Patologia no transplante hepático é tema do Pequeno Príncipe Conhecimento - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Patologia no transplante hepático é tema do Pequeno Príncipe Conhecimento

A aula abordou casos reais com o objetivo de orientar sobre as melhores práticas em pacientes pediátricos
18/08/2021
O Pequeno Príncipe é referência no atendimento de média e alta complexidade

 

O transplante de fígado é considerado um dos procedimentos mais complexos da cirurgia moderna, pois interfere em diversas funções do organismo. E para falar sobre este tema, o Pequeno Príncipe promoveu uma aula sobre as patologias nesse tipo de procedimento complexo. O encontro, que faz parte do projeto Pequeno Príncipe Conhecimento, foi conduzido pela patologista Ana Paula Percicote, que abordou vivências em casos pediátricos para os participantes, além de esclarecer dúvidas.

Durante o encontro on-line, a médica apresentou algumas situações, a partir de casos reais, como a patologia dos espécimes hepáticos e obstrução de artéria hepática a fim de instruir os profissionais sobre as melhores práticas para o dia a dia. “É importante sempre visar a segurança do paciente. As complicações mais comuns do transplante podem ocorrer em até dois meses após a cirurgia, como a formação de cicatrizes e estreitamento dos canais biliares”, explica a patologista.

Geralmente, as enfermidades que afetam o fígado na faixa etária pediátrica têm origem em doenças genéticas, metabólicas e infecciosas. Por isso, o transplante de fígado é indicado em todas as crianças com doença hepática com deterioração progressiva das condições de saúde, antes do aparecimento de complicações que determinem risco excessivo com o procedimento.

Na foto, parte da equipe que realizou a cirurgia de retomada do Serviço de Transplante Hepático no Pequeno Príncipe, em 2020

Hepatologia no Pequeno Príncipe
O Serviço de Hepatologia do Hospital tem o intuito de diagnosticar e tratar as doenças hepáticas, para que não haja maior prejuízo no desenvolvimento das crianças afetadas. O diagnóstico precoce também é muito importante para que se possa evitar – em muitos casos é possível – a evolução para cirrose e/ou falência hepática.

Em 2020, após reunir condições técnicas e equipamentos semelhantes aos utilizados nos Estados Unidos, além de uma equipe multiprofissional composta por 22 especialistas, o Hospital retomou o serviço de transplante de fígado. O momento foi marcado pelo sucesso no procedimento em um paciente de apenas 1 ano de vida.

Para este transplante histórico, a instituição contou com a presença do cirurgião Rodrigo Vianna, diretor do Miami Transplant Institute – o maior hospital de transplantes dos EUA. E, somente no último ano, foram realizados 15 transplantes de fígado no maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil.

 

 

 

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais