Otorrino na pediatria é tema do Pequeno Príncipe Conhecimento - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Otorrino na pediatria é tema do Pequeno Príncipe Conhecimento

Série de aulas sobre o assunto compartilhou vivências do maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil
15/09/2021
O Serviço de Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe realiza consultas ambulatoriais e cirurgias via Sistema Único de Saúde (SUS), por convênios e particular.

A Otorrinolaringologia é a especialidade médica que trata, pesquisa e acompanha problemas relacionados aos ouvidos, nariz, garganta e cirurgia cervicofacial. É uma área complexa e com particularidades. Para falar mais sobre essa especialidade, o Pequeno Príncipe, por meio do projeto Pequeno Príncipe Conhecimento, promoveu uma série de aulas. Cada apresentação contou com especialistas que atuam no Hospital, que abordaram um pouco dos diferenciais da otorrino na instituição.

No total, foram quatro encontros on-line com foco em: crianças com síndrome de Down e a necessidade de um otorrino, avaliação da audição e distúrbios da linguagem, obstrução nasal, otites, roncos e estridor. As aulas foram conduzidas pelos médicos Lauro João Lobo Alcantara; Trissia Maria Farah Vassoler; Juliana Benthien Cavichiolo; Rodrigo Guimarães Pereira e Elise Zimmermann Mathias, respectivamente.

A partir de casos vivenciados na rotina do maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e também esclarecer dúvidas sobre esta especialidade, que auxilia em diversos diagnósticos e merece a atenção dos pais e responsáveis.

Os especialistas reforçaram que sinais como ronco, atraso no início da fala rinite, entre outros, devem ser avaliados em consultas com otorrinolaringologistas pediátricos para esclarecer dúvidas e, sempre que possível, obter o diagnóstico necessário e precoce. Já para as crianças com a Síndrome de Down, o otorrino é um grande aliado, pois os pacientes podem apresentar distúrbios do sono, alterações auditivas e otológicas, entre outras intercorrências.

Referência em exames cocleares

Há dez anos, o Hospital Pequeno Príncipe realiza implante coclear pediátrico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição, que é referência no procedimento no estado, realiza em média 18 implantes por ano via SUS. O Ministério da Saúde e estudos epidemiológicos indicam que a cada mil crianças no Brasil, três possuem problemas auditivos.

O implante é indicado para pessoas que têm perda auditiva profunda ou severa e que ao usar aparelhos convencionais não conseguem o resultado esperado. A deficiência auditiva, por sua vez, pode ter causas genéticas, traumas ou doenças adquiridas. O Hospital conta com uma equipe multiprofissional e toda a estrutura necessária para realizar o diagnóstico, cirurgia, acompanhamento pós-cirúrgico e reabilitação dos pacientes.

A especialidade em números – ano de referência 2019
– 4.813 consultas
– 1.414 internações
– 29 implantes cocleares (sendo 21 pelo SUS)

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais