Pequeno Príncipe forma a primeira turma de residência em pediatria com duração de três anos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe forma a primeira turma de residência em pediatria com duração de três anos

Instituição é uma das cinco pioneiras no Brasil a oferecer o programa com ampliação de um ano na qualificação profissional
24/02/2017
Pioneiro na residência em pediatria de 3 anos, o Pequeno Príncipe formou novos médicos ainda mais comprometidos com a assistência global às crianças.

Uma noite memorável e histórica. Assim foi a entrega dos certificados de conclusão de curso para a primeira turma de residência em pediatria do Pequeno Príncipe com qualificação ampliada para três anos. O evento, realizado na Associação Médica do Paraná na noite desta quinta-feira, dia 23, reuniu profissionais responsáveis pelo acompanhamento dos alunos durante a residência no Hospital, familiares dos formandos e autoridades da área médica.

Com a ampliação de um ano nessa residência, os futuros pediatras passam a receber um maior conhecimento para uma assistência global às crianças. Destaque para a intensificação do aprendizado nas áreas de psiquiatria infantil, nutrologia, especialidades cirúrgicas, liderança, genética, além da realização do pré e pós-cirúrgico. Em 2019, os três anos de residência em pediatria serão obrigatórios a todas as instituições de ensino e saúde.

“Em 2014 nós acreditamos que esse um ano a mais para a formação dos nossos profissionais faria toda a diferença e, por isso, fomos, juntamente com outros cinco hospitais do Brasil, os primeiros a oferecer a ampliação do programa. O resultado foi tão positivo que hoje somos o único hospital exclusivamente pediátrico do país a ter 100% de adesão na prova de título de especialista em pediatria e 100% de aprovação”, comemorou o supervisor dos programas de Residência Médica em Pediatria do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horário de Souza Costa Júnior, que na cerimônia também representou a Sociedade Paranaense de Pediatria.

Além dos formandos no Programa de Residência em seis áreas de especialidades pediátricas, também receberam certificados os médicos que concluíram os Cursos de Especialização em Saúde da Criança e do Adolescente do Hospital Pequeno Príncipe e Faculdades Pequeno Príncipe. “Todos os 53 profissionais receberam uma formação diferenciada e exclusiva alicerçada em valores de uma instituição com 97 anos, que preza pela integralidade e humanização no cuidado, aprimoramento técnico-científico, interação com a família, equidade e inovação na assistência”, destacou o Diretor de Assistência do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Giamberardino Filho, que representou a presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, Ety Gonçalves Forte.

O coordenador de Ensino e Pesquisa do Pequeno Príncipe, Antonio Ernesto da Silveira, ressaltou a importância de os profissionais levarem para a vida os ensinamentos humanitários.  “Hoje quero falar de coração. Mas não coração que é matéria, e sim que é sentimento, atenção e humildade. Esse coração que vai fazer com que vocês sejam profissionais humildes. Sei que serão médicos humanizados e, com certeza, serão muito felizes”, declarou.

Os formandos dos programas de Residência Médica e dos Cursos de Especialidades em Doenças da Criança e do Adolescente.

Residência médica
Há mais de 50 anos, o Pequeno Príncipe é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer o Programa de Residência Médica. Berço da Pediatria no Paraná, recebe desde 1935 estudantes de Medicina, quando abriu as portas para os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal. Além disso, a instituição desempenha papel fundamental na formação de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da área de saúde.

+ Notícias

21/03/2025

Qual é a importância de ter um hobby desde a infância?

Criar um ambiente onde a criança possa explorar diferentes interesses, sem pressão, mas com incentivo, é um passo importante para o desenvolvimento integral
14/03/2025

Quais são os marcos do desenvolvimento infantil?

Identificar padrões esperados e possíveis atrasos é essencial para o crescimento saudável das crianças
05/03/2025

Pequeno Príncipe brilha no Carnaval de Curitiba

Emoção e encanto tomaram conta da avenida com a homenagem ao Hospital e participação dos profissionais
28/02/2025

Pequeno Príncipe celebra a formatura de 73 residentes

A entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica reuniu 350 pessoas em uma noite de comemoração
28/02/2025

A importância do acesso a exames genéticos nas doenças raras

Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo convivem com alguma doença rara, das quais 72% têm origem genética, e em 75% dos casos os primeiros sinais aparecem ainda na infância
20/02/2025

Qual é o papel da figura paterna na vida de um filho?

Bebês cujos pais são presentes e participativos desenvolvem habilidades sociais mais rapidamente
Ver mais