Noite dos Chefs chega a sua 15.ª edição

Notícias

Noite dos Chefs chega a sua 15.ª edição

O tradicional evento, que une gastronomia e solidariedade, reuniu cerca de 340 apoiadores com o objetivo de arrecadar recursos ao Pequeno Príncipe
30/06/2023
Noite dos Chefs
A Noite dos Chefs, tradicional evento gastronômico, reuniu 340 apoiadores em prol da causa da saúde infantojuvenil.

Os 15 anos de um dos tradicionais eventos para arrecadação de recursos ao Pequeno Príncipe se traduziram em uma celebração à solidariedade, marcada pela reflexão sobre um dos momentos mais desafiadores financeiramente vividos pelo Hospital. Com menu exclusivo, assinado por conceituados nomes da gastronomia, a 15.ª edição da Noite dos Chefs reuniu cerca de 340 apoiadores no Buffet Nuvem de Coco nessa quinta-feira, dia 29. Assim como em anos anteriores, a renda da ação será integralmente revertida aos trabalhos de assistência e pesquisa do Pequeno Príncipe.

Noite dos Chefs José Álvaro
O diretor-corporativo José Álvaro apontou os desafios da área da saúde.

“Nos cinco primeiros meses de 2023, o SUS nos remunerou 5% a menos do que em 2022, que por sua vez foi 3% menor que 2021. Vocês podem imaginar o que significa, durante quase três anos, um processo de perda das nossas receitas associado ao número crescente de pacientes de altíssima complexidade, à medida que a gente vem firmando-se em procedimentos muito difíceis?”, ressaltou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Noite dos Chefs Ety Cristina
A diretora-executiva Ety Cristina lembrou como as contribuições ajudam a mudar o cenário da saúde.

A achatamento financeiro, aparentemente, contrasta com as entregas realizadas na assistência à saúde e as conquistas da instituição, mas tais resultados são possíveis com o apoio e investimento social de diferentes instituições e pessoas. “Pelo segundo ano consecutivo, fomos ranqueados pela revista americana Newsweek como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, atendendo o SUS. No ranking da ONG internacional Saúde sem Dano, estamos entre os 54 melhores hospitais do planeta considerando suas relações com o meio ambiente. É gratificante oferecer esse combinado em retribuição à confiança que vocês têm no trabalho do Pequeno Príncipe e ao apoio que sempre recebemos de vocês”, considerou.

A diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, também agradeceu aos patrocinadores, apoiadores e participantes do evento, lembrando como as contribuições podem ajudar a mudar o cenário da saúde infantojuvenil no país. “Ainda hoje no Brasil, dois a cada três bebês de 0 a 1 ano de idade que morrem poderiam ser salvos se tivessem acesso a um serviço de saúde de referência. 44% das crianças de 0 a 6 anos de idade poderiam ter sido salvas com acesso a serviços de saúde de qualidade. Nós, família e equipe Pequeno Príncipe, queremos agradecer imensamente a cada um de vocês e cada uma de suas empresas, porque nos ajudam de fato a transformar essa realidade. Vocês acreditam que os filhos do Brasil merecem o que queremos para os nossos filhos”, finalizou.

Noite dos Chefs Eduardo Pimentel
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, representou o prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Junior no evento.

Presente à cerimônia, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, representando o prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Junior, colocou-se à disposição do Hospital, reconhecendo não só o trabalho cotidiano na assistência de crianças e adolescentes, mas também toda a mobilização além dos muros, promovida pela instituição. “Essa é alma do Pequeno Príncipe. Eles se preocupam para além do Hospital. A direção me procurou porque está preocupada com o terceiro setor da cidade. Fui procurado para tratar das ações ligadas ao Fundo da Criança e do Adolescente que beneficiam outras entidades. Parabéns pelo trabalho de toda a equipe”, concluiu.

Gastronomia solidária na Noite dos Chefs

O evento também marcou os 15 anos da união da boa gastronomia e da solidariedade. O engajamento de talentosos chefs, que emprestaram seu tempo, energia e criatividade em prol da saúde infantojuvenil, foi imprescindível para que as Noites dos Chefs acontecessem. Durante a edição histórica, o chef Fabiano Marcolini, idealizador e padrinho do projeto, e o chef Ivan Lopes, voluntário em 13 edições, foram homenageados.

Noite dos Chefs
O tempo, energia e criatividade dos dedicados chefs permitem que o evento aconteça.

A 15.ª edição contou com a coordenação da cozinha do próprio Buffet Nuvem de Coco, também responsável por um dos pratos principais. “Começamos uma parceria durante a pandemia com outros jantares e já temos uma história bem bacana. É importante e muito bacana apoiar essa instituição, que é tão icônica. Nós temos um carinho muito especial pelo Hospital, por tudo que ele representa pra gente e por essa noite que é tão inspiradora”, frisou um dos responsáveis pelo espaço, Henrique Hezel.

A entrada teve a participação especial da chef Claudia Krauspenhar, do K.sa Restaurante, que pela primeira vez participou do evento. “É uma honra e muito emocionante fazer parte de uma noite especial e poder usar o nosso trabalho com uma causa tão nobre e aliado a um nome grande, de peso, reconhecido mundialmente como o Pequeno Príncipe”, enfatizou ela, responsável pela entrada do jantar.

O campeão do MasterChef A Revanche, o chef Vitor Bourguignon, que participou pela segunda vez do projeto e foi responsável por um dos pratos principais da noite, disse que estava realizado. “São momentos que a gente cozinha pelo simples amor e paixão pelo ofício, pelo ato, e com um propósito que engrandece qualquer trabalho e qualquer ação em prol da coletividade, que é fazer o bem. Estou muito feliz por participar mais uma vez dessa oportunidade”, considerou o profissional que atua no Restaurante Strô e Boi and Beer.

A sobremesa da chef Vânia Krekniski, do Restaurante Limoeiro, fechou o menu da edição histórica. Ela comentou sobre o significado de estar mais uma vez no evento. “O importante ao participar é ajudar sempre com amor e com carinho. Fazer o melhor que a gente pode para as pessoas que também ajudam o Pequeno Príncipe. O meu legado é trabalhar para as outras pessoas e fazer o bem ao próximo, por isso não hesitei em aceitar o convite para fazer parte desse time”, declarou.

paciente
Guilherme Vinícius dos Santos Ribeiro, de 15 anos, teve a sua vida transformada no Hospital.

Vidas transformadas

Um dos pontos altos da cerimônia foi o depoimento de Anne Priscila dos Santos, mãe de Guilherme Vinícius dos Santos Ribeiro, de 15 anos. Diagnosticado com uma imunodeficiência primária muito rara, a síndrome de Wiskott-Aldrich, mãe e filho vieram do Recife para realizar um transplante de medula óssea (TMO) que poderia salvar o adolescente. “Passamos por batalhas longas e duras. Por dificuldades de atendimentos, até chegar aqui”, contou. A mãe recordou o receio que teve de vir sozinha com o filho para Curitiba, porque ela sabia dos riscos de o TMO não dar certo e da dificuldade que teria de enfrentar sem ter a família por perto. “Mas o medo que eu tinha acabou quando cheguei no Pequeno Príncipe, diante da estrutura que eu encontrei, e eu digo isso porque sei da dificuldade que passei lá”, salientou.

Em janeiro de 2021, Guilherme passou pelo transplante. A mãe, 50% compatível, foi quem doou da medula. Foram cem dias internado para recuperar-se. E hoje, dois anos depois, Priscila comemora a mudança na vida do filho, que agora só vem para Curitiba para as consultas de controle a cada três meses. “A madrinha do Guilherme veio para ficar comigo quando doei a medula, mas logo teve que voltar, e minha mãe, preocupada porque estávamos sozinhos, quis saber como estávamos, e ela respondeu: fique tranquila, porque hoje não existe lugar melhor para o Guilherme estar”, lembrou.

Atualmente, a mãe conta que leva a experiência que teve na instituição aonde quer que ela vá. “Não tenho palavras para expressar o carinho e o amor que tenho pelo Hospital, tanto que, além de me tornar doadora, fiz minha família também doar, com o pouco que podemos. E por isso quero pedir a quem não doa que comece a doar, e a quem já faz esse gesto que doe cada vez mais e transformem mais vidas, além da minha e do Guilherme.”

Parcerias fundamentais

O patrocínio de empresas como Bradesco, Panvel Farmácias, Permution, Rio Verde Supermercados, Anel Empreendimentos, De Paola & Panasolo, Gongra, WK Aços, Unimed Paraná e AGL Incorporadora foi fundamental para a realização da 15.ª edição do Noite dos Chefs. Confira alguns depoimentos que representam a importância dessas parcerias:

“A Panvel está cada vez mais inserida na comunidade paranaense e em Curitiba. Já temos uma parceria de 12 anos com o Hospital, e isso é muito importante para consolidar a presença da marca na cidade e mostrar que a gente não está aqui só por questões comerciais. Ajudamos de todas as formas a causa do Pequeno Príncipe, que para nós também é supersignificativa.” – Fares Azevedo Iasin, gerente regional do Grupo Panvel

“Para gente é uma honra ter a oportunidade de contribuir com uma causa tão nobre. É uma causa muito ampla. É forma de contribuir para que a sociedade se torne mais equilibrada. E o Pequeno Príncipe, que é centenário, faz isso de uma forma exemplar. Então para gente fazer o bem, junto com quem faz bem, faz toda a diferença.” – Alexandre Panico, diretor do Bradesco Corporate 

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais