Pequeno Príncipe conquista Residência Multiprofissional - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Pequeno Príncipe conquista Residência Multiprofissional

    Credenciamento de 33 vagas em quatro áreas amplia formação de profissionais de Saúde na instituição
    12/12/2012

    Após rigoroso processo de análise por parte dos ministérios da Saúde e da Educação, o Complexo Pequeno Príncipe obteve credenciamento e vai oferecer 33 vagas de Residência Multiprofissional em 2013, para estudantes formados nas áreas Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Psicologia.

    “A autorização torna o Pequeno Príncipe um centro ainda mais completo de formação de profissionais de Saúde”, afirma Izabel Meister Coelho, coordenadora Comissão de Residência Multiprofissional.

    Referência em saúde infantojuvenil, o Pequeno Príncipe oferece há 35 anos residência em áreas médicas (são 14 no total, entre elas pediatria, cardiologia e UTI). O Complexo atua em três eixos: assistência (com o Hospital), ensino (Faculdades) e Pesquisa (Instituto). “A residência é o que mais aproxima a assistência do ensino”, resume Izabel.

    A maior parte (24) das novas vagas será oferecida para Enfermagem. O processo seletivo dos estudantes deverá ser aberto em janeiro. Os selecionados começarão as atividades em março do ano que vem.

    Os cursos têm nível de especialização e duração de dois anos, ao longo dos quais haverá cerca de cinco mil horas de formação. Os residentes do programa receberão bolsas de estudo, pagas pelo Ministério da Educação, no valor de R$ 2.338,00 por mês.
    Até conceder o credenciamento os ministérios fazem um pente-fino na instituição, analisando infraestrutura, corpo docente e condições de ensino. Muitas escolas não conseguem atender as exigências.

    Um dos principais itens apurados pelo MEC é que os profissionais atuem em toda a rede de Saúde – e não apenas dentro do hospital. “Eles irão passar pelas Unidades de Saúde de Curitiba e de São José dos Pinhais [parceiro no projeto], pela rede hospitalar e pelos ambulatórios”, diz Izabel. “O objetivo é formar profissional para trabalhar com crianças e adolescentes em toda rede de atenção, promoção, prevenção, assistência e reabilitação.”
    Izabel acredita que haverá intensa disputa pelas vagas de Residência Multiprofissional. Além da bolsa atraente durante o curso, há uma grande demanda de profissionais que se formam nas quatro áreas – só em Curitiba são 13 escolas de nível superior em Enfermagem.

    “Nossa intenção é ampliar cada mais mais, e com muita qualidade, o cuidado e proteção à criança e ao adolescente”, afirma Ety Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe.

    + Notícias

    18/05/2026

    Violência atinge principalmente a primeira infância 

    Levantamento do Hospital Pequeno Príncipe aponta que maioria das crianças atendidas tem até 6 anos; saiba como agir e proteger
    07/05/2026

    Quando é indicada medicação para TDAH em crianças e adolescentes?

    Principais opções, funcionamento e efeitos do medicamento
    26/04/2026

    Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe completa 20 anos

    Com apoio de Pelé, iniciativa aposta na pesquisa científica como caminho para avançar no cuidado infantil
    24/04/2026

    Tirzepatida para crianças e adolescentes: quando é indicada?

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a nova opção terapêutica, a partir dos 10 anos de idade, para casos de diabetes tipo 2
    22/04/2026

    Qual é a forma correta de iniciar a introdução alimentar?

    Mais do que uma mudança na rotina, essa fase influencia a nutrição e como a criança se relaciona com a comida ao longo da vida
    13/04/2026

    Cuidados com o coto umbilical do bebê

    Apesar de exigir atenção, a higienização é simples e faz parte da rotina nos primeiros dias do recém-nascido
    Ver mais