Pacientes do Hospital Pequeno Príncipe aprendem sobre o diabetes em sessão de cinema exclusiva - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pacientes do Hospital Pequeno Príncipe aprendem sobre o diabetes em sessão de cinema exclusiva

O evento realizado no Planetário Digital da PUCPR fez parte do Programa de Educação em Diabetes do Hospital Pequeno Príncipe
13/11/2014

Dia 14 de novembro marca o Dia Mundial do Diabetes, para aprender mais sobre a enfermidade, pacientes do ambulatório de diabetes do Hospital Pequeno Príncipe, junto com seus familiares, participaram de uma atividade especial promovida nesta quarta-feira, dia 12, pelo Programa de Educação em Diabetes em parceria com a PUC-PR.

Oito pacientes de diversas idades e seus familiares tiveram a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do corpo humano e compreender a origem do diabetes durante uma sessão do filme educativo “Nossas células, nosso ser” realizada na FTD Arena Digital da PUCPR. O filme foi projetado em um domo de 360 graus e providenciou uma experiência única aos espectadores que viajaram ao mundo das células e do organismo humano e aprenderam sobre a diferenciação celular. Após a sessão, as endocrinologistas Rosângela Réa e Julienne de Carvalho tiraram dúvidas da platéia e explicaram questões pontuais sobre o tratamento do diabetes.

Rosângela acredita que ações como essas são beneficentes aos pacientes, “é importante enxergamos a doença com otimismo e a associarmos com coisas positivas”, disse. A médica acrescentou que pacientes felizes são mais receptivos ao tratamento e que o evento tem o objetivo de acolher em um contexto de educação. Julienne explica que muitas vezes pacientes mais novos têm dificuldade em entender a doença, por isso é tão importante trazer informações de uma forma lúdica. Com isso em mente, além de assistirem ao filme, os pacientes presentes receberam um gibi que explicava o que é o diabetes e falava sobre a importância do tratamento correto da doença.

A paciente Julia Tedesco, de 18 anos, afirma que tenta participar todos os anos das ações de conscientização do diabetes do Hospital Pequeno Príncipe. “Gostei muito do filme de hoje. Geralmente eventos assim só focam na alimentação, achei muito interessante aprender sobre esse aspecto das nossas células”, disse.

Rosilene de Souza Costa é mãe de Eduarda, de sete anos, que faz tratamento no ambulatório de diabetes do Hospital. Eduarda diz ter achado o filme muito legal e sua mãe também afirmou ter aprendido muito, “eu não imaginava que nossas células funcionavam dessa forma, antes eu achava que era minha culpa que a Eduarda tem diabetes, agora sei que não é assim”, relatou.

O evento foi encerrado com um lanche para os participantes confraternizarem fora do ambiente hospitalar. “O convívio com outros pacientes fora do ambulatório é muito importante para os pacientes e para suas famílias também, a troca de experiências pode ajudar no tratamento,” disse Rosângela.

Sobre o ambulatório

O Pequeno Príncipe tem um programa de educação continuada para os pacientes com diabetes e suas famílias, com o objetivo de reforçar conceitos sobre a doença e seu tratamento, enfatizando a importância da dieta alimentar e dos exercícios físicos. O programa, que também faz parte das atividades do serviço de Endocrinologia, leva às famílias orientações técnicas sobre a aplicação de insulina e o monitoramento da glicemia. Atualmente o ambulatório atende 180 pacientes de diabetes.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais