Pequeno Príncipe participa da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe participa da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil

O evento, programado para o dia 7 de maio, é organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
06/05/2020
A unidade de pesquisa do Complexo Pequeno Príncipe participa da ação compartilhando detalhes sobre alguns dos estudos previstos para o enfrentamento da COVID-19.

O Hospital Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe participam nesta quinta-feira, dia 7, da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. A manifestação tem por objetivo chamar a atenção de toda sociedade para a importância dos trabalhos científicos no enfrentamento da pandemia do coronavírus, além de sensibilizar a população, organizações governamentais e privadas para a necessidade dos investimentos voltados à pesquisa e à inovação.

A ação, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), conta com atividades que serão transmitidas durante todo o dia pelas redes sociais da entidade. A unidade de pesquisa do Complexo Pequeno Príncipe participa desse movimento compartilhando detalhes sobre alguns dos estudos previstos para o enfrentamento da COVID-19, incluindo a colaboração com o projeto “COVID Human Genetic Effort”, um esforço mundial de pesquisadores que buscam compreender, a partir da análise genética, por que algumas pessoas desenvolvem formas graves da doença mesmo sem ser do grupo de risco.

Em 2020, o movimento quer chamar a atenção para a importância da ciência no combate ao coronavírus, além de reforçar suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. “Vamos estar nesta ação divulgando a Marcha Virtual pela Ciência em entrevistas veiculadas em emissoras de rádio e também pela divulgação dos projetos de pesquisa já em andamento na instituição e que tratam da questão da COVID-19, tema abordado neste ano”, explica a diretora de Medicina Translacional do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Carolina Prando.

O canal da SBPC no YouTube já conta com mais de 200 vídeos de cientistas brasileiros. “Além de reforçar a importância de se investir em ciência e tecnologia, a marcha também é uma oportunidade para que as pessoas que não estão diretamente ligadas aos processos de desenvolvimento de ciência e tecnologia conheçam o que está sendo feito em seu país”, completa Carolina Prando.

“Além de reforçar a importância de se investir em ciência e tecnologia, a marcha também é uma oportunidade para que as pessoas que não estão diretamente ligadas aos processos de desenvolvimento de ciência e tecnologia conheçam o que está sendo feito em seu país”, fala a diretora de Medicina Translacional do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Carolina Prando.

Destaques

Confira os principais temas que serão reforçados durante a Marcha Virtual pela Ciência:

  • A importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas.

  • A crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular de recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitária e econômica.
  • O desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa.
  • A necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do país.

+ Notícias

29/09/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe é apresentado a vereadores de São José dos Pinhais

A unidade oferece atendimento integral e multiprofissional a pacientes com deficiência e doenças raras
29/09/2023

Pequeno Príncipe conta com um dos mais importantes centros brasileiros de cardiologia pediátrica

Neste Dia Mundial do Coração, o Hospital lembra que crianças e adolescentes não estão imunes a problemas cardíacos
27/09/2023

Livro “No Reino de Araucarilândia” inspira alunos do quinto ano do Colégio Positivo

Considerada lúdica e didática, a obra de autoria do diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, foi trabalhada em sala de aula e explorada na Feira do Conhecimento
27/09/2023

Qual é a importância do voluntariado em um hospital pediátrico?

Uma perspectiva especial sobre o trabalho voluntário no Pequeno Príncipe
27/09/2023

Doação de órgãos e tecidos: 219 pacientes foram transplantados em 2022

O Hospital Pequeno Príncipe é referência em transplantes em crianças e adolescentes e conta com estrutura e equipes altamente capacitadas para esses procedimentos
26/09/2023

Secretário de Desenvolvimento Social e Família visita o Hospital

Rogério Carboni elogiou a participação da instituição na eleição do CEDCA/PR
Ver mais