Pequeno Príncipe recebe Prêmio ODM Brasil - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe recebe Prêmio ODM Brasil

Atividades desenvolvidas no Setor de Educação e Cultura levaram ao reconhecimento nacional
23/05/2014

O Hospital Pequeno Príncipe recebeu nesta sexta-feira, dia 23, o Prêmio ODM Brasil, por estar entre as principais instituições brasileiras que trabalham em prol do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000.

A cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O Complexo Pequeno Príncipe foi representado pelo seu diretor-corporativo, José Álvaro Carneiro; pela assessora de diretoria, Thelma Alves de Oliveira; e pelo coordenador do Setor de Educação e Cultura do Hospital (Educ), Claudio Teixeira.

O prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Educ com as crianças e adolescentes em tratamento no Hospital. Na entrega, além de ter participado de uma mostra com as outras 29 iniciativas premiadas, o Setor de Educação e Cultura foi apresentado ao público presente.

Para José Álvaro Carneiro, a conquista é extremamente gratificante. “Receber este prêmio num período em que estamos com a capacidade de atendimento 100% tomada, apenas reforça a importância desta instituição na vida das nossas crianças e adolescentes. É um orgulho especial para todos nós. O grande vencedor são as crianças e seus familiares, porque são eles que nos motivam”, afirmou.

A quinta edição do prêmio recebeu 1.090 inscrições. Desse total, 65 projetos foram selecionados, e as instituições responsáveis por eles receberam a visita de representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), encarregados da coordenação técnica. No processo de avaliação foram observados vários critérios, como o caráter inovador, possibilidade de tornar-se referência, perspectiva de continuidade, integração com outras políticas, e participação da comunidade.

A Região Sul do Brasil se destacou, com 11 iniciativas entre as finalistas. Dessas, ao lado do Setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe, também venceram: o Projeto de Atendimento à Criança e ao Adolescente – PACA, da Associação Fênix, de Curitiba, e o Projeto Crescer Conversando com Adolescentes, realizado pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos na Penitenciária Estadual de Maringá.

odm2Sobre o Setor de Educação e Cultura
O Setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe desenvolve atividades educativas e culturais voltadas às crianças e aos adolescentes hospitalizados. Elas são aliadas aos serviços médico-hospitalares, que são referência em todo o Brasil. As atividades educacionais garantem a continuidade do estudo durante o período de internação e facilitam o retorno à escola de origem. Acrescidas de música, teatro, oficinas de artes, e outras expressões artísticas, proporcionam um ambiente culturalmente estimulante aos meninos e às meninas em tratamento, promovendo o aprendizado e contribuindo para o bem-estar dos pacientes.

+ Notícias

31/08/2026

Ereção em crianças é normal?

Fenômeno é fisiológico e pode ocorrer desde antes do nascimento. Entenda por que acontece e quando se preocupar
28/08/2026

Dona Ety: 60 anos de dedicação, coragem e amor às crianças

Ao lado de seu companheiro de vida, o arquiteto Luiz Forte Netto, Ety da Conceição Gonçalves Forte ajudou a transformar a história do Pequeno Príncipe e da pediatria brasileira
24/08/2026

Quando levar a criança ao pediatra?

Consultas de rotina e atenção às mudanças no comportamento são importantes para cuidar da saúde em todas as fases da infância e da adolescência
17/08/2026

Conecta Criança 2026 reúne mais de 400 profissionais para atualização pediátrica

Evento do Pequeno Príncipe promoveu três dias de troca de conhecimento e experiências em otorrinolaringologia e fonoaudiologia pediátrica
17/08/2026

Qual é o jeito mais seguro para o bebê dormir?

Dormir de barriga para cima, em superfície firme e sem objetos ao redor, está entre as principais medidas para reduzir riscos
10/08/2026

Entenda os riscos do vírus sincicial respiratório (VSR) em bebês

Vacinação e medidas preventivas são fundamentais para reduzir o perigo de formas graves da doença na infância
Ver mais