Pequeno Príncipe participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Além de distribuir a cartilha “12 Princípios do Cidadão em Defesa das Crianças e dos Adolescentes”, Complexo oferece palestras para voluntários
06/08/2013

O Pequeno Príncipe foi uma das instituições que participaram da abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, no último sábado, na Praça Osório. O Complexo promoveu a distribuição da cartilha “12 Princípios do Cidadão em Defesa das Crianças e dos Adolescentes”, elaborada para conscientizar sobre a importância de combater e denunciar os abusos e os maus-tratos.

O Pequeno Príncipe integra o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade no Paraná, que envolve uma série de instituições comprometidas em mobilizar a sociedade civil e os governos para se alcançar, até 2015, oito metas socioeconômicas para reduzir a pobreza e em prol da educação, da saúde, do meio ambiente e do desenvolvimento – os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A Associação Eunice Weaver do Paraná, que promove a pesquisa científica e o atendimento médico, educacional e social a crianças e adolescentes, com prioridade aos filhos sadios de hansenianos, também faz parte do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e participou da abertura do evento com a distribuição de material informativo sobre a doença.

Amanhã (7), às 16h, a entidade promoverá uma palestra sobre a hanseníase na Associação Dikaion, em Piraquara. A especialista em hansenologia Dra. Nádia Almeida abordará o tema “Conscientização sobre Hanseníase”, tendo como foco o sexto objetivo do milênio para o apoio na eliminação da doença.

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, de 4 a 10 de agosto, é um período de conscientização e de mobilização para o exercício da cidadania por meio da prática da solidariedade, compreendendo uma série de atividades em todo o Brasil (veja a programação no Paraná http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/FreeComponent2013content220355.shtml).

Na abertura, a coordenadora nacional de Mobilização e coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal, afirmou que o objetivo do evento foi alcançado. “Nós estamos bem satisfeitos porque as instituições e organizações que fazem parte do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade Nós Podemos Paraná se comprometeram e estão presentes, e percebemos que está tendo uma mobilização e as pessoas estão se interessando pelo tema”, disse.

O Complexo Pequeno Príncipe integra o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade no Paraná desde 2006, pois a sua missão de promover a saúde da criança e do adolescente vai ao encontro da redução da mortalidade infantil, que é um dos “8 Jeitos de Mudar o Mundo” – como são chamados no Brasil os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Além da entrega da cartilha no sábado, ao longo desta semana (de 5 a 9) o Complexo oferece 15 palestras, no auditório de treinamento do RH, para cerca de 400 voluntários do Hospital, sobre as redes sociais (conceito, funcionamento, riscos e cuidados) e os “8 Jeitos de Mudar o Mundo”.

+ Notícias

22/09/2023

Onda de calor no Brasil: saiba como cuidar da saúde das crianças

Desidratação, cansaço, insolação e desconfortos respiratórios são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar
21/09/2023

Pequeno Príncipe e seu compromisso com a equidade e inclusão

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a instituição ressalta as adequações de acessibilidade nos espaços físicos e iniciativas para promover autonomia desse público
20/09/2023

Curitiba ganha data para celebrar Rei Pelé

Câmara Municipal aprova proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado pelo atleta
18/09/2023

Pequeno Príncipe celebra 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Instituída em 1973, a iniciativa é referência mundial de política pública em saúde e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
17/09/2023

Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital reforça que todas as crianças, adolescentes e acompanhantes precisam ser ouvidos
16/09/2023

Como ser doador de medula óssea?

Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em transplante de medula óssea em pacientes pediátricos, responde às principais dúvidas sobre esse ato de amor ao próximo
Ver mais