Pelé visita unidade que abrigará Laboratório Genômico e Biobanco do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pelé visita unidade que abrigará Laboratório Genômico e Biobanco do Pequeno Príncipe

A passagem pelo edifício foi acompanhada pela vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e pelos secretários estadual e municipal da saúde, Michele Caputo Neto e Marcia Cecilia Huçalak
21/08/2017
Autoridades, representantes do Complexo Pequeno Príncipe e pacientes estiveram com Pelé na visita às instalações da Unidade de Diagnóstico Avançado e Pesquisa em Saúde.

O Rei Pelé despediu-se de Curitiba no sábado, dia 19, conhecendo a Unidade de Diagnóstico Avançado e Pesquisa em Saúde do Complexo Pequeno Príncipe. A visita à instalação que abrigará o Laboratório Genômico e o Biobanco contou ainda com a participação da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e dos secretários estadual e municipal da saúde, Michele Caputo Neto e Marcia Cecilia Huçalak, respectivamente.

Com um investimento de R$ 13.538.233,29, o Complexo Pequeno Príncipe dá mais um importante passo em prol da saúde das crianças e dos adolescentes de todo o país, com uma relevante conquista também para a ciência de Curitiba e do Paraná. O montante é proveniente de captação de recursos de verbas do governo federal, além do apoio de empresas, instituições parceiras e de diferentes edições do evento Gala Pequeno Príncipe.

“Esse é um projeto que vai trazer novos métodos de diagnóstico e tratamento. É mais um passo importante para o que chamamos de medicina do futuro, que permitirá um tratamento muito mais preciso. Com o apoio de todos vocês vamos salvar mais vidas”, ressaltou a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

O maior atleta do século 20 destacou: “Desde o começo da minha carreira tenho tido a felicidade de jogar em times vencedores. Quando se trata da saúde das crianças, é uma oportunidade, uma missão que eu agradeço a Deus por ter colocado na minha vida”, falou.
Bastante emocionada, a diretora de relações institucionais do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Mara Lúcia Cordeiro, destacou o comprometimento do Rei do Futebol com a causa da saúde infantojuvenil. “Quero agradecer muito a Deus, por nosso amigo, nosso irmão estar aqui”, complementou.

Laboratório Genômico
O Laboratório Genômico é uma importante estrutura que contribui para uma melhor precisão no diagnóstico precoce e diferenciado, bem como para o prognóstico e tratamento do câncer infantojuvenil. Proporciona, ainda, mais segurança à decisão terapêutica e ao tratamento personalizado e assertivo. A previsão é de que sejam realizados, em dois anos, cerca de 3 mil procedimentos, entre eles exomas. Os recursos para a estruturação da unidade foram provenientes do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) 2014/Ministério da Saúde, de doadores de renúncia fiscal e de eventos do Pequeno Príncipe.

“O Paraná é um dos estados que mais investe em saúde no país. O Hospital Pequeno Príncipe é uma prova de que estes investimentos fazem a diferença. Quanto maior a rapidez e agilidade ao diagnosticarmos o câncer em crianças e adolescentes, maiores serão os efeitos positivos do tratamento em longo prazo”, destacou a vice-governadora Cida Borghetti.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou o apoio que o governo do Paraná sempre destinou ao Pequeno Príncipe e a importância da instituição no combate ao câncer infantil. “Realizar o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento de maneira ágil é essencial para que possamos diminuir ao máximo os números desta terrível doença”, ressaltou Caputo Neto.

Para o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, o Laboratório coloca a instituição em um novo patamar tecnológico. “Com esta unidade seremos capazes de alcançarmos diagnósticos complexos e de ainda proporcionar o atendimento adequado àquelas crianças que estão sofrendo”, falou.

Biobanco
O Biobanco – o primeiro do Paraná e o 31º do Brasil – é responsável pela coleta, armazenamento e gerenciamento de amostras de diversos materiais biológicos humanos, como tecidos, sangue, RNA e DNA. A estrutura tem capacidade de armazenamento de até 230 mil amostras e permite o intercâmbio de conhecimento científico com uma rede nacional e internacional de biobancos, além da ampliação da capacidade de realização de pesquisas.

A unidade foi instalada com base no Biobanco do St. Jude Children’s Research Hospital, localizado na cidade de Memphis, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos. O financiamento de parte da estrutura recebeu aportes do National Cancer Institute (NCI), vinculado ao St. Jude, e de eventos do Gala Pequeno Príncipe.

O prédio que abriga o Biobanco e o Laboratório Genômico contou com recursos de um projeto social da Rumo/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “A gente é parceiro há muitos anos. Não vamos parar por aqui, muita coisa está por vir, como a construção de mais um centro cirúrgico. Agradeço pela oportunidade de fazer alguma coisa pelas crianças através do Pequeno Príncipe”, comentou a coordenadora de relações sociais da Rumo, Carmen Maron.

+ Notícias

30/09/2022

Setembro Amarelo: é preciso falar sobre tentativa de suicídio na infância e adolescência

O Hospital Pequeno Príncipe, referência em atendimentos pediátricos, registrou um aumento de 95% dos casos do primeiro semestre de 2021 para 2022
29/09/2022

Coração dá sinais de que precisa de cuidado

Neste Dia Mundial do Coração, o Hospital Pequeno Príncipe alerta quando é necessário buscar um pediatra
27/09/2022

Doação de órgãos e tecidos: uma decisão que transforma vidas

O Hospital Pequeno Príncipe, que até agosto de 2022 realizou 183 transplantes de órgãos, reforça a importância do diálogo sobre o tema
26/09/2022

Voluntários celebram o brincar em retorno ao Pequeno Príncipe

Neste ano, o Dia do Voluntário Paranaense é cercado de ainda mais emoção, devido à retomada das atividades presenciais
23/09/2022

Setembro Amarelo: saiba como agir caso alguém busque apoio

Ser empático com os sentimentos da criança e do adolescente é muito importante, além de necessário encorajar a buscar um profissional especializado em saúde mental
22/09/2022

Acompanhamento médico é fundamental para saúde de adolescentes e jovens

De acordo com especialista, a assistência é importante nessa fase, pois facilita o acesso a informações corretas, incluindo a vacinação
Ver mais