Nota de falecimento do cirurgião Marco Aurélio Lopes Gamborgi - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Nota de falecimento do cirurgião Marco Aurélio Lopes Gamborgi

O profissional, que atuava há mais de 10 anos no Pequeno Príncipe, faleceu na noite desta sexta-feira, dia 4/12, vítima da COVID-19
04/12/2020

Com imensa tristeza, o Pequeno Príncipe recebeu a notícia do falecimento do cirurgião plástico Marco Aurélio Lopes Gamborgi, na noite desta sexta-feira, dia 4/12, vítima da COVID-19. O profissional atendeu por mais de dez anos no Pequeno Príncipe, com destaque em cirurgias voltadas às crianças com fissuras labiopalatais.

Com 57 anos e natural de Lages (SC), o médico se formou em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especializou-se em Cirurgia Plástica e era membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Com mais de 25 anos de experiência, o médico realizou mais de oito mil cirurgias somente em fissuras labiopalatais, área em que era considerado uma das referências nacionais.

Ao longo de sua trajetória no Pequeno Príncipe, sempre exerceu sua função com profissionalismo, ética e personalidade. “Uma verdadeira perda para todos nós. Extremamente atencioso no atendimento à criança. Com espírito jovem, o Dr. Marco foi um exemplo de cirurgião”, lamenta o diretor técnico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Para os profissionais que trabalharam ao lado do cirurgião, ficará a saudade e o sentimento de gratidão por tantos aprendizados compartilhados. “O Dr. Marco era digno como ser humano e impecável como profissional. Um verdadeiro exemplo a ser seguido”, acrescenta o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe, Lauro João Lobo Alcântara.

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo / As fotos das crianças foram feitas por Paulo Fabre/Operação Sorriso

Além de sua atuação em Cirurgia Plástica no Pequeno Príncipe, o médico também atendia no Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal, desde 1992, e no Centrinho Prefeito Luiz Gomes, em Joinville (SC), desde 2005. No biênio 2014/2015, Gamborgi ocupou o cargo de presidente da SBCP-PR.

Com sua paixão por transformar vidas, o cirurgião era voluntário e presidente do Conselho Multidisciplinar da ONG Operação Sorriso do Brasil. De três a quatro vezes por ano, Gamborgi operava mais de 70 crianças com lábio leporino em diferentes estados do país, especialmente em regiões sem acesso a esse tipo de serviço, como tribos indígenas.

O Pequeno Príncipe está comovido com a morte do médico, vítima da COVID-19, e se solidariza com familiares, amigos, pacientes, corpo clínico e demais profissionais que atuaram com ele.

O cirurgião foi o 21º médico a falecer por COVID-19 no estado, de acordo com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Em função da pandemia, a despedida será restrita aos familiares.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais