Pequeno Príncipe reinaugura Pronto-Atendimento do SUS - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe reinaugura Pronto-Atendimento do SUS

A estrutura física do Serviço foi ampliada com recursos de renúncia fiscal. Agora são dez consultórios reformados que darão ainda mais privacidade e conforto aos pacientes e profissionais
11/06/2021

Nesta sexta-feira, dia 11, o Hospital Pequeno Príncipe reinaugurou seu Pronto-Atendimento voltado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma visita da secretária municipal de saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, que conheceu as instalações revitalizadas, marcou o momento.

Totalmente reformado e ampliado, o Pronto-Atendimento ganhou mais 138m², passando para um total de 484m² com 10 consultórios para atender pacientes. “Toda essa ampliação e reforma do Pronto-Atendimento do Hospital Pequeno Príncipe, qualifica ainda mais a atenção às nossas crianças e adolescentes. Isso dá mais segurança para as equipes e para as famílias que têm tanto carinho por essa instituição”, destacou a secretária municipal de saúde de Curitiba, Marcia Huçulak.

A sala de espera também foi readequada, bem como a área onde ficam os leitos de observação, que ganharam mais espaço e banheiros adaptados. Com as mudanças, as crianças, adolescentes e seus familiares que aguardam e passam por atendimento ganham mais privacidade e conforto. A obra, executada em seis meses, foi concluída no fim do mês de maio e teve custo total de R$ 1,5 millhão. A maior parte dos recursos foi destinada ao Hospital por empresas e pessoas físicas, por meio da renúncia fiscal do Imposto de Renda.

“Para nós é uma grande alegria poder melhorar a estrutura voltada para o SUS. Acreditamos que direitos não são privilégios e que todas as crianças devem receber o melhor atendimento possível. Com o apoio de pessoas físicas e jurídicas, estamos conseguindo promover constantes melhorias na nossa estrutura”, afirma a diretora-executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Além da melhoria do espaço para os pacientes, “a nova estrutura tem uma arquitetura voltada para formação profissional: residentes da Pediatria e estudantes de outras escolas de medicina também vão atender os pacientes no local”, explica o diretor clínico do Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Sobre o Pronto-Atendimento SUS

O Pronto-Atendimento do Hospital Pequeno Príncipe voltado aos pacientes do SUS realiza, em média, 25 mil atendimentos por ano. Em 2020, em função da pandemia, o número teve uma significativa redução, passando para cerca de 12 mil. Nos primeiros cinco meses de 2021, já foram realizados quase 8 mil atendimentos.

Para ser atendido no Pronto-Atendimento SUS do Pequeno Príncipe, o paciente precisa vir encaminhado pelas unidades básicas de saúde ou prontos-atendimentos da rede pública (UBSs e UPAs).

Para mais 100 anos

A reforma do Pronto-Atendimento do SUS integra o projeto “Para Mais 100 Anos: Renovação da Estrutura Predial do HPP”. Aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), e apto a receber recursos de renúncia fiscal de pessoas físicas e jurídicas pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), o projeto prevê a renovação da estrutura predial do Hospital, para beneficiar a qualidade do atendimento, circulação e segurança dos pacientes, famílias, profissionais, estudantes e visitantes, aprimorando as condições para os serviços de saúde no presente e garantindo a longevidade da instituição.

Entre as outras obras previstas nesse projeto estão a substituição da cobertura do prédio antigo (Hospital César Pernetta), construção de rampa de acesso do térreo ao sexto andar, instalação de três elevadores de serviços internos, e revitalização do pátio central com rampas acessíveis.

+ Notícias

21/09/2023

Pequeno Príncipe e seu compromisso com a equidade e inclusão

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a instituição ressalta as adequações de acessibilidade nos espaços físicos e iniciativas para promover autonomia desse público
20/09/2023

Curitiba ganha data para celebrar Rei Pelé

Câmara Municipal aprova proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado pelo atleta
18/09/2023

Pequeno Príncipe celebra 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Instituída em 1973, a iniciativa é referência mundial de política pública em saúde e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
17/09/2023

Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital reforça que todas as crianças, adolescentes e acompanhantes precisam ser ouvidos
16/09/2023

Como ser doador de medula óssea?

Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em transplante de medula óssea em pacientes pediátricos, responde às principais dúvidas sobre esse ato de amor ao próximo
15/09/2023

Dia Municipal do Rei Pelé: proposta é aprovada em primeira instância

A iniciativa é uma reivindicação do Complexo Pequeno Príncipe e foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Marcelo Fachinello
Ver mais