“No Reino de Araucarilândia” inspira alunos do Colégio Positivo

Notícias

Livro “No Reino de Araucarilândia” inspira alunos do quinto ano do Colégio Positivo

Considerada lúdica e didática, a obra de autoria do diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, foi trabalhada em sala de aula e explorada na Feira do Conhecimento
27/09/2023
“No Reino de Araucarilândia” na feira do Colégio Positivo
Alunos apresentaram projetos inspirados no livro “No Reino de Araucarilândia”.

A Feira do Conhecimento do Colégio Positivo deste ano foi uma celebração do aprendizado e da conscientização ambiental. As turmas do quinto ano se inspiraram no livro “No Reino de Araucarilândia”, de autoria de José Álvaro da Silva Carneiro, diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe. Por meio do conhecimento absorvido sobre a biodiversidade e a importância das araucárias, as crianças desenvolveram atividades práticas. E foram para além da sala de aula, pois a iniciativa envolveu também a participação das famílias.

De acordo com a professora Jocimeri Witoslawski de Paula, que conduziu o projeto ao lado das professoras Márcia Medaglia, Flávia Hipolide e Luiza Benetti, a escolha do livro se deu a partir de uma atividade de Língua Portuguesa sobre lendas brasileiras. “Fomos à biblioteca para buscar mais informações, e todos os alunos se interessaram pela obra `No Reino da Araucarilândia`. Então, escolheram esse título para nosso projeto. Fizemos a leitura individual, coletiva e se tornou um dos livros mais procurados para empréstimo”, relata.

Os estudantes demonstraram interesse pelo livro por ser colorido, com muitas imagens e por ter a leitura didática, lúdica, divertida e acessível à faixa etária deles. O projeto da feira envolveu 57 alunos dos quintos anos e suas famílias. A publicação instruiu sobre as araucárias, mas também inspirou o respeito pela natureza e a importância da conservação ambiental. O resultado foi de muita criatividade, com a exposição de maquetes, livro de receitas, cartazes informativos, distribuição de mudas, fotografias das araucárias, marcadores de páginas, entre outros.

“No Reino de Araucarilândia”
Lúdico e didático, o livro “No Reino de Araucarilândia” conta com os personagens Menino Vespa e Fada das Araucárias.

Sobre o livro “No Reino de Araucarilândia”

“No Reino de Araucarilândia” teve o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A obra conduz os leitores por uma aventura envolvente de Curitiba até o interior do Paraná. A partir disso, apresenta informações ambientais e pinceladas históricas de forma lúdica.

Os personagens Menino Vespa e Fada das Araucárias guiam os leitores nessa jornada e proporcionam uma experiência educacional única e divertida. Outra característica marcante do livro são as ilustrações botânicas. Elas revelam a riqueza da fauna e flora desse território, com ênfase na araucária – árvore referência da região.

Se você quiser conferir o livro na íntegra, ele está disponível para download gratuito aqui.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação de Qualidade (ODS 4), Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais