Osteoporose infantojuvenil pode estar ligada a doenças crônicas - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Osteoporose infantojuvenil pode estar ligada a doenças crônicas

Neste Dia Mundial de Combate à Osteoporose, 20 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância do diagnóstico precoce para evitar as complicações ósseas causadas pela enfermidade
20/10/2017

Ao falar de osteoporose, uma doença que causa a perda progressiva da densidade mineral óssea e aumento da fragilidade dos ossos, é natural que as pessoas associem o problema aos mais velhos. No entanto, ela também atinge crianças e adolescentes. Nesses casos, pode estar ligada a enfermidades crônicas complicações gastrointestinais, reumáticas, renais, pulmonares e endócrinas. Alergias e intolerâncias ao leite também podem prejudicar a massa óssea e causar a doença.

“O uso de alguns medicamentos, como os à base de corticoide, por exemplo, podem comprometer a saúde óssea”, explica a reumatologista do Hospital Pequeno Príncipe, Márcia Bandeira. Apesar disso, alguns outros fatores como situações nutricionais e de causas desconhecidas também podem gerar a diminuição da densidade óssea. A enfermidade é caracterizada por fraturas de repetição, que causam dor e limitação nas atividades rotineiras.

A osteoporose é, na maioria das vezes, assintomática. “O diagnóstico consiste em análises clínicas e de imagem, mas exames mais específicos podem ser necessários”, destaca o ortopedista pediátrico Luiz Antonio Munhoz da Cunha. O tratamento da doença inclui “a realização de exercícios físicos, exposição ao sol, ingestão de leites e derivados, uso de cálcio e vitamina D”, destaca a reumatologista. Além disso, o uso de bifosfonados pode ser necessário. A medicação tem eficácia comprovada no aumento da densidade mineral óssea e diminuição do número de fraturas.

Quando o diagnóstico é precoce, as chances de evitar compressões, fragmentações e achatamento ósseos, são maiores. Uma orientação importante aos pais é que a consulta ao pediatra torne-se uma prática rotineira. Assim, a osteoporose e uma série de outras doenças podem ser prevenidas ainda na infância.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais