Neurocirurgia pediátrica trata doenças do sistema nervoso

Notícias

ALTA COMPLEXIDADE | Serviço de Neurocirurgia é pioneiro

Hospital Pequeno Príncipe conta com equipamentos modernos e profissionais especializados
01/11/2022
Neurocirurgia pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe
A neurocirurgia pediátrica é considerada de alta complexidade porque as estruturas nervosas estão em desenvolvimento

Durante os primeiros anos de vida de uma criança, o cérebro ainda está em desenvolvimento e amadurece à medida que ela aprende a andar e falar, por exemplo. Como as estruturas nervosas ainda não estão maduras, realizar uma neurocirurgia pediátrica não é simples, mas no Hospital Pequeno Príncipe esse serviço já é oferecido há mais de 50 anos.

O Serviço de Neurocirurgia foi o primeiro na região Sul do Brasil a ter a cirurgia endoscópica (por vídeo), um procedimento pouco invasivo que diminui riscos de complicações e facilita a recuperação da criança ou adolescente. O Hospital conta com uma equipe de sete cirurgiões e, em 2021, realizou 660 procedimentos cirúrgicos e 807 atendimentos ambulatoriais.

“Na neurocirurgia, existem diversas doenças que atingem o sistema nervoso central. Entre as doenças tratadas no Pequeno Príncipe estão cranioestenose, deformidades craniofaciais, doenças vasculares, traumatismos cranianos e vertebromedulares, epilepsia, tumores cerebrais e medulares”, explica o médico responsável pelo serviço, Adriano Keijiro Maeda.

Neurocirurgia pediátrica trata doenças do sistema nervoso ainda em desenvolvimento
A especialidade trata doenças que acometem o sistema nervoso – cérebro ou medula –, sejam elas congênitas ou adquiridas na infância.

Quando a cirurgia é necessária?

No Pequeno Príncipe você encontra atendimento para várias doenças que exigem cuidados neurológicos e que tem a cirurgia como opção de tratamento. Entre elas a epilepsia, doença caracterizada por crises convulsivas não provocadas. “Cerca de 30% dos pacientes com epilepsia não conseguem controlar as crises com remédio, e é aí que entra a neurocirurgia”, realça a médica Tatiana Von Hertwig Fernandes de Oliveira.

A doença mais frequente entre os problemas relacionados ao sistema nervoso central é a hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro). Ela pode ser causada por malformações cerebrais, como a mielomeningocele, pela presença de tumores, infecções como meningites e após hemorragias em bebês. “O acúmulo de líquido aumenta a pressão intracraniana, trazendo prejuízos no desenvolvimento ou, em casos mais graves, causando coma. O tratamento é cirúrgico e pode ser aplicada a técnica de neuroendoscopia”, esclarece Maeda.

Existem ainda casos de cranioestenose (doença congênita – a criança nasce com ela – que causa deformidades no crânio), neurocirurgia endovascular (para tratar doenças circulatórias), tumores cerebrais e medulares. “No Hospital atendemos muitos casos de crianças pequenas, de 6 meses, 1 ano, que chegam com tumores malignos e de grande volume. São procedimentos complexos porque a retirada da massa tumoral é difícil, demandam tecnologia e trabalho em equipe”, frisa o médico Carlos Alberto Mattozo.

A tecnologia a serviço da saúde

O cérebro de uma criança de 4 meses pesa, em média, 400 gramas. Com 4 anos, o aumento é de 800 gramas. Na vida adulta, depois do desenvolvimento completo, o órgão tem peso de 1,4 kg. Essas e outras características, como a quantidade de sangue no corpo, tornam o procedimento cirúrgico difícil.

Por ser de alta complexidade, o uso de tecnologia é um importante aliado na neurocirurgia. O Pequeno Príncipe possui ferramentas que facilitam a realização das cirurgias, tornando os procedimentos mais precisos e possibilitando atuar em regiões profundas do cérebro com menor risco de lesões ao paciente, como o aspirador ultrassônico, o microscópio cirúrgico e o neuronavegador.

Serviço de Neurocirurgia do Hospital Pequeno Príncipe
A equipe de neurocirurgia pediátrica do Pequeno Príncipe é formada por sete cirurgiões, que contam com apoio de cirurgiões plásticos, anestesistas, residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3). 

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

+ Notícias

22/09/2023

Onda de calor no Brasil: saiba como cuidar da saúde das crianças

Desidratação, cansaço, insolação e desconfortos respiratórios são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar
21/09/2023

Pequeno Príncipe e seu compromisso com a equidade e inclusão

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a instituição ressalta as adequações de acessibilidade nos espaços físicos e iniciativas para promover autonomia desse público
20/09/2023

Curitiba ganha data para celebrar Rei Pelé

Câmara Municipal aprova proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado pelo atleta
18/09/2023

Pequeno Príncipe celebra 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Instituída em 1973, a iniciativa é referência mundial de política pública em saúde e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
17/09/2023

Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital reforça que todas as crianças, adolescentes e acompanhantes precisam ser ouvidos
16/09/2023

Como ser doador de medula óssea?

Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em transplante de medula óssea em pacientes pediátricos, responde às principais dúvidas sobre esse ato de amor ao próximo
Ver mais