Pacientes internados no Pequeno Príncipe recebem o livro ‘Jardins Imaginários’ - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pacientes internados no Pequeno Príncipe recebem o livro ‘Jardins Imaginários’

A obra para colorir trabalha a imaginação dos leitores e foi pré-lançada na instituição
09/06/2017

Preocupado em aliar arte e cultura à rotina das crianças e adolescentes que passam pelo Hospital Pequeno Príncipe todos os dias, na manhã desta quinta-feira, dia 8, os pacientes internados na instituição receberam em primeira mão o livro “Jardins Imaginários”, de Elza Forte da Silva Carneiro e Delphine Lacroix, com ilustrações do artista plástico, André Mendes.

O projeto, viabilizado pela Lei Rouanet e patrocinado pela ExxonMobil, tem o Pequeno Príncipe como instituição beneficiada.  Além da renda dos livros, que será revertida para os trabalhos em assistência do Hospital, a obra também garantiu sorrisos, diversão e chamou a atenção dos meninos e meninas. “O livro é um convite à imaginação e as crianças reagiram de forma muito bonita às ilustrações: elas estão pintando de acordo com o coração. Todos os jardins são, por natureza, imaginados. Todo jardim existente vive da incessante força da perenidade e do sopro do momento. Eles nos servem como espelhos de nossa subjetividade”, refletiu a autora, Elza.

Com o intuito de reforçar a relação do homem com a terra e os monumentos vivos, “Jardins Imaginários” utiliza figuras de linguagem da literatura de Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, com jardins reais, que vão desde o Jardim Botânico do Rio de janeiro até a o Jardim de Maria Antonieta, um dos mais famosos do mundo, localizado na França. E, a partir dessas histórias, o livro foi ilustrado. “Recebi as histórias das autoras e senti o que elas queriam transparecer. Mas quando estamos criando, o processo é de uma forma, estar aqui hoje é outro processo. E ver as crianças colorindo é um presente. Agora eles são novos jardins”, apontou o artista plástico e ilustrador da obra, André Mendes.

Manusear o livro encantou os pacientes e seus familiares. “As crianças não sabem ao certo o que estão fazendo aqui, mas sofrem por estarem perdendo alguma coisa do mundo lá fora, de certa forma. Com esse livro que meu filho ganhou hoje, percebi que ele está mais humorado e aprendeu coisas novas. Este é o Hospital mais humanizado que conheço!”, contou Juliana do Nascimento, mãe do Lucas, de 6 anos.

Você sabia?
De acordo com dados do IBGE, o Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. São mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas. E diante de tamanha vivacidade, até o físico alemão Albert Einstein, que veio ao Brasil em 1925, se rendeu. Encantado com a flora, ele quis abraçar a árvore jequitibá-rosa, presente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. E descreveu esse fato em seu diário como “um dos maiores acontecimentos que teve mediante impressões visuais no Brasil”. Essa e outras histórias e curiosidades estão presentes no livro para colorir “Jardins Imaginários”, expostas de forma lúdica, criativa e colorida.

Lançamento
O livro “Jardins Imaginários” será lançado no dia 21 de junho (quarta-feira), às 18h30, no Quintana Café e Restaurante (Avenida do Batel, 1.440), que tem estacionamento conveniado ao lado. No lançamento, a obra custará R$ 15 e depois estará disponível na loja de produtos sociais do Hospital a R$30. A renda será revertida integralmente aos serviços de assistência do Pequeno Príncipe.

+ Notícias

26/04/2026

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe completa 20 anos

Com apoio de Pelé, iniciativa aposta na pesquisa científica como caminho para avançar no cuidado infantil
24/04/2026

Tirzepatida para crianças e adolescentes: quando é indicada?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a nova opção terapêutica, a partir dos 10 anos de idade, para casos de diabetes tipo 2
22/04/2026

Qual é a forma correta de iniciar a introdução alimentar?

Mais do que uma mudança na rotina, essa fase influencia a nutrição e como a criança se relaciona com a comida ao longo da vida
13/04/2026

Cuidados com o coto umbilical do bebê

Apesar de exigir atenção, a higienização é simples e faz parte da rotina nos primeiros dias do recém-nascido
07/04/2026

Dia Mundial da Saúde: Complexo Pequeno Príncipe reforça papel da ciência na saúde infantojuvenil

Com protagonismo do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, instituição integra ensino, assistência e mais de cem estudos para avançar na saúde de crianças e adolescentes
03/04/2026

Hospital Pequeno Príncipe se despede do médico Eurípides Ferreira

Pioneiro na oncologia pediátrica e no transplante de medula óssea, especialista dedicou mais de cinco décadas à instituição e é um dos grandes nomes de sua história
Ver mais