Pequeno Príncipe é um dos vencedores do Prêmio ODM Brasil - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe é um dos vencedores do Prêmio ODM Brasil

Cerimônia de premiação de projetos contemplados na ação do governo federal ocorrerá no dia 23 de maio, em Brasília
08/04/2014

Atividade educacional no leitoO Hospital Pequeno Príncipe é um dos vencedores da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, que contempla, incentiva, valoriza e dá visibilidade a projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O trabalho desenvolvido no Setor de Educação e Cultura da instituição foi uma das 30 práticas contempladas.

A definição dos ganhadores ocorreu na semana passada e foi feita por um júri formado por 16 especialistas de todo o país, após uma reunião realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A cerimônia de premiação, por sua vez, ocorrerá em Brasília, no dia 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004. É uma iniciativa do governo federal – coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República –, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Na quinta edição da premiação, foram inscritos 1.090 projetos. Desses, 804 eram de organizações e 286 de prefeituras. Do total, 65 foram selecionados como finalistas. As instituições que os desenvolveram foram visitadas por membros de um comitê técnico, formado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.

Durante o processo de avaliação, foram considerados vários critérios. Entre eles estavam o caráter inovador; a possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; a perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas, e a participação da comunidade. Das 65 iniciativas finalistas, 11 eram da região Sul. Entre os vencedores estão três do Paraná (os outros dois foram a Associação Fênix, de Curitiba, e um projeto da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos realizado na Penitenciária Estadual de Maringá).

Sobre o Setor de Educação e Cultura
O Setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe desenvolve diversas atividades educativas e culturais voltadas às crianças e aos adolescentes atendidos na instituição. Elas são aliadas aos serviços médico-hospitalares, que são referência em todo o Brasil. Cada ação musical, teatral ou de ensino, por exemplo, proporciona um ambiente culturalmente estimulante aos meninos e às meninas em tratamento, oferecendo aprendizado e contribuindo para o bem-estar dos pacientes.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais