação. Evidências sugerem que o efeito terapêutico dessas células advém de produtos extracelulares, como os microRNAs. Diante disso, nosso estudo propõe uma terapia baseada em microRNAs. Os microRNAs que não apresentam efeitos tóxicos são incorporados em nanoemulsões e utilizados em testes pré-clínicos. A doença de Parkinson é induzida em ratos, e os animais são tratados por quatro a oito semanas com o nanomedicamento. Assim, espera-se o desenvolvimento de um nanomedicamento seguro para uma proposição futura de estudo clínico”, explica a pesquisadora. A nova terapia será testada por via nasal e endovenosa.

“Teremos três anos para desenvolver o projeto, ao final do qual esperamos contribuir com a oferta de um tratamento mais resolutivo, mais econômico e com resultados de mais qualidade de vida para os pacientes com doença de Parkinson atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza a cientista.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais