Pequeno Príncipe apoia luta pela valorização dos hospitais filantrópicos e das Santas Casas - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe apoia luta pela valorização dos hospitais filantrópicos e das Santas Casas

Esta terça-feira foi marcada pelo Dia D Nacional do Movimento Acesso à Saúde, com uma mobilização em Brasília, na Esplanada dos Ministérios
04/08/2015

Post_CampanhaO Complexo Pequeno Príncipe apoia o Movimento Acesso à Saúde, que luta pelo reconhecimento da importância dos hospitais filantrópicos e das Santas Casas do Brasil. E nesta terça-feira, dia 4, a mobilização foi marcada pelo Dia D Nacional da campanha, com uma manifestação pacífica na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. No fim da tarde, foi realizada uma reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, na Câmara dos Deputados. O Pequeno Príncipe foi representado nos atos pela assessora especial Thelma Alves de Oliveira.

“Essa é uma importante oportunidade de aproximação com os parlamentares em busca de melhorias para as instituições filantrópicas de saúde”, ressalta o diretor corporativo do Complexo, José Álvaro da Silva Carneiro. “A situação enfrentada por entidades como o Hospital Pequeno Príncipe é grave. Temos mantido nosso atendimento de qualidade aos pacientes, porém não recebemos recursos financeiros necessários para cobrir o custo dos serviços. E para complicar o quadro, ainda sofremos com constantes atrasos no repasse de verbas públicas”, completa.

Os hospitais filantrópicos e as Santas Casas brasileiros buscam de forma emergencial a garantia do equilíbrio econômico nos contratos firmados com o Sistema Único de Saúde (SUS), já que o prejuízo de custeio do processo de assistência está na casa de R$ 10 bilhões ao ano. Além disso, pedem o estabelecimento de uma política de saneamento financeiro das instituições. O endividamento do setor, contraído em nome da manutenção do sistema público de saúde, já está na casa de R$ 21,5 bilhões.

Atualmente, a rede hospitalar de Santas Casas e instituições de saúde filantrópicas conta com 1.753 hospitais em todo o Brasil, onde atuam 140 mil médicos autônomos e são gerados 480 mil empregos diretos. Ao todo, são 126.883 leitos para internamento de pacientes do Sistema Único de Saúde e são realizados por ano mais de 240 milhões de atendimentos ambulatoriais. No Paraná, os filantrópicos somam 53% das internações pelo SUS, índice que passa para 63% quando se trata de internações de alta complexidade.

Campanha
A campanha “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo” é promovida pelo Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS, com correalização da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). O Dia D Municipal da iniciativa foi realizado em junho e o Dia D Estadual, em julho. Ambos contaram com o importante apoio da sociedade.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais