Pacientes do Pequeno Príncipe participam da oficina “Dicionário dos Sentimentos” - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Pacientes do Pequeno Príncipe participam da oficina “Dicionário dos Sentimentos”

    Crianças e adolescentes terão suas experiências e desenhos usados como inspiração para um livro
    09/07/2016

    3
    Uma atividade mais que especial mudou a rotina dos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe nas tardes de quinta-feira no últimos mês. Crianças e adolescentes foram convidados a compartilhar sentimentos e muita criatividade na oficina “Dicionário dos Sentimentos”, promovida pela autora Fernanda Salgueiro.

    A ação fez com que a garotada dividisse suas impressões sobre sentimentos como amor, felicidade, ciúme, orgulho e gratidão através de depoimentos e de ilustrações. O resultado do projeto será um livro inspirado nas oficinas, que também será realizada em escolas, bibliotecas e outros espaços educativos de Curitiba e Campo Grande (MS).

    A obra será elaborada a partir de atividades de incentivo à leitura, nas quais foram abordados conceitos e percepções a respeito de diferentes sentimentos com as crianças e adolescentes de diversas culturas, proporcionando momentos de encantamento, ampliação de conhecimento e aproximação com o mundo da leitura. Durante as oficinas, foi apresentado todo o processo de produção do livro, desde a imaginação até a publicação.

    10A paciente Sara amou as tintas e o poder de liberdade na oficina. Ao lado da mãe, as duas uniram inspiração e pintaram sorrisos, pessoas e corações. O momento foi de muita sintonia e bons sentimentos.

    Alcioni Stadler, mãe do pequeno Lucas, em tratamento no Hospital, afirma que a atividade distrai as crianças que passam tanto tempo na cama. “Ajuda esquecer os problemas e colabora com o tratamento, enfim, nos lembra de ser feliz”.

    Emanuelle Vitória, de 9 anos, participou de todas as oficinas realizadas no Pequeno Príncipe e expõe em seu quarto todos os desenhos e histórias produzidas durante as atividades. “Gosto de desenhar e pintar de tudo, mas tenho um especial: A borboleta fiz especialmente para a Dra. Marina, quando tiver alta, vou entregar para ela”, contou animada.

    0505

    Sobre o projeto
    O projeto Dicionário de Sentimentos é viabilizado pela Lei Rouanet e está alinhado com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) que busca promover a democratização do acesso ao livro por meio de diferentes ações. Tem como proponente Fernanda Salgueiro e é patrocinado pelas empresas Multilit, Nórdica Veículos e Michael Page.

    + Notícias

    02/12/2022

    Mitos e verdades sobre convulsões

    Distúrbio que provoca grande apreensão nos pais, as convulsões precisam de acompanhamento médico
    29/11/2022

    Dia de Doar: renúncia fiscal tem potencial de arrecadar até R$ 8 bilhões

    Data criada há 20 anos nos Estados Unidos pretende fortalecer cultura de doações no Brasil. Doações via Imposto de Renda podem ser feitas até dia 29 de dezembro
    25/11/2022

    Hemodinâmica: cateterismo evita cirurgias de grande porte em neonatos

    O serviço do Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em pediatria e, em 2021, realizou 297 cateterismos
    24/11/2022

    Pequeno Príncipe vence o Prêmio Líderes Regionais Paraná 2022

    A instituição foi premiada na categoria ESG – Responsabilidade Social. O reconhecimento destaca empresas, organizações e empresários que contribuíram para o desenvolvimento do estado
    23/11/2022

    Câncer pediátrico: diagnóstico precoce pode salvar até 84% dos pacientes

    Referência nacional no tratamento de doenças onco-hematológicas há meio século, Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre sintomas
    21/11/2022

    Pequeno Príncipe atua na prevenção da resistência aos antimicrobianos

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,3 milhão de pessoas morram a cada ano devido aos efeitos dessa resistência  
    Ver mais