Hospital resgata recursos captados ao projeto Pelo Direito à Vida III

Notícias

Pequeno Príncipe resgata recursos captados para projeto Pelo Direito à Vida III

O Termo de Fomento referente ao montante de R$ 8,2 milhões foi assinado em solenidade no Palácio Iguaçu e irá beneficiar cerca de dez mil pacientes
01/06/2022
resgate projeto Pelo Direito à Vida III
O Termo de Fomento firmado em solenidade no Palácio Iguaçu vai beneficiar cerca de dez mil pacientes no âmbito do projeto Pelo Direito à Vida III.

 

Na data em que se encerrou o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda, dia 31 de maio, o Pequeno Príncipe resgatou R$ 8,2 milhões referentes à terceira captação de recursos destinada ao projeto Pelo Direito à Vida III. O montante é oriundo da doação do Imposto de Renda feita por pessoas físicas e jurídicas que reconhecem o trabalho de referência realizado pelo Hospital em favor da saúde infantojuvenil.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR), que autorizou a captação de recursos pelo Pequeno Príncipe. A captação foi realizada em 2020, e neste momento o montante está sendo resgatado por meio de instrumento formal de parceria entre o Hospital e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

O Termo de Fomento firmado em solenidade no Palácio Iguaçu com o governador Carlos Massa Ratinho Junior vai beneficiar cerca de dez mil pacientes no âmbito do projeto Pelo Direito à Vida III, do Hospital. A iniciativa amplia assistência hospitalar e ambulatorial; formação e educação continuada dos profissionais de saúde; e fomenta a inovação e a pesquisa científica, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução da mortalidade infantil.

“O equilíbrio financeiro que conseguimos por meio do projeto Pelo Direito à Vida é essencial. Nós fazemos uso desses mecanismos de captação de recursos, especialmente da renúncia fiscal, que é o que permite que a gente mantenha a prestação de um serviço de altíssima qualidade para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Esse mecanismo legal de renúncia fiscal, via Banco de Projetos, produz um ganha-ganha: o doador, em vez de repassar o recurso para a Receita Federal, destina até 6% do Imposto de Renda (pessoa física) e até 1% (pessoa jurídica) para projetos sociais. Os projetos são realizados pelas organizações da sociedade civil, que fortalecem as políticas públicas de garantia de direitos de crianças e adolescentes, como é o caso do Pequeno Príncipe em relação à proteção integral dos direitos e, especialmente, direito à vida e à saúde.

Durante a solenidade, o governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou a importância do maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil para a sociedade. “O Pequeno Príncipe realiza um trabalho de excelência no cuidado da saúde da criança. Para nós, é uma honra fazer parte de mais esse momento tão importante para assegurar a manutenção dos serviços do Hospital, que é referência nacional e internacional e motivo de orgulho de todos os paranaenses”, finalizou.

tecnologia tyto
O TytoCare é um aparelho portátil que facilita o atendimento via telemedicina e foi considerado um destaque na solenidade.

 

Inovações em prol da saúde

Na solenidade, o diretor-corporativo falou para o governador sobre as inovações realizadas pela instituição em prol da saúde infantojuvenil, entre elas o TytoCare. A tecnologia foi trazida ao Brasil pela startup Tuinda Care, que é acelerada pelos hospitais Pequeno Príncipe (PR) e Sabará (SP). O aparelho portátil permite medir a temperatura e aferir a frequência cardíaca do paciente, fazer ausculta do coração, pulmões e região abdominal, além de gerar imagens da garganta, do ouvido e da pele. Ele é acompanhado de uma plataforma que registra os dados e imagens desses exames físicos feitos em casa ou unidades de saúde, os quais são transmitidos em tempo real para os médicos realizarem teleconsultas.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais