Pequeno Príncipe inaugura o Parque das Esculturas – Ciências para a Vida - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe inaugura o Parque das Esculturas – Ciências para a Vida

O espaço, que em breve será aberto ao público, reúne obras da escultora Elizabeth Titton e de outros importantes artistas
29/06/2021
O Parque das Esculturas – Ciências para a Vida é uma importante contribuição do Pequeno Príncipe à sociedade curitibana.

Curitiba ganhou um novo espaço ao ar livre e com esculturas de aço de grandes proporções. A área, batizada como Parque das Esculturas – Ciências para a Vida, inaugurada no dia 26 de junho, está localizada no terreno que vai abrigar o Pequeno Príncipe Norte, no bairro Bacacheri, e será aberta para visitação pública em breve.

O Parque das Esculturas reúne 21 peças da exposição “Muirapiranga”, doadas pela escultora Elizabeth Titton, além das obras “Tigre esmagando a cobra”, do artista paranaense João Turin, e “Passagem”, do escultor Alfi Vivern, nascido na Argentina e radicado no Brasil. “Cuidar da saúde é também cuidar da alma. E a arte é uma das formas de trazermos esse cuidado”, pontua José Álvaro da Silva Carneiro, diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe.

José Álvaro da Silva Carneiro, diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, e Ety Cristina Forte Carneiro, diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe: “Cuidar da saúde é também cuidar da alma. E a arte é uma das formas de trazermos esse cuidado”, reitera José Álvaro.

Muirapiranga é o nome de uma árvore amazônica, de madeira vermelha e muito similar ao pau-brasil. Com grandes dimensões e formas que remetem à natureza, as obras criadas pela artista são feitas em aço corten. Esse tipo de material tem propriedades anticorrosivas e garante três vezes mais resistência que o aço comum. As peças parecem portais e obeliscos, ou seja, dialogam perfeitamente com o ambiente em que estão expostas agora. “Como artista, agradeço ao Pequeno Príncipe por ter esta visão de como a arte é parte da vida; precisamos de comida para alimentar o corpo, o cérebro com conhecimento e a alma com arte”, diz Elizabeth Titton. As obras foram expostas, em 2019, no Complexo Cultural Funarte São Paulo.

Em breve, o Parque das Esculturas – Ciências para a Vida vai se tornar uma nova opção de lazer para quem vive na capital paranaense. “Ter a exposição da Elizabeth Titton enriquecendo nosso jardim das esculturas é extremamente inspirador e um legado que o Pequeno Príncipe está deixando para a comunidade”, destaca Ety Cristina Forte Carneiro, diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe.

A inauguração foi realizada no dia 26 de junho.

 

O Pequeno Príncipe Norte
O Parque das Esculturas está localizado no terreno que vai abrigar o Pequeno Príncipe Norte, situado no bairro Bacacheri, em Curitiba. O projeto prevê a construção de um hospital de alta complexidade, de um hospital-dia, das sedes do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe, além de um jardim botânico, entre outras instalações. O empreendimento alia premissas de contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade – adotadas para a elaboração e a execução dos projetos – e foi pensado de modo a evidenciar o respeito às ciências da vida.

As futuras instalações do Pequeno Príncipe Norte vão ser construídas na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). Julieta Carnasciali Miró, filha de Juril Carnasciali – presidente de honra da Associação (em memória) –, também esteve presente na inauguração do Parque das Esculturas e falou sobre o espaço ter a função de servir a população. “Tenho certeza que ela sabia que estava passando a AEW-PR para alguém que iria cuidar. Fico muito feliz de ver que isso vai se materializar com a construção do Complexo”, conta Julieta.

O Parque das Esculturas está localizado no terreno que vai abrigar o Pequeno Príncipe Norte, situado no bairro Bacacheri, em Curitiba.

+ Notícias

29/06/2026

Como lidar com as expectativas e frustrações das crianças na Copa do Mundo?

A vivência do evento esportivo pode transformar-se em uma experiência educativa
22/06/2026

O que fazer quando o bebê tem cólica?

Na maioria dos casos, esse é um quadro transitório e melhora naturalmente com o crescimento
15/06/2026

O que fazer quando a criança é picada por formiga?

Dor, vermelhidão e coceira são os sintomas mais comuns, mas algumas espécies podem provocar reações alérgicas graves
05/06/2026

Saúde Única: por que saúde humana, animal e ambiental estão conectadas?

No Complexo Pequeno Príncipe, essa visão orienta iniciativas que buscam promover saúde com compromisso com as futuras gerações
02/06/2026

18.ª Noite dos Chefs celebra solidariedade em prol da saúde infantojuvenil

O evento se consolidou como uma das mais tradicionais iniciativas beneficentes da instituição
01/06/2026

Cor da secreção nasal: o que pode indicar em crianças e adolescentes

Mudanças no aspecto do muco podem sinalizar desde irritações simples até infecções respiratórias
Ver mais