Pequeno Príncipe promove primeiro workshop de videocirurgia pediátrica - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe promove primeiro workshop de videocirurgia pediátrica

O evento, realizado no Centro de Simulação Realística da instituição, reuniu médicos e residentes
11/11/2019
O aprimoramento de novas tecnologias, como a videocirurgia, é um dos objetivos do Centro de Simulação Realística do Hospital Pequeno Príncipe.

O Centro de Simulação Realística do Hospital Pequeno Príncipe promoveu, no dia 9 de novembro, o 1º Workshop de Videocirurgia Pediátrica. O curso foi ministrado pelos médicos Elisângela de Mattos, Fernando Amado e Karin Schultz com o objetivo de aprimorar habilidades e desenvolver técnicas.

O workshop surgiu da  necessidade de capacitar médicos e residentes da instituição em videocirurgia, uma tecnologia que já é muito utilizada no exterior. “Eu acho que todo o profissional da saúde tem que estar em constante busca de conhecimentos e aprimoramento de suas habilidades. Para isso acontecer de uma forma segura e supervisionada por outra pessoa, a simulação de uma cirurgia é a melhor opção. Por conta disso, o Hospital Pequeno Príncipe está buscando cada vez mais aperfeiçoar as habilidades dos seus profissionais com o intuito de proporcionar melhor atendimento a todos os seus pacientes”, relata a médica Elisângela de Mattos.

Com a presença de diversos médicos e residentes do Pequeno Príncipe, o workshop foi dividido em teoria e prática. “Acredito que é de extrema importância que residentes e outros profissionais participem desse tipo de atividade oferecida pelo Hospital, pois é uma maneira de conhecer outras áreas e se aprimorar nelas. Além disso, é interessante a ideia de que residentes participem desse tipo de simulação para que comecem a prática na máquina, e não direto no paciente, garantindo segurança para ambos os lados”, afirma o médico residente de cirurgia pediátrica, Aluísio Augusto Gadelha.

Para o diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, o Centro de Simulação Realística é a prova da preocupação da instituição com o treinamento e capacitação de suas equipes. “Assim, eles têm a junção da técnica com a prática. Isso é um ganho e uma vantagem para os médicos”, acrescenta.

Sobre o Centro de Simulação Realística do Hospital Pequeno Príncipe

O ambiente foi preparado com diferentes cenários relacionados à rotina hospitalar que permite aprimorar as habilidades técnicas dos profissionais de saúde, por meio de educação continuada. O Centro de Simulação Realística do Pequeno Príncipe conta com uma infraestrutura moderna, com equipamentos, mobiliários e materiais adquiridos com recursos captados por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e da Audi, que custeou a sala de videocirurgia pediátrica.

“Essa é uma metodologia de treinamento apoiada por tecnologias de alta complexidade que, por meio de cenários clínicos, replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo, com o aperfeiçoamento da qualidade técnica”, pontuou o intensivista pediátrico e coordenador do Centro de Simulação Realística do Pequeno Príncipe, Eduardo Gubert.

Os benefícios desse desenvolvimento tecnológico que vem mudando a realidade de diversos hospitais ao redor do mundo é a possibilidade de proporcionar um espaço seguro, mas também de aprendizado para os profissionais da saúde.

+ Notícias

02/12/2022

Mitos e verdades sobre convulsões

Distúrbio que provoca grande apreensão nos pais, as convulsões precisam de acompanhamento médico
29/11/2022

Dia de Doar: renúncia fiscal tem potencial de arrecadar até R$ 8 bilhões

Data criada há 20 anos nos Estados Unidos pretende fortalecer cultura de doações no Brasil. Doações via Imposto de Renda podem ser feitas até dia 29 de dezembro
25/11/2022

Hemodinâmica: cateterismo evita cirurgias de grande porte em neonatos

O serviço do Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em pediatria e, em 2021, realizou 297 cateterismos
24/11/2022

Pequeno Príncipe vence o Prêmio Líderes Regionais Paraná 2022

A instituição foi premiada na categoria ESG – Responsabilidade Social. O reconhecimento destaca empresas, organizações e empresários que contribuíram para o desenvolvimento do estado
23/11/2022

Câncer pediátrico: diagnóstico precoce pode salvar até 84% dos pacientes

Referência nacional no tratamento de doenças onco-hematológicas há meio século, Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre sintomas
21/11/2022

Pequeno Príncipe atua na prevenção da resistência aos antimicrobianos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,3 milhão de pessoas morram a cada ano devido aos efeitos dessa resistência  
Ver mais