Pequeno Príncipe completa 103 anos

Notícias

Pequeno Príncipe: 103 anos pautado pelo cuidado integral e excelência técnica

Filantrópica, a instituição celebra aniversário como um dos melhores hospitais pediátricos do mundo, de acordo com o ranking elaborado pela revista Newsweek  
26/10/2022
Pequeno Príncipe
Aos 103 anos, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a sua atuação como centro de diagnóstico e tratamento focado em inovação, humanização e multiplicação do conhecimento

Por sua assistência pioneira em saúde infantojuvenil, excelência técnico-científica, multiplicação do conhecimento e atenção humanizada, o Hospital Pequeno Príncipe se tornou referência nacional. Neste 26 de outubro, data que marca seu 103.º aniversário, a instituição tem inúmeros motivos para celebrar. Pela segunda vez eleita um dos melhores hospitais pediátricos do mundo – sendo o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina – em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek, a instituição aplica um modelo no qual a assistência, o ensino e a pesquisa andam de braços dados.

O reconhecimento que ultrapassou formalmente as fronteiras do Brasil é consequência de estratégias que ecoam em cada um dos pilares da instituição: o investimento em pesquisa (base para a atuação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe), a difusão do conhecimento respaldado pela ciência (base para a atuação da Faculdades Pequeno Príncipe) e a visão de que a saúde é um direito humano, obrigatoriamente acessível a todos (base para a atuação do Hospital Pequeno Príncipe).

Por isso, essa data também marca um agradecimento a todos que contribuem para a instituição ser um dos melhores lugares do mundo para cuidados em saúde infantojuvenil. “Quem sustenta a rotina do Hospital, quem traz resultados assistenciais e de sustentabilidade, quem doa seu conhecimento e afeto para cuidar, curar ou docemente consolar são os nossos profissionais. Com vínculo afetivo andando de mãos dadas ao conhecimento técnico, eles agem feito anjos sabidos”, agradece a presidente voluntária da mantenedora do Hospital, Ety da Conceição Gonçalves Forte, que consolidou a instituição como referência no cuidado às crianças e aos adolescentes no país.

Pequeno Príncipe
O Hospital está em constante inovação de suas práticas assistenciais e de sua estrutura, visando a proporcionar um atendimento de qualidade e com equidade.

 

Centro completo de diagnóstico e tratamento

Pioneiro no atendimento a crianças, o Hospital Pequeno Príncipe atua há 103 anos transformando vidas por meio de atendimentos realizados com excelência técnico-científica e cuidado humanizado. Referência em tratamentos de média e alta complexidade, o Hospital tem 378 leitos, sendo 68 deles em UTIs, e realiza pelo menos 60% dos seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um centro completo de diagnóstico e tratamento, e oferece 35 especialidades médicas, que contam com equipes multiprofissionais especializadas.

O diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, ressalta que oferecer uma estrutura para a alta complexidade é uma escolha que a instituição faz por acreditar na ciência e por ter valores como a equidade e a solidariedade no seu DNA. “Somos uma instituição hospitalar especializada em pediatria, com ênfase em doenças de alta complexidade. Para manter a qualidade na assistência, há necessidade da prática de uma medicina de precisão, seja para o diagnóstico ou para o tratamento. Em nossos valores, além da defesa da ciência, defendemos a equidade, a solidariedade e o humanismo. Neste sentido, investir nas pessoas representa nosso motivo existencial”, declara.

“Jeito de Ser e Fazer Pequeno Príncipe”

Mais de 80% dos pacientes do Pequeno Príncipe são menores de 12 anos, e cerca de 58% estão na primeira infância. Para cuidar bem da saúde de crianças e diminuir a preocupação de seus familiares, o atendimento precisa ser cada vez mais humanizado. E esse é um diferencial que repercute em cada profissional que atua na instituição, conhecido como o “Jeito de Ser e Fazer Pequeno Príncipe”: único, especial e voltado para a integralidade do cuidado.

Para a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, a instituição é única não apenas pelo seu porte, número de atendimentos ou por todos os serviços de referência que oferece, mas também porque pensa nas crianças e adolescentes para além da doença. “Temos o privilégio de cuidar delas e de suas famílias, às vezes por muitos anos, sempre valorizando o diálogo. Se hoje somos o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é porque, além de uma gestão que busca evoluir constantemente, cada um de nós dá o melhor de si todos os dias. Não por acaso, o aniversário do Pequeno Príncipe é exatamente no mês dedicado às crianças. São elas que nos inspiram a continuar escrevendo essa história diariamente”, diz.

Formação profissional

Em meio século de existência, o programa de residência médica do Pequeno Príncipe se firmou como um dos principais formadores de profissionais voltados ao atendimento de crianças e adolescentes no Brasil. Considerado berço da pediatria no Paraná, o Hospital capacita cerca de 130 profissionais por ano, por meio de 11 programas de residência médica e sete programas de especialização. Está entre os mais concorridos do Brasil, com uma média de 14 candidatos por vaga, e atrai profissionais de vários estados e, até mesmo, de outros países. Dessa forma, o Hospital contribui para melhorar o cenário nacional da assistência oferecida às crianças e aos adolescentes.

A multiplicidade de ações de humanização que se desdobram em programas voltados aos pacientes, seus familiares e colaboradores é outro diferencial significativo da instituição.

 

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
Ver mais