No 20º aniversário, Dia Mundial do Brincar chama a atenção para as diferenças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

No 20º aniversário, Dia Mundial do Brincar chama a atenção para as diferenças

Celebrada neste 28 de maio, a data propõe, em 2019, um olhar diferenciado sobre a diversidade de culturas, de povos, de costumes e de corpos e almas
28/05/2019

O Hospital Pequeno Príncipe incentiva e valoriza o brincar. Além de alegrar e fortalecer o vínculo familiar e afetivo, as brincadeiras favorecem o desenvolvimento integral das crianças e estimulam, principalmente, a confiança, a coordenação motora, o raciocínio lógico e a comunicação.

No 20º aniversário do Dia Mundial do Brincar, celebrado neste 28 de maio, o movimento internacional Aliança pela Infância propôs o tema “O Brincar que Abraça a Diferença” para marcar a data em 2019. A ideia é reforçar a importância de falar sobre a diversidade de culturas, de povos, de costumes e de corpos e almas.

Dessa forma, a brincadeira se torna território de convívio entre as diferenças. “Brincar, de forma individual ou coletiva, faz parte da vida da criança. Como estão em desenvolvimento, meninos e meninas têm mais facilidade para interagir com a diversidade, permitindo o entrosamento, pois sua prática traz diversas novidades que encantam e estimulam o novo. Por meio da brincadeira, as crianças apreendem novos conceitos que se transmitem e passam a valorizar aquilo que até então era desconhecido, agregando à sua vivência novas representações”, fala a coordenadora do Setor de Voluntariado do Hospital Pequeno Príncipe, Rita Lous.

Conviver, se relacionar e brincar com pessoas de realidades diferentes estimula o desenvolvimento da empatia que só o contato humano pode proporcionar. No caso do ambiente hospitalar, brincar se torna ainda mais essencial. “O brincar é fundamental para a criança hospitalizada e garante o seu desenvolvimento. Dessa forma, ela se adapta melhor ao ambiente, interage com mais confiança com a equipe de saúde e assegura  que tenha um comportamento mais ativo que auxilia no enfrentamento da doença”, completa Rita Lous.

Estimule o hábito de brincar

O médico pediatra neonatologista intensivista do Hospital Pequeno Príncipe, Luiz Renato Valério, lembra que brincar é fundamental para o desenvolvimento de meninos e meninas. “As crianças precisam brincar. É uma necessidade importante, que precisa ser estimulada”, completa.

O médico pediatra neonatologista intensivista Luiz Renato Valério lembra que as brincadeiras são essenciais para o o desenvolvimento da coordenação, sintonia, sincronia e atenção.

O médico frisa as vantagens do estímulo de atividades que garantem interação e o desenvolvimento de habilidades, como andar de bicicleta, pular corda, jogar betes, entre outras. “São essenciais para o desenvolvimento da coordenação, sintonia, sincronia e atenção”, fala Valério.

Andar descalço, completa o especialista, também garante, por exemplo, o contato com a natureza. “São rotinas saudáveis e que fazem um contraponto importante com as diversões eletrônicas. Por isso, cabe aos pais e à própria escola incentivar essas descobertas”, reitera.

+ Notícias

21/09/2023

Pequeno Príncipe e seu compromisso com a equidade e inclusão

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a instituição ressalta as adequações de acessibilidade nos espaços físicos e iniciativas para promover autonomia desse público
20/09/2023

Curitiba ganha data para celebrar Rei Pelé

Câmara Municipal aprova proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado pelo atleta
18/09/2023

Pequeno Príncipe celebra 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Instituída em 1973, a iniciativa é referência mundial de política pública em saúde e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
17/09/2023

Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital reforça que todas as crianças, adolescentes e acompanhantes precisam ser ouvidos
16/09/2023

Como ser doador de medula óssea?

Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em transplante de medula óssea em pacientes pediátricos, responde às principais dúvidas sobre esse ato de amor ao próximo
15/09/2023

Dia Municipal do Rei Pelé: proposta é aprovada em primeira instância

A iniciativa é uma reivindicação do Complexo Pequeno Príncipe e foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Marcelo Fachinello
Ver mais