O estímulo à comunicação faz a diferença na Primeira Infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

O estímulo à comunicação faz a diferença na Primeira Infância

A interação com os bebês começa ainda na fase da gestação e é essencial para o desenvolvimento infantil
01/11/2016

????????????????????????????????????
Desde a gestação, os bebês já interagem com as suas mães. Depois que nascem, os choros, risadas e sons são tentativas de comunicação.  Com as primeiras palavras, surgem novos desafios e também conquistas. Durante todo esse processo, o estimulo dos cuidadores é essencial para o desenvolvimento infantil. No período que compreende a Primeira Infância – durante a gravidez até os seis primeiros anos de vida –, essas questões são ainda mais importantes, pois é nessa época que a arquitetura cerebral começa a ser formada.

Para a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, os bebês se comunicam o tempo todo. “É fundamental que os cuidadores respondam aos estímulos dos pequenos, afinal a comunicação é sempre um diálogo no qual as pessoas vão se conhecendo e se adaptando. É preciso saber ouvir e saber falar”, explicou.

De acordo com a profissional, é interessante que os responsáveis criem histórias com os meninos e meninas, pois assim eles são apresentados ao mundo por meio das palavras. “Desde o primeiro dia de vida, os cuidadores devem situar a criança no contexto em que ela vive, falando frases do tipo ‘essa é a sua casa’ ou ‘eu sou a sua mãe’”, relatou.

Apesar disso, a conversa deve sempre ocorrer naturalmente. “O estímulo forçado pode ser prejudicial, precisamos deixar que os bebês se desenvolvam e façam as coisas sozinhos”, apontou a psicóloga. Ela também alerta para a necessidade de alguns cuidados especiais com as crianças. “É preciso estar atento ao que se fala perto dos meninos e meninas, além de observar o tom de voz que é utilizado. Manter um ambiente seguro e protegido para os pequenos é essencial”, destaca Ângela.

*Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre a Primeira Infância. A cada semana será publicada uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 8, o tema será a segurança dos meninos e meninas ainda nos primeiros anos de vida. 
Leia também:
https://pequenoprincipe.org.br/noticia/cinco-sentidos-aliados-no-desenvolvimento-infantil/
https://pequenoprincipe.org.br/noticia/vinculo-uma-ligacao-de-amor/
https://pequenoprincipe.org.br/noticia/violencia-na-primeira-infancia/
https://pequenoprincipe.org.br/noticia/precisamos-falar-sobre-primeira-infancia/

+ Notícias

27/06/2025

Pequeno Príncipe se torna a primeira instituição de saúde do Brasil a adquirir créditos de biodiversidade

Em parceria com a SPVS, o projeto 100% brasileiro reforça a conexão entre saúde, conservação da biodiversidade e negócios
18/06/2025

Apoio à nota técnica da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP)

Confira o posicionamento do Hospital Pequeno Príncipe em defesa da ciência e da vacinação infantil
18/06/2025

Influenza em crianças: o que fazer e como prevenir?

O aumento de casos é um alerta para pais e cuidadores, especialmente sobre a importância da vacinação a partir dos 6 meses
11/06/2025

17.ª Noite dos Chefs une solidariedade, alta gastronomia e esperança

A especialidade homenageada nessa edição foi a cardiologia pediátrica em alusão ao Dia Nacional da Conscientização da Cardiopatia Congênita
10/06/2025

Semana da Coluna transforma a vida de pacientes com escoliose

Procedimentos de alta complexidade são realizados por especialistas do Hospital Pequeno Príncipe com apoio de ex-residentes que hoje são referência no país
06/06/2025

Plantas nativas são reintroduzidas em bosque do Pequeno Príncipe Norte

Iniciativa considerada rara reafirma compromisso da instituição com o meio ambiente e incentiva a biodiversidade na área
Ver mais