Novo método de tomografia computadorizada pode detectar câncer de mama precocemente - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Novo método de tomografia computadorizada pode detectar câncer de mama precocemente

    Estudo, que está em fase inicial, foi apresentado durante o II Simpósio Internacional de Nanobiotecnologia, realizado pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe
    19/04/2013

    O resultado de um dos estudos que aumenta a esperança das mulheres na detecção do câncer de mama foi apresentado ontem no II Simpósio Internacional de Nanobiotecnologia. Trata-se de uma ferramenta baseada na tomografia computadorizada por espelhamento de raio X para detectar precocemente o câncer de mama.

    O estudo, que está em fase inicial, é desenvolvido no Laboratório Deutsches-Elektronen-Synchrotron, na Alemanha, por um pesquisador do Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, André Conceição. Segundo ele, o novo método permite o espelhamento da imagem. Os procedimentos atuias, como a mamografia convencional, utiliza a radiação espalhada transmitida pela mama causando borrões na imagem.

    De acordo com a pesquisa, por meio do espelhamento de raio X é possível identificar todo o volume da mama e não apenas de uma imagem gerada dentro de um plano. “A tomografia por espelhamento permite visualizar os avanços moleculares dos tecidos da mama, detectando a região do câncer em estágio bem inicial”, afirma. “Nesse novo método defendido, a imagem rejeitada também passa a ser observada como um potencial técnico para diagnóstico de câncer de mama”, diz Conceição.

    O estudo está em fase inicial. Até o momento foram realizadas amostras in vitro. A sequência da pesquisa será com amostras maiores até chegar a um protótipo clínico.

    Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que em 2013 devem surgir 50 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Quanto antes a doença for detectada, maiores são as chance de cura, podendo chegar a 90%.

    + Notícias

    25/03/2024

    Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

    Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
    20/03/2024

    Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

    Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
    19/03/2024

    Quais são as doenças mais comuns no outono?

    O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
    18/03/2024

    Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

    Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
    15/03/2024

    Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

    É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
    14/03/2024

    Quais são os sintomas da doença renal crônica?

    No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
    Ver mais