Pequeno Príncipe vai auxiliar em ações estratégicas no Paraná na área de biotecnologia em saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe vai auxiliar em ações estratégicas no Paraná na área de biotecnologia em saúde

Profissional da instituição foi convidada para integrar equipe que vai coordenar iniciativas para os próximos dez anos
26/11/2021

O Pequeno Príncipe passou a ter representação na construção das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmap Biotecnologia 2031. É uma iniciativa do Sistema Fiep, em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que busca definir ações para o desenvolvimento do Estado em diferentes segmentos. Entre eles, na área da saúde. A intenção é reunir especialistas para que, de forma compartilhada, discutam mudanças e tendências da economia, tecnologia e sociedade, a fim de antecipar impactos em âmbito global, nacional e local.

A pesquisadora Katherine Athayde Teixeira de Carvalho representará o Pequeno Príncipe.

O Complexo será representado pela pesquisadora do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e professora da Faculdades Pequeno Príncipe, doutora Katherine Athayde Teixeira de Carvalho. A profissional – que conta com vasta experiência nas áreas de Neurologia e Pediatria, com mestrado em Neurologia, doutorado em Processos Biotecnológicos e desenvolve estudos com células tronco e seus derivados –, foi convidada para coordenar o grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em Biotecnologia Aplicada à Saúde. “É uma honra participar dessa ação que vai integrar ainda mais a pesquisa no Paraná em busca de novos rumos para a saúde na próxima década”, destaca Katherine.

Para o Pequeno Príncipe, é um orgulho fazer parte dessa iniciativa. “Com uma história centenária, acreditamos que o futuro não é um lugar que estamos indo, mas um lugar que estamos criando. Ficamos muito felizes em integrar este seleto grupo de especialistas de diferentes instituições, líderes e visionários práticos que vão usar das suas expertises para discutir o futuro a partir de ações a curto, médio e longo prazo. É o Pequeno Príncipe colaborando com novos caminhos e colocando a ciência e a inovação em favor da vida e do progresso”, afirma a diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Neste processo, ao lado da pesquisadora Katherine, estão mais dois especialistas. O professor doutor Alexandre Paschoal, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UTFPR – campus Cornélio Procópio, que vai atuar para ativar redes de biotecnologia junto às indústrias; e o gerente de Desenvolvimento de Negócios no Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBNP), Lucas Rossetti, que estará responsável por organizar plataforma de recursos facilitando buscas em editais, fomento e mercado. “A ideia é que nós três trabalhemos juntos, cada um coordenando o seu grupo, para depois discutir, trazer ideias e avançar num polo de biotecnologia”, explica a pesquisadora do IPP.

As reuniões de articulação de iniciativas de biotecnologia aplicada à saúde serão sempre nas terceiras quintas-feiras de cada mês. Especialistas interessados em participar dos Grupos de Trabalho podem fazer a inscrição por aqui.

Sobre o Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmap Biotecnologia 2031
Lançado pelo Sistema Fiep, tem como propósito central mapear os caminhos de construção do futuro desejado para os próximos dez anos nas áreas da saúde, agronegócio e meio ambiente. Setores esses identificados como promissores para a indústria do Paraná.

Entre os objetivos definidos, estão:
– Revisitar as Rotas Estratégicas já existentes, buscando entender os caminhos já percorridos e quais novos caminhos precisam ser trilhados.
– Desenhar visões de futuro para os setores, as áreas e os segmentos selecionados como promissores para o estado.
– Identificar barreiras e fatores críticos de sucesso para o alcance das visões de futuro desejadas.
– Elaborar agenda convergente de ações de todas as partes interessadas para concentração de esforços e investimentos.
– Desenvolver indicadores para acompanhamento e monitoramento das ações expressas nos planos elaborados. Identificar tendências e tecnologias-chave para a indústria do Paraná.
– Elaborar mapas com as trajetórias possíveis e desejáveis para cada um dos setores, áreas e segmentos industriais portadores de futuro.
– Induzir a constituição de governança para cada rota com vistas a articular a caminhada conjunta rumo ao futuro desejado.

 

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais