Peça “Caixa de Brinquedos” anima crianças no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Peça “Caixa de Brinquedos” anima crianças no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis

Iniciativa faz parte do projeto Ciranda das Artes, que teve início no Pequeno Príncipe e foi levado a outras capitais brasileiras
02/06/2014

IMG_4215Crianças internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, Santa Catarina, tiveram a oportunidade de assistir, na semana passada, a peça de teatro “Caixa de Brinquedos”, do Grupo Malasartes, de Curitiba. Na encenação, dois amigos descobrem que da imaginação da plateia brotam brinquedos sem fim. Pião, bilboquê, mané-gostoso, escada de Jacó e caleidoscópio são itens que fazem parte da apresentação-oficina e os pequenos presentes participaram ativamente das brincadeiras propostas, muitas vezes como protagonistas da história.

A apresentação faz parte do projeto Ciranda das Artes, que desde o início do ano levou a hospitais de diversas capitais brasileiras atividades culturais com o objetivo de discutir a importância da humanização do atendimento hospitalar. Viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, realizado pelo Ministério da Cultura e apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA, o projeto teve início no Hospital Pequeno Príncipe e também passou por capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. É a primeira vez que um projeto cultural realizado no Pequeno Príncipe foi itinerante.

O coordenador do Setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe, Claudio Teixeira, diz que o estímulo para torná-lo itinerante é uma tentativa de transformar o acesso à cultura em uma política pública. “Acreditamos que os hospitais precisam acolher seus pacientes de forma integral e não tratar apenasa doença que traz a criança para a internação”, explica. “Por isso, no Pequeno Príncipe investimos muito em projetos de educação e cultura. Nosso modelo de atuação acaba de ser reconhecido pelo governo federal, por meio do Prêmio ODM Brasil”, acrescenta.

Segundo Teixeira, a intenção é “estimular outros hospitais a também firmarem parcerias que permitam desenvolver projetos nessa linha e contribuir para que os governos pensem na cultura dentro dos hospitais como um direito de todas as crianças”. O Grupo Malasartes, parceiro do projeto, proporciona a crianças e adolescentes vivências que valorizam suas origens culturais, criam um canal de diálogo e favorecem o acesso a diferentes manifestações artísticas.

Patrocínio
O projeto Ciranda das Artes é patrocinado pelas empresas ExxonMobil Business Support Center Brasil Ltda., ExxonMobil Química Ltda. e Raia Drogasil S/A.

Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais