Pandemia: alerta de proteção à vida das nossas crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pandemia: alerta de proteção à vida das nossas crianças

Confira o posicionamento do Hospital Pequeno Príncipe sobre o aumento de casos de COVID-19 entre crianças e adolescentes
16/03/2021

O Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil, que há 100 anos cuida da saúde de crianças e adolescentes, vem manifestar-se publicamente para pedir às famílias que redobrem os cuidados com seus filhos e também à sociedade que se atente para a gravidade do momento da pandemia que estamos passando. A diversidade ambiental e étnica do Brasil, tendo a presença de diferentes cepas do vírus circulantes nesta fase incipiente da vacina, cria um ambiente propício e singular para a proliferação de mutações do vírus, de proporções nunca vistas, com impacto social, econômico e ambiental.

Muitas das ações corretivas deverão vir das esferas públicas, no entanto, é preciso que cada cidadão dê sua contribuição. O atual contexto mostra que: o sistema de saúde está com sua capacidade esgotada, os trabalhadores de saúde apresentam exaustão e há escassez de materiais médicos-hospitalares. A velocidade de novos casos ultrapassando o tempo para instalação de novas estruturas e a nova cepa circulante atinge a população infantojuvenil de forma ampliada, requerendo mais leitos por maior tempo.

Por outro lado, a pressão para a liberação das restrições sanitárias, bem como seu descumprimento por parte da população, tem exercido um papel dificultador no controle da pandemia. Não basta a luta das estruturas de saúde em se manterem ativas e funcionantes. É preciso que todos os setores da sociedade e os cidadãos percebam a gravidade da situação e se mobilizem para a superação da pandemia. Em especial, reduzindo a mobilidade humana, para conter a transmissão do vírus e reduzir os casos da COVID-19, aliviando também a pressão nos hospitais.

Sendo assim, recomendamos às famílias com crianças sob sua proteção que ajam com o maior rigor e consciência coletiva possível. Todas essas medidas não só protegerão seus filhos como também seus familiares e o restante da sociedade. Algumas dicas que podem ajudar: evitar o convívio familiar com pessoas que não residem no mesmo local; reforçar os cuidados diários de higiene e desinfecção da casa; não levar as crianças às compras, seja no supermercado, lojas de rua ou shoppings; priorizar o acesso às aulas remotas, retornando às aulas presenciais quando o cenário permitir; manter um ambiente domiciliar tranquilo e acolhedor para que as crianças possam enfrentar a pandemia com a devida proteção de suas famílias, adquirindo a consciência de que as restrições praticadas são por um bem maior.

Vale destacar a recomendação de atentar para os sintomas de seus filhos e não realizar automedicação, levando-os ao pediatra para evitar o diagnóstico e tratamento tardios com evolução desfavorável. Com essas medidas, estaremos cumprindo o papel de agentes de contenção do vírus e criadores de um novo ambiente com saúde planetária, possibilitando futuro para as novas gerações. Contamos com você e conte com a gente também!

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais