Pacientes são envolvidos pelos minijardins do projeto “Jardins Imaginários” - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pacientes são envolvidos pelos minijardins do projeto “Jardins Imaginários”

A experiência proporcionou o aprendizado com relação ao cultivo, plantio, além de destacar a importância das diferentes plantas e sementes
09/03/2016

jardins_160308-8882
O cheiro de natureza tomou conta do setor de Educação e Cultura do Pequeno Príncipe na tarde desta terça-feira, dia 8. Quem estava no local, não conseguiu segurar a vontade de colocar as mãos na terra e montar seu próprio minijardim. A experiência lúdica faz parte do projeto “Jardins Imaginários” e acontecerá ao longo dos próximos quatro meses para os pacientes do Hospital e seus familiares.

jardins_160308-8819Com o intuito de proporcionar a experiência do cuidado e do cultivo, Ademar da Silva Brasileiro, conhecido como Mago Jardineiro, mostrou os benefícios das plantas e sementes, bem como a importância e restrição do uso de cada uma delas. Além de expor conteúdos de biodiversidade, o Mago utilizou da cantoria para contagiar ainda mais o público.

“Queremos tornar acessível a questão do plantio, afinal, qualquer pessoa pode plantar. Além disso, as plantas são como as pessoas: precisam de companhia e da cooperação para sobreviverem. Hoje, quisemos passar vitalidade aos pacientes por meio dos diferentes sentimentos que as plantas proporcionam: alegria, diversão e energia”, destacou o Mago.

jardins_160308-8978A tia da paciente Luana Cabral, Sileuze Rodrigues, aproveitou a oficina tanto quanto a sobrinha. Para ela, a chance de aprender com alguém experiente na área é gratificante. “Nunca tinha tido aula de jardinagem e amei! Para as crianças, é uma experiência maravilhosa, pois distrai e traz energias positivas. A Luana adora mexer na terra desde bebê e tá amando também”, finalizou a tia.

Sobre o projeto “Jardins Imaginários”
Além das oficinas de minijardins que serão realizadas ao longo dos próximos quatro meses com os pacientes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, o projeto conta com a publicação de um livro trilíngue de colorir para adultos, que ressalta o significado artístico e histórico de jardins franceses e brasileiros.

Viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o projeto “Jardins Imaginários” tem como proponente Elza Forte da Silva Carneiro e como patrocinador a empresa ExxonMobil. Para encerrar o projeto, haverá o lançamento do livro a ser realizado no Museu Botânico, em Curitiba, no mês de novembro.  A renda obtida com a venda do livro será revertida ao Pequeno Príncipe.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais