Pelo segundo ano, Pequeno Príncipe recebe Prêmio Amigo do Meio Ambiente - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pelo segundo ano, Pequeno Príncipe recebe Prêmio Amigo do Meio Ambiente

O maior hospital pediátrico do Brasil foi reconhecido por uma iniciativa de cultivo de chás, viabilizada por meio do Projeto Compostar
09/12/2020
O Pequeno Príncipe foi destaque pelo “Cultivo de Chás”, viabilizado por meio do Projeto Compostar.

O Hospital Pequeno Príncipe foi contemplado com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2020. O anúncio ocorreu durante a abertura do Seminário Hospitais Saudáveis, no dia 7 de dezembro. Em função da pandemia, a condecoração foi entregue virtualmente, de forma simbólica.

O Pequeno Príncipe foi destaque pelo “Cultivo de Chás”, viabilizado por meio do Projeto Compostar. Trata-se de uma produção de chás 100% natural, com adubação orgânica. Esse adubo é resultado da reciclagem de resíduos provenientes do refeitório do Hospital, dispensando o uso de fertilizantes químicos para o controle biológico de pragas e doenças na produção. Além de ervas frescas de diferentes espécies, como capim limão, erva cidreira, hortelã e camomila, que viram chás e são servidos na ceia para pacientes internados, o Hospital conseguiu reduzir o volume da destinação dos resíduos orgânicos ao aterro sanitário de Curitiba, o que contribui com a diminuição de emissão de gases do efeito estufa.

A cerimônia de premiação foi realizada virtualmente.

A ação premiada faz parte do Programa de Sustentabilidade Ambiental do Complexo Pequeno Príncipe. A iniciativa é desenvolvida no terreno em que será construído o Pequeno Príncipe Norte (Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali Pequeno Príncipe), no bairro Bacacheri.

“Além da atenção e compromisso com a saúde, proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, também faz parte do nosso agir institucional a preocupação com a sustentabilidade do planeta. É com muito orgulho que recebemos o Prêmio Amigo do Meio Ambiente deste ano, com a ação de cultivo de chás, em que utilizamos composto orgânico proveniente da reciclagem de resíduos produzidos no Hospital. Essa é mais uma das nossas iniciativas que demonstra o compromisso do Pequeno Príncipe com o meio em que vivemos e que queremos deixar para as gerações futuras”, complementa o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Este é o segundo ano que o maior hospital pediátrico do Brasil é destaque nesta premiação. Em 201,8 recebeu o reconhecimento por outras duas iniciativas: Projeto de Educação e Extensão Ambiental: Nosso Meio Ambiente e Farmácia Viva. Naquele ano, a instituição recebeu também uma menção honrosa pelo Projeto de Gestão de Resíduos no Hospital.

A ação premiada faz parte do Programa de Sustentabilidade Ambiental do Complexo Pequeno Príncipe.

 


Sobre o Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o prêmio reconhece organizações que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito nacional e que se destacam por suas iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade.

Em 2020, chegou na 13ª edição, com 84 projetos inscritos representando 11 estados brasileiros. Foram selecionadas as 15 melhores iniciativas de preservação ambiental inseridas em um contexto macrossocial norteado pelo princípio da responsabilidade da administração pública em orientar e conscientizar a população e pela convicção de que cabe ao setor da saúde dar o exemplo para a sociedade quanto aos aspectos de proteção à saúde pública e ambiental.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais