Nota de falecimento do cirurgião Marco Aurélio Lopes Gamborgi - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Nota de falecimento do cirurgião Marco Aurélio Lopes Gamborgi

O profissional, que atuava há mais de 10 anos no Pequeno Príncipe, faleceu na noite desta sexta-feira, dia 4/12, vítima da COVID-19
04/12/2020

Com imensa tristeza, o Pequeno Príncipe recebeu a notícia do falecimento do cirurgião plástico Marco Aurélio Lopes Gamborgi, na noite desta sexta-feira, dia 4/12, vítima da COVID-19. O profissional atendeu por mais de dez anos no Pequeno Príncipe, com destaque em cirurgias voltadas às crianças com fissuras labiopalatais.

Com 57 anos e natural de Lages (SC), o médico se formou em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especializou-se em Cirurgia Plástica e era membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Com mais de 25 anos de experiência, o médico realizou mais de oito mil cirurgias somente em fissuras labiopalatais, área em que era considerado uma das referências nacionais.

Ao longo de sua trajetória no Pequeno Príncipe, sempre exerceu sua função com profissionalismo, ética e personalidade. “Uma verdadeira perda para todos nós. Extremamente atencioso no atendimento à criança. Com espírito jovem, o Dr. Marco foi um exemplo de cirurgião”, lamenta o diretor técnico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Para os profissionais que trabalharam ao lado do cirurgião, ficará a saudade e o sentimento de gratidão por tantos aprendizados compartilhados. “O Dr. Marco era digno como ser humano e impecável como profissional. Um verdadeiro exemplo a ser seguido”, acrescenta o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe, Lauro João Lobo Alcântara.

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo / As fotos das crianças foram feitas por Paulo Fabre/Operação Sorriso

Além de sua atuação em Cirurgia Plástica no Pequeno Príncipe, o médico também atendia no Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal, desde 1992, e no Centrinho Prefeito Luiz Gomes, em Joinville (SC), desde 2005. No biênio 2014/2015, Gamborgi ocupou o cargo de presidente da SBCP-PR.

Com sua paixão por transformar vidas, o cirurgião era voluntário e presidente do Conselho Multidisciplinar da ONG Operação Sorriso do Brasil. De três a quatro vezes por ano, Gamborgi operava mais de 70 crianças com lábio leporino em diferentes estados do país, especialmente em regiões sem acesso a esse tipo de serviço, como tribos indígenas.

O Pequeno Príncipe está comovido com a morte do médico, vítima da COVID-19, e se solidariza com familiares, amigos, pacientes, corpo clínico e demais profissionais que atuaram com ele.

O cirurgião foi o 21º médico a falecer por COVID-19 no estado, de acordo com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Em função da pandemia, a despedida será restrita aos familiares.

+ Notícias

16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
Ver mais