Natal é celebrado no Centro de Reabilitação e Convivência

Notícias

Natal é celebrado no Centro de Reabilitação e Convivência

A unidade, localizada em São José dos Pinhais, atende crianças e adolescentes com vários tipos de deficiência física, visual, auditiva, múltiplas e doenças raras
12/12/2022
Natal Papai Noel
A confraternização de Natal marcou o retorno das tradicionais festas realizadas pelo Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe.

As crianças e adolescentes do Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe participaram nesse sábado, dia 10, da celebração do Natal. A confraternização marcou o retorno das tradicionais festas realizadas pela unidade, que foram suspensas devido à pandemia. O momento foi de muita diversão e união para os pacientes e ex-pacientes atendidos e seus familiares.

Um dos momentos mais especiais do encontro foi a apresentação do Coral Pequeno Príncipe, que é formado por colaboradores e voluntários do Hospital. O projeto contribui de forma inovadora na humanização e na inclusão social por meio da música. Em celebração ao Natal, foram tocadas músicas como “Vem que está chegando o Natal”, “Jingle Bell Rock”, “Sinos de Belém”, “Amigo estou aqui” e “Emoções”.

O evento contou também com brincadeiras, sorteio de cestas de Natal e brindes, lanche especial e entrega de presentes para as crianças e panetones para as famílias, com a presença do Papai Noel. “As famílias têm um papel fundamental no processo de reabilitação das crianças e adolescentes com deficiências. Entendemos que a convivência entre elas favorece a formação de redes de apoio afetivo, social, emocional, e fortalece os vínculos já existentes, contribuindo para o bem-estar recíproco. A possibilidade de realizar esses eventos, além de proporcionar momentos de alegria e descontração, promove a formação dessas redes, fazendo parte de um processo ampliado de reabilitação e inclusão”, pontua a gerente da unidade, Patricia Bertolini.

Para as famílias, o momento é de muita gratidão e troca de experiências. “Só tenho a agradecer a todos os profissionais do Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe pela receptividade e carinho. Os pacientes e familiares são sempre muito especiais, e amamos poder revê-los”, agradece Vera Lucia da Costa Silva, mãe de Gabriel Pedro da Silva, de 27 anos, que frequentou a unidade semanalmente por muitos anos para as sessões de fisioterapia e hoje é convidado especial nos eventos.

Sobre o Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe

O Hospital Pequeno Príncipe, referência na assistência em saúde ao público infantojuvenil, conta com o Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe. A unidade atende pacientes com todos os tipos de deficiência física, visual, auditiva, múltiplas e doenças raras.

O atendimento é feito por uma equipe transdisciplinar, formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. A unidade oferece reabilitação nas áreas de fisioterapia de solo e aquática, psicologia, fonoaudiologia para pacientes com deficiências auditivas, terapia ocupacional e serviço social; promove a convivência e a inclusão social, atividades lúdicas, educacionais e culturais; e disponibiliza apoio ao tratamento domiciliar.

Com sede em São José dos Pinhais, o Centro de Reabilitação nasceu como um projeto voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com mielomeningocele, o Programa Appam, criado em 1992. Em 2013, foi incorporado à Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais