Pelé visita unidade que abrigará Laboratório Genômico e Biobanco do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pelé visita unidade que abrigará Laboratório Genômico e Biobanco do Pequeno Príncipe

A passagem pelo edifício foi acompanhada pela vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e pelos secretários estadual e municipal da saúde, Michele Caputo Neto e Marcia Cecilia Huçalak
21/08/2017
Autoridades, representantes do Complexo Pequeno Príncipe e pacientes estiveram com Pelé na visita às instalações da Unidade de Diagnóstico Avançado e Pesquisa em Saúde.

O Rei Pelé despediu-se de Curitiba no sábado, dia 19, conhecendo a Unidade de Diagnóstico Avançado e Pesquisa em Saúde do Complexo Pequeno Príncipe. A visita à instalação que abrigará o Laboratório Genômico e o Biobanco contou ainda com a participação da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e dos secretários estadual e municipal da saúde, Michele Caputo Neto e Marcia Cecilia Huçalak, respectivamente.

Com um investimento de R$ 13.538.233,29, o Complexo Pequeno Príncipe dá mais um importante passo em prol da saúde das crianças e dos adolescentes de todo o país, com uma relevante conquista também para a ciência de Curitiba e do Paraná. O montante é proveniente de captação de recursos de verbas do governo federal, além do apoio de empresas, instituições parceiras e de diferentes edições do evento Gala Pequeno Príncipe.

“Esse é um projeto que vai trazer novos métodos de diagnóstico e tratamento. É mais um passo importante para o que chamamos de medicina do futuro, que permitirá um tratamento muito mais preciso. Com o apoio de todos vocês vamos salvar mais vidas”, ressaltou a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

O maior atleta do século 20 destacou: “Desde o começo da minha carreira tenho tido a felicidade de jogar em times vencedores. Quando se trata da saúde das crianças, é uma oportunidade, uma missão que eu agradeço a Deus por ter colocado na minha vida”, falou.
Bastante emocionada, a diretora de relações institucionais do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Mara Lúcia Cordeiro, destacou o comprometimento do Rei do Futebol com a causa da saúde infantojuvenil. “Quero agradecer muito a Deus, por nosso amigo, nosso irmão estar aqui”, complementou.

Laboratório Genômico
O Laboratório Genômico é uma importante estrutura que contribui para uma melhor precisão no diagnóstico precoce e diferenciado, bem como para o prognóstico e tratamento do câncer infantojuvenil. Proporciona, ainda, mais segurança à decisão terapêutica e ao tratamento personalizado e assertivo. A previsão é de que sejam realizados, em dois anos, cerca de 3 mil procedimentos, entre eles exomas. Os recursos para a estruturação da unidade foram provenientes do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) 2014/Ministério da Saúde, de doadores de renúncia fiscal e de eventos do Pequeno Príncipe.

“O Paraná é um dos estados que mais investe em saúde no país. O Hospital Pequeno Príncipe é uma prova de que estes investimentos fazem a diferença. Quanto maior a rapidez e agilidade ao diagnosticarmos o câncer em crianças e adolescentes, maiores serão os efeitos positivos do tratamento em longo prazo”, destacou a vice-governadora Cida Borghetti.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou o apoio que o governo do Paraná sempre destinou ao Pequeno Príncipe e a importância da instituição no combate ao câncer infantil. “Realizar o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento de maneira ágil é essencial para que possamos diminuir ao máximo os números desta terrível doença”, ressaltou Caputo Neto.

Para o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, o Laboratório coloca a instituição em um novo patamar tecnológico. “Com esta unidade seremos capazes de alcançarmos diagnósticos complexos e de ainda proporcionar o atendimento adequado àquelas crianças que estão sofrendo”, falou.

Biobanco
O Biobanco – o primeiro do Paraná e o 31º do Brasil – é responsável pela coleta, armazenamento e gerenciamento de amostras de diversos materiais biológicos humanos, como tecidos, sangue, RNA e DNA. A estrutura tem capacidade de armazenamento de até 230 mil amostras e permite o intercâmbio de conhecimento científico com uma rede nacional e internacional de biobancos, além da ampliação da capacidade de realização de pesquisas.

A unidade foi instalada com base no Biobanco do St. Jude Children’s Research Hospital, localizado na cidade de Memphis, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos. O financiamento de parte da estrutura recebeu aportes do National Cancer Institute (NCI), vinculado ao St. Jude, e de eventos do Gala Pequeno Príncipe.

O prédio que abriga o Biobanco e o Laboratório Genômico contou com recursos de um projeto social da Rumo/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “A gente é parceiro há muitos anos. Não vamos parar por aqui, muita coisa está por vir, como a construção de mais um centro cirúrgico. Agradeço pela oportunidade de fazer alguma coisa pelas crianças através do Pequeno Príncipe”, comentou a coordenadora de relações sociais da Rumo, Carmen Maron.

+ Notícias

18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
Ver mais