Pequeno Príncipe é o melhor do mundo em Resiliência Climática

Notícias

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
03/11/2025
Resiliência Climática
Hospital Pequeno Príncipe é reconhecido como melhor do mundo em Resiliência Climática.

Pelo quinto ano consecutivo, o Hospital Pequeno Príncipe foi reconhecido no programa internacional Health Care Climate Challenge, com o Climate Action Award 2025. Neste ano – pela terceira vez – ficou na posição Gold, a máxima na categoria Resiliência Climática. Promovida pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (GGHH) e pela Health Care Without Harm, a premiação foi entregue durante o 18.º Seminário Hospitais Saudáveis, realizado entre os dias 28 e 30 de outubro, em São Paulo.

O Desafio Saúde pelo Clima reúne instituições de saúde de todo o mundo comprometidas com a ação climática em três pilares essenciais: liderança, mitigação e resiliência climática. A mitigação está voltada à redução das emissões de gases de efeito estufa, enquanto a resiliência climática diz respeito à capacidade das organizações de se preparar e responder aos impactos das mudanças do clima e a eventos extremos.

Participação do Hospital em debates e iniciativas sobre o clima

O Seminário é um dos principais eventos na área da saúde que precedem a COP 30, reunindo profissionais do setor para vocalizar o tema e reforçar o manifesto ‘Clima é Saúde, Saúde é Clima’, que será entregue às autoridades globais durante a Conferência, em Belém. O Hospital foi representado pela engenheira ambiental Jéssica Lazarotto e pelo técnico em Biotecnologia e Bioprocessos Matheus Henrique de Lima, integrantes da equipe de Meio Ambiente.

Durante o evento, o Pequeno Príncipe também apresentou o artigo Vantagens do Mercado Livre de Energia para o Hospital Pequeno Príncipe: uma Perspectiva de Sustentabilidade e Economia”, exposto em formato de banner. “Foi um encontro muito potente, com uma programação que abordou temas fundamentais como plásticos, energia e resíduos”, destacou Jéssica.

A vice-diretora de Infraestrutura e Serviços Diagnósticos, Daisy Schwarz, disse que a conquista reflete o compromisso coletivo e contínuo de toda a instituição. “Cada prêmio é resultado do trabalho de uma equipe dedicada e comprometida em transformar práticas em resultados. A sustentabilidade é um valor transversal no Pequeno Príncipe e está no nosso jeito de cuidar, inovar e pensar o futuro”, valorizou.

Reconhecimento internacional

O Pequeno Príncipe é presença constante entre as instituições premiadas no Health Care Climate Challenge, conquistando reconhecimento internacional pelo quinto ano consecutivo:

  • 2021 – Eficiência Energética (Silver)
  • 2022 – Resiliência Climática (Silver)
  • 2023 – Liderança Climática (Gold)
  • 2024 – Resiliência Climática (Gold)
  • 2025 – Resiliência Climática (Gold)

Premiação reforça compromisso ambiental do Pequeno Príncipe

De acordo com o secretário-geral da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, José Álvaro da Silva Carneiro, o reconhecimento destaca o Pequeno Príncipe como referência internacional em sustentabilidade na saúde, alinhado ao conceito de Saúde Única, que integra o bem-estar humano, ambiental e animal.

Outro ponto enfatizado pelo secretário é que a premiação reforça o compromisso da instituição com a redução de emissões, o uso responsável de recursos e a preparação para os desafios climáticos, além de legitimar e fortalecer as ações e metas da Política Ambiental.

“Essa conquista chega em um momento muito especial, às vésperas do lançamento da Política de Biodiversidade do Complexo Pequeno Príncipe, que abrangerá o Hospital, o Instituto de Pesquisa e as Faculdades, ampliando ainda mais o nosso olhar sobre o futuro”, afirmou José Álvaro.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagramLinkedInYouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
Ver mais