Pequeno Príncipe incentiva a doação de órgãos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Pequeno Príncipe incentiva a doação de órgãos

    Para muitas crianças e adolescentes, o transplante é a única alternativa de vida
    12/02/2016

    Doar órgãos é um ato de compaixão. O Hospital Pequeno Príncipe incentiva o engajamento da sociedade nesta causa que ajuda a salvar milhares de vidas. Os dados, porém, são alarmantes. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), 70% dos potenciais doadores não têm seus órgãos doados. Entre os motivos, está a não aceitação familiar, geralmente causada pelo desconhecimento e desconfiança nos casos de morte cerebral, por exemplo. Diante disso, é fundamental que o doador manifeste para a família a sua vontade de doar órgãos. No caso de crianças e adolescentes, os pais são os responsáveis por tomar essa decisão que pode beneficiar outras famílias.

    De acordo com a cardiologista pediátrica do Pequeno Príncipe, Rita de Cássia Silva, para muitas crianças e adolescentes a doação é a única alternativa de vida. “Depois de passarem por diversos procedimentos, pacientes graves têm apenas o transplante como solução”, relata a médica. “Por isso, é tão importante doar órgãos”, complementa.

    Apesar da lista de crianças e adolescentes na espera por um órgão ser menor que a dos adultos, casos pediátricos enfrentam uma dificuldade ainda maior para a realização dos transplantes. “É mais difícil, porque no transplante coração, por exemplo, o peso e a idade do doador deve ser compatível ou aproximada a do receptor”, ressalta a cardiologista. “Na infância, o tamanho e o peso mudam com mais frequência”, aponta.

    Maria Isabela Cordeiro, de 10 anos, passou por um transplante de coração no Hospital Pequeno Príncipe em 2014. “Eu estou muito feliz porque me recuperei do procedimento, fiz todos os exames e estou bem”, comemora a menina. Ela também deixa um apelo: “se você puder, doe órgãos, doe vida e doe amor”. Paulo Otávio, de 15 anos, também foi submetido a uma cirurgia de transplante e ganhou um novo fígado há quatro anos. Para ele, todo dia é dia de comemorar a vida. “Tenho conquistas pessoais que não poderiam ter acontecido sem o transplante. No ano passado fui campeão de artes marciais na minha cidade (Florianópolis). Por isso, sou muito grato”, ressalta. Em 2015, o Hospital Pequeno Príncipe realizou 180 transplantes. Deles, dois foram de coração, cinco de fígado, 21 de medula, 14 de rim e 138 de tecidos.

    CIHDOTT
    O Hospital Pequeno Príncipe mantém a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Composta por um grupo multiprofissional, a comissão tem como responsabilidade contatar a família do paciente com morte encefálica, explicar como funciona a doação de órgãos, quais os benefícios que ela gera e como os familiares devem proceder para autorizar. Com o trabalho da CIHDOTT, o processo de doação funciona de maneira mais ágil e eficiente, além de atuar de acordo com os parâmetros éticos e morais.

    + Notícias

    18/04/2024

    Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

    O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
    16/04/2024

    COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

    Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
    11/04/2024

    Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

    Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
    08/04/2024

    Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

    Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
    07/04/2024

    Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

    O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
    02/04/2024

    TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

    A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
    Ver mais