Pequeno Príncipe realiza concurso cultural sobre higiene das mãos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe realiza concurso cultural sobre higiene das mãos

Colaboradores foram estimulados a refletir sobre o tema e a produzir um vídeo e cartazes que demostrassem de forma criativa a relevância do ato que pode ajudar a salvar vidas
02/03/2016

DSC_0022
“Uma, lava outra, lava uma; lava outra, lava uma mão”. Foi no ritmo de Arnaldo Antunes que iniciou a premiação do concurso cultural “Aprenda e pratique os 5 momentos da higienização das mãos”, do Hospital Pequeno Príncipe, na tarde de terça-feira, dia 1º. A animação dos participantes contagiou a todos antes mesmo da divulgação dos resultados.

Cerca de 100 colaboradores do Hospital, de diversos setores – Centro Cirúrgico, UTIs, Infectologia, Hemodiálise, Emergência, Laboratório, Centro de Vacinas, entre outros – se envolveram no desafio de produzir um vídeo ou uma peça gráfica relacionada à higiene das mãos. A comissão julgadora avaliou a adequação ao tema, a fidelidade às questões técnicas que envolvem os 5 momentos de higienização das mãos, a originalidade e a criatividade.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar, a infectologista Heloisa Giamberardino, o concurso buscou disseminar o conceito dos cinco momentos de higiene das mãos com o objetivo principal de proteger e garantir a segurança dos pacientes, bem como dos próprios colaboradores. “É uma forma de sensibilizar os nossos profissionais de saúde e fazer com que eles multipliquem essa ideia. No início, todos estavam tímidos em produzir, mas no fim, várias equipes foram contagiadas”, destacou.

No total, seis vídeos e 12 cartazes participaram da competição. Confira quem foram os vencedores:

DSC_0035Um empate fez com que dois cartazes fossem premiados. À esquerda, Carine Cristina dos Santos Baggio, da equipe de Transplante de Medula Óssea (TMO). Abaixo, a representante da colaboradora Laiane Priscila, do Posto 51.DSC_0037
“Ficamos felizes em participar do concurso pela motivação em transmitir a todos a importância dos cinco momentos da lavagem das mãos. Adoramos a ideia de repassar a mensagem por meio do aspecto lúdico, ainda mais no Hospital Pequeno Príncipe, que é pediátrico, e valoriza essa linguagem”, pontua a colaboradora Carine Cristina Baggio, do TMO.

DSC_0053A equipe do Centro Cirúrgico ganhou na categoria vídeo, no qual produziram uma paródia com a música “Lavar as Mãos”, de Arnaldo Antunes.
 “Nós temos a certeza de que, após a lavagem das mãos bem feita, quem será beneficiado é o paciente. Ele chega até nós e tem que levar o melhor de nós! Toda a equipe do Centro Cirúrgico foi motivada com esse concurso. Os profissionais conseguiram contagiar médicos e até os pais das crianças, mostrando que existe o álcool para eles utilizarem na higiene das mãos”, destaca a Irmã Lourdes Nogueira, profissional da enfermagem cirúrgica.

Veja o vídeo vencedor produzido pela equipe do Centro Cirúrgico do Hospital!

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais