Pequeno Príncipe reinaugura Pronto-Atendimento do SUS - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe reinaugura Pronto-Atendimento do SUS

A estrutura física do Serviço foi ampliada com recursos de renúncia fiscal. Agora são dez consultórios reformados que darão ainda mais privacidade e conforto aos pacientes e profissionais
11/06/2021

Nesta sexta-feira, dia 11, o Hospital Pequeno Príncipe reinaugurou seu Pronto-Atendimento voltado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma visita da secretária municipal de saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, que conheceu as instalações revitalizadas, marcou o momento.

Totalmente reformado e ampliado, o Pronto-Atendimento ganhou mais 138m², passando para um total de 484m² com 10 consultórios para atender pacientes. “Toda essa ampliação e reforma do Pronto-Atendimento do Hospital Pequeno Príncipe, qualifica ainda mais a atenção às nossas crianças e adolescentes. Isso dá mais segurança para as equipes e para as famílias que têm tanto carinho por essa instituição”, destacou a secretária municipal de saúde de Curitiba, Marcia Huçulak.

A sala de espera também foi readequada, bem como a área onde ficam os leitos de observação, que ganharam mais espaço e banheiros adaptados. Com as mudanças, as crianças, adolescentes e seus familiares que aguardam e passam por atendimento ganham mais privacidade e conforto. A obra, executada em seis meses, foi concluída no fim do mês de maio e teve custo total de R$ 1,5 millhão. A maior parte dos recursos foi destinada ao Hospital por empresas e pessoas físicas, por meio da renúncia fiscal do Imposto de Renda.

“Para nós é uma grande alegria poder melhorar a estrutura voltada para o SUS. Acreditamos que direitos não são privilégios e que todas as crianças devem receber o melhor atendimento possível. Com o apoio de pessoas físicas e jurídicas, estamos conseguindo promover constantes melhorias na nossa estrutura”, afirma a diretora-executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Além da melhoria do espaço para os pacientes, “a nova estrutura tem uma arquitetura voltada para formação profissional: residentes da Pediatria e estudantes de outras escolas de medicina também vão atender os pacientes no local”, explica o diretor clínico do Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Sobre o Pronto-Atendimento SUS

O Pronto-Atendimento do Hospital Pequeno Príncipe voltado aos pacientes do SUS realiza, em média, 25 mil atendimentos por ano. Em 2020, em função da pandemia, o número teve uma significativa redução, passando para cerca de 12 mil. Nos primeiros cinco meses de 2021, já foram realizados quase 8 mil atendimentos.

Para ser atendido no Pronto-Atendimento SUS do Pequeno Príncipe, o paciente precisa vir encaminhado pelas unidades básicas de saúde ou prontos-atendimentos da rede pública (UBSs e UPAs).

Para mais 100 anos

A reforma do Pronto-Atendimento do SUS integra o projeto “Para Mais 100 Anos: Renovação da Estrutura Predial do HPP”. Aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), e apto a receber recursos de renúncia fiscal de pessoas físicas e jurídicas pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), o projeto prevê a renovação da estrutura predial do Hospital, para beneficiar a qualidade do atendimento, circulação e segurança dos pacientes, famílias, profissionais, estudantes e visitantes, aprimorando as condições para os serviços de saúde no presente e garantindo a longevidade da instituição.

Entre as outras obras previstas nesse projeto estão a substituição da cobertura do prédio antigo (Hospital César Pernetta), construção de rampa de acesso do térreo ao sexto andar, instalação de três elevadores de serviços internos, e revitalização do pátio central com rampas acessíveis.

+ Notícias

03/02/2023

Gravidez na adolescência: quais são os riscos?

A gestação nessa fase, que compreende dos 10 aos 19 anos, gera uma série de consequências para a vida da mãe e do bebê
01/02/2023

Volta às aulas e a imunização de crianças e adolescentes

As medidas de higiene das mãos, etiqueta ao tossir e uso de máscara também auxiliam a evitar a disseminação de doenças
27/01/2023

Hanseníase: atenção aos sinais e sintomas auxilia diagnóstico

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de se buscar os serviços de saúde logo no aparecimento dos primeiros sinais e lembra que a doença tem cura
25/01/2023

Gastrosquise: diagnóstico é possível pelo ultrassom na gestação

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no tratamento cirúrgico da doença, que é uma malformação rara da parede abdominal ocasionada ainda na formação do feto
23/01/2023

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
20/01/2023

Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para o tema e sugere atitudes de pais e responsáveis para contribuir com seus filhos
Ver mais