NOTA DE ESCLARECIMENTO - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Suspeita de contaminação na alimentação parenteral fornecida pela empresa Nutro Soluções Nutritivas
19/11/2013

O Hospital Pequeno Príncipe trabalha diariamente para que a vida prevaleça. Juntos nessa jornada encontram-se os familiares, os pacientes e todos os envolvidos no processo de cuidado e atenção. Qualquer adversidade nesse processo é prejudicial, pois o resultado vai na direção contrária à do esforço empreendido.

Considerando a suspeita de contaminação na alimentação parenteral fornecida pela empresa Nutro Soluções Nutritivas, de Curitiba, o Hospital Pequeno Príncipe esclarece que:
– o Hospital realiza controle permanente de hemocultura entre os pacientes que apresentam indicativos de infecção, por isso, no dia 14 de novembro, quinta-feira, identificou resultados semelhantes na hemocultura de pacientes internados em UTIs.
– rapidamente, no procedimento de investigação, o Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) detectou como fator comum a alimentação parenteral, com indícios de contaminação.
– imediatamente, a administração da alimentação parenteral foi suspensa, os exames foram refeitos, e administrados antibióticos de amplo espectro. Desde então, o monitoramento dos pacientes expostos à alimentação foi intensificado.
– além de tomar as medidas necessárias para garantir a segurança dos pacientes, o Hospital Pequeno Príncipe entrou em contato com a empresa contratada e notificou a Vigilância Sanitária de Curitiba e autoridades de saúde do município e do estado, cumprindo sua obrigação legal e ética para prevenir outras ocorrências.
– ao todo, entre 10 e 14 de novembro, 13 pacientes estavam utilizando a alimentação parenteral; desses, cinco (5) apresentaram hemocultura alterada.
– a alimentação parenteral é aplicada diretamente na corrente sanguínea em casos nos quais os pacientes não têm condições de receber alimentação por meio do aparelho digestivo. Isso ocorre, geralmente, em pacientes em estado grave e sob cuidados intensivos (UTI). É importante ressaltar que o sistema imunológico de crianças encontra-se em formação, e no caso dessas crianças submetidas à parenteral se encontra diminuído por suas doenças de base, o que torna a resposta do organismo delas ainda mais limitada.
 
Informações para a imprensa: Patrícia Pinheiro – (41) 3310-1101 Nana Martins – (41) 3310-1437 Plantão – (41) 9642-8100

+ Notícias

19/09/2024

Pequeno Príncipe está entre os melhores hospitais do mundo em pediatria

Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital é eleito como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina, segundo a revista Newsweek
17/09/2024

Como a poluição do ar afeta a saúde das crianças?

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção sobre os impactos da exposição aos poluentes e os cuidados com o público infantojuvenil
12/09/2024

Impacto e Transformação: investimento social privado em foco

O evento, promovido pelo Hospital Pequeno Príncipe, contou com quatro painelistas que se basearam nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ASGs)
11/09/2024

Febre oropouche em crianças: sinais, tratamento e como prevenir

Sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças causadas por mosquitos, como a dengue e a chikungunya
10/09/2024

Depressão e ansiedade na infância e adolescência

Conheça os sinais de alerta, diagnóstico, tratamento e formas de prevenir os transtornos mentais mais comuns nessa fase
09/09/2024

Pesquisadores da Georgetown University visitam Pequeno Príncipe

A ação faz parte de um projeto conjunto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa
Ver mais