Pequeno Príncipe participa da celebração dos 80 anos da instituição parceira Associação Eunice Weaver do Paraná - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe participa da celebração dos 80 anos da instituição parceira Associação Eunice Weaver do Paraná

A união entre as duas organizações, ocorrida em 2012, possibilitará a construção do Pequeno Príncipe Norte no bairro Bacacheri, mediante a cessão do terreno pela AEW-PR e o investimento pela mantenedora do Hospital
29/10/2021

Na trajetória do Hospital Pequeno Príncipe e da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) há uma coincidência notável: as duas instituições fazem aniversário na mesma data, 26 de outubro. Neste ano, a comemoração dupla de 102 anos do Hospital e 80 anos da AEW-PR contou com a presença de representantes das diretorias das organizações em celebração na sede da Associação localizada no bairro Bacacheri. Esta convergência de histórias, que tem como ponto de partida essa data, em breve terá o seu fruto mais promissor: o Pequeno Príncipe Norte, a ser construído no terreno localizado na Região Norte de Curitiba, que foi cedido pela AEW-PR à mantenedora do Hospital, e contará com o investimento da organização Pequeno Príncipe.

“É uma alegria muito grande celebrar na mesma data os 80 anos da Associação Eunice Weaver do Paraná e os 102 anos do Hospital Pequeno Príncipe”, afirmou a diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro. “As histórias das duas instituições são histórias marcantes de batalhas pelas conquistas sociais. E esses anos históricos de atuação de ambas as organizações em prol da comunidade vão florescer em um campus integrado de saúde, pesquisa e ensino, com foco em assistência, cultura e multiplicação de conhecimento e inovação”, completou ela.

A parceria entre a Associação Eunice Weaver do Paraná e a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro foi firmada em 2012. Por meio dela, o terreno da AEW-PR foi cedido à Associação Hospitalar para a construção de um hospital-dia, de um hospital de alta complexidade, das sedes do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe, e de um jardim botânico, entre outras instalações no Pequeno Príncipe Norte. O empreendimento do Complexo alia premissas de contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade, e foi pensado de modo a evidenciar o respeito às ciências da vida.

Segundo o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, a expectativa é a de que as obras do Pequeno Príncipe Norte sejam iniciadas em 2022. Ele também ressaltou a oportunidade trazida por essa parceria para o desenvolvimento de projetos ambientais no terreno, que tem extensa área verde com mata nativa. “Em função de termos essa área, abrimos uma nova perspectiva para as ações ambientais do Pequeno Príncipe, que são modestas, do ponto de vista financeiro, mas significativas. E nesta semana, o Hospital ganhou mais um prêmio na área do meio ambiente, e isso é muito legal, pois foi esse espaço aqui que nos permitiu essa conquista”, observou ele.

Sobre a AEW-PR
A Associação Eunice Weaver do Paraná foi fundada em 1941 e, na mesma década, foi inaugurado no seu terreno o Educandário Curitiba, que recebia os filhos sadios de pessoas com hanseníase e funcionou até o fim da década de 1980. Com o passar do tempo e com o fim do educandário – respeitando as novas políticas governamentais que colocaram um ponto final no isolamento compulsório de pessoas com a doença –, a organização ampliou o seu escopo de atuação, acompanhado de novas finalidades estatutárias.

Hoje, a AEW-PR, por acreditar na força do trabalho em rede, firma parcerias com outras instituições, como o Pequeno Príncipe. Sua atuação tem como objetivo criar, implementar, organizar, promover e apoiar iniciativas que visem à promoção da saúde, da educação, da cultura, das manifestações artísticas, do meio ambiente ecologicamente equilibrado e da assistência social para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência e grupos ligados à história da hanseníase.

O evento desta semana contou com a presença de representantes históricos da Associação, como Gilberto Guimarães Monastier e Julieta Carnasciali Miró, filha de Juril de Plácido e Silva Carnasciali, que por décadas (de 1971 a 2012) presidiu a instituição. Para ela, há muitos motivos para celebrar o resultado da parceria entre a AEW-PR e o Pequeno Príncipe. “Foram muitos anos de uma luta forte, intensa e longa para manter essa área maravilhosa para uma finalidade social. O Hospital é uma instituição centenária, respeitada não somente aqui, mas no Brasil e fora do país também. Então, a minha mãe sentiu que o sonho dela de ajudar teria uma continuidade. Eu fico muito feliz por saber que, de alguma forma, ela pôde colaborar muito para que isso se materializasse”, concluiu Julieta.

Clique abaixo e confira o vídeo sobre o evento.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais